sábado, março 01, 2008

coma iogurte. um "milhão de pessoas" não podem estar erradas

Nessa altura do campeonato todo mundo já sabe que o ano passado foi muito bom para o varejo como um todo e que os supermercados em especial tiveram um ótimo desempenho. Agora, um relatório divulgado pela Nielsen revela novos dados sobre o consumo dos brasileiros em 2007 e fornece boas indicaçoes sobre os rumos do mercado esse ano.

Pra começo de conversa, nas 160 categorias de produto normalmente auditadas pela Nielsen, as marcas de preço baixo continuam fortes, mas as marcas de preço intermediário e alto ganharam mais espaço. Isso é característico de economias que se recuperam, ou seja, as pessoas querem mesmo marcas de mais prestígio. Quando ganham acesso a elas, acabam deixando as marcas mais baratas de lado. Outro comportamento típico desse cenário marcado pela recuperaçao do poder aquisitivo dos consumidores é o crescimento no consumo de itens supérfluos. O maior aumento registrado em 2007 pela Nielsen foi na cesta de bebidas alcoólicas, que subiu 7% em volume. Cervejas e uísques lideraram esse movimento, com elevaçao de 7,5% em relaçao a 2006. O segundo maior aumento foi em perecíveis, com destaque para os sorvetes, que venderam 17% mais, e (para os frios e embutidos, que cresceram 9%.

O maior indicador de melhoria nos orçamentos familiares, entretanto, é o comportamento dos iogurtes, supérfluo que é sonho de consumo de boa parte dos brasileiros de menor poder aquisitivo. Pois bem, em 2007 a venda de iogurtes subiu 3,5%. Isso significa que nada menos do que 1 milhao de lares que nao tinham comprado esse tipo de produto em 2006, passou a comprá-lo em 2007. Outro produto supérfluo que cresceu bastante em 2007 foi o refrigerante. Nesse caso, foram cerca de 600 mil os lares que nao compraram o produto em 2006 e passaram a comprar em 2007. A Nielsen calcula que só os domicílios de poder aquisitivo alto e médio juntos tenham consumido cada um mais 10 litros de refrigerante em média no ano passado. Vale lembrar que os itens Diet e Light já representam 10% do volume da categoria, prova de que os brasileiros abraçam rapidamente esses produtos antes relacionados apenas com dietas e hoje associados a um estilo de vida moderno.

Resumindo - o povo gosta do que é bom. E prefere gastar com marcas boas e produtos supérfluos do que economizar para o futuro.

(luiz alberto marinho no blue bus)

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