Emoções são mais intensas com anúncios longos.
Os anúncios longos conseguem despoletar uma intensidade emocional maior do que os curtos. A conclusão é de um estudo levado a cabo em Espanha pela Universidad del País Vasco-EHU e Tecnalia. Com 30 voluntários divididos em três grupos, o estudo conclui que os anúncios mais longos conseguem explicar-se melhor e alcançar as emoções esperadas, já as versões mais curtas, como os anúncios veiculados através de redes sociais, mais intensos, acabam por provocar maior confusão emocional( pedro durães, no meios&publicidade,pt)
misterwalk acrescentaria o óbvio(ainda assim corre o risco de não ser entendido): anúncio longo não é sinônimo de anúncio chato. tem muito teaser que com três segundos já deixou o saco dormente. e muita foto com legenda que dá dor de barriga. aliás, a chatice, a modorra, o boring, é a tônica da propaganda hoje em dia. o que acham que é engraçado, é maçante. o que acham que é inovador, é velho e não só isso: é ruim. o que acham que é tecnológico, é a mediocridade de confundir - típico de mercado subdesenvolvido e não só - falta de idéia com envoltório "antenado". não temos mentes preparadas para produzir comunicação emocional envolvente e impactante. redatores não sabem escrever- nem ler - antes dizia-se isso dos diretores de arte. os diretores de arte, que antigamente correspondiam aos nossos mecânicos, capazes de esmiuçar as engrenagens emocionais dos conceitos e fazer a regulagem para reforçar a pegada, são tal e qual agora o que são os mecânicos: trocadores de peças e olhe lá.
como então não ter uma propaganda chata? então faz rapidinho, rapidinho, que ninguém lê texto longo e não tem tempo pra assitir filme com mais de 30(então bota bunda de loura burra, imagem de praia e montanha, aposta nas gags de biba afetada,fortão burro, chefão babaca ou ditador e por ai vai).
como alguém vai se envolver emocionalmente com isto se quem o fez não estava emocionalmente envolvido também?
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