segunda-feira, novembro 19, 2007

para as mulheres e os homens de marketing com visão feminina aguçada

Mais importante do que ter um PHOCUS é reiterar, dia após dia, através de todas as suas ações e manifestações, uma busca permanente por um mergulho mais consistente e profundo nele. É acreditar que sempre é possível dar um passo a mais, evoluir, aprimorar-se. E é esse compromisso que vem garantindo a DOVE (UNILEVER), a posse inconteste de um território descoberto por outros produtos e marcas no passado, mas por nenhum de seus descobridores competentemente aproveitado. Mais importante que descobrir a mina de ouro, é saber explorar todo o seu potencial.

E assim, e sucessivamente, DOVE vai aumentando seus conhecimentos e aproximação com o PHOCUS eleito: as chamadas MULHERES DE VERDADE. Dentro desse território, o das mulheres da vida real não a dos desfiles de moda nem das capas de revistas, vem dedicando especial atenção as de mais de 50 anos.

Dentre suas mais recentes pesquisas nesse território, pontifica a realizada com 1.450 mulheres com idade entre 50 e 64 anos nos Estados Unidos, Canadá, México, Brasil, Reino Unido, Itália, Alemanha, Japão e China. A pesquisa foi coordenada pelas professoras NANCY ETCOFF, da HARVARD UNIVERSITY, e SUSIE ORBACH, da LONDON SCHOOL, e ainda pelo presidente e CEO do ILC – International Longevity Center (USA) -, ROBERT BUTLER.

Como era esperado, a mais importante constatação da pesquisa diz respeito a incapacidade das pessoas de entenderem e incorporarem ao seu cotidiano a consciência que ganhamos algumas décadas de vida no último século, e que assim, os 20, 30 anos de hoje, assim como os 50 e 60 anos, não tem nada a mais a ver com essa mesma idade 100 anos atrás. Reconhecem a conquista, mas a percepção e conceito de juventude e velhice praticamente permanecem os mesmos.

Nos dados específicos das entrevistas realizadas no Brasil, essa constatação, é, de longe, a mais forte: 92% das entrevistadas cobram e esperam da sociedade um novo entendimento sobre envelhecimento em mulheres; e isso é tão forte que a maioria das entrevistadas que desejariam comemorar a conquista de mais anos de vida e prolongamento da juventude, continuam manifestando desconforto em relação a suas idades.

Dentre os conceitos que consideram mais equivocados sobre as mulheres de hoje e com mais de 50 anos prevalecem os seguintes: “não são produtivas na sociedade (73%)”, “não curtem sexo (73%)”, e “não se importam com sua aparência (72%)”. Como nas pesquisas anteriores continuam se queixando da mídia que é a principal responsável por disseminar um padrão de beleza que não só não corresponde a realidade como não considera todas as decorrências das conquistas de uma maior longevidade.

Já no contexto do total dos países a maioria das mulheres decidiu enfrentar o envelhecimento cuidando mais e melhor da aparência física do que recorrendo aos diferentes mecanismos de disfarces hoje existentes. Ou seja, e no médio prazo, as plásticas que se cuidem...

(dove fortalecendo seu posicionamento, no madiamarketing newslettering)

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