domingo, abril 20, 2014

acertos e equívocos. quais, onde e porquê? responda você que se diz publicitário antenado e inteligente

"Sarah Zelinski, Kayla Hatzel e Dylan Lambi-Raine, alunas do curso de estudos de gênero da Universidade de Saskatchewan, no Canadá, tiveram uma ideia criativa para expor a forma como a publicidade explora massivamente os estereótipos de gênero. As estudantes canadenses produziram um vídeo no qual invertem o papel de homens e mulheres em anúncios reais.
Quando acaba de apresentar os anúncios originais, o vídeo pergunta se o espectador achou os mesmos “ridículos”. Após o questionamento, são apresentados os anúncios com os “papéis” invertidos. O resultado é a sensação de que os estereótipos de gênero estão de tal forma culturalmente enraizados que o ridículo de explorá-los só se torna evidente com a inversão dos “papéis”.
O vídeo, intitulado ‘Representations of gender in advertising’ (‘Representações de gênero na propaganda’), ainda apresenta estatísticas quanto aos números da violência de gênero no Canadá e os relaciona com a representação da mulher nos anúncios publicitários.
“Algumas campanhas retratam a mulher como altamente sexual e submissa. E o homem, como dominante e agressivo”, diz Sarah Zelinsky. 



na revista forum http://www.revistaforum.com.br/ com direito a alguns comentários, dois abaixo servidos como entrada. ah! quem é o mário? sei lá. não vai querer que eu responda que é aquele que te pegou atrás do armário(olha o conteúdo da proposta). no mais, minha nossa, não sei o que é pior: a pretensa densidade dos comentários ou a falta dela ou o tamanho do equívoco - não é de boa intenção que as faculdades andam cheias? na proposta dos estudantes. aliás, é nisso que dá ser estudante de publicidade. argh!

julho 26, 23:49
"O vídeo devia ter parado na crítica ás propagandas usando mulheres. Quando passa para a inversão de esteriótipos, torna-se absurdamente falacioso.
Isso porque mulheres consideradas fisicamente inadequadas para estas propagandas também nos pareceriam estranhas, tanto quanto os homens nos pareceram. Mas seria possível tornar as fotos notoriamente mais atraentes se usassem homens que correspondessem à estética esperada, e atuassem de forma menos caricata.
A inversão de papéis, se tivesse sido realizada com honestidade, não pareceria tão ridícula e absurda. Apenas causaria surpresa nas pessoas, caso fossem divulgadas como marketing real.
É com esse tipo de coisa que o feminismo se estrepa. Não precisamos criar verdades, nem argumentos que subestimam a lógica das pessoas" paula moiana da costa

"acho que trazer à consciência a opressão contras as mulheres e o modo de vida descartável que as propagandas usam para vender seus produtos, a partir das ilustrações dessas mesmas campanhas, é crucial para uma tomada de novos posicionamentos. mas não acho a inversão de papéis, uma boa saída. é emergencial despertarmos para um outro nível de consciência, pela convivência igualitária e não reproduzir os mesmos hábitos machistas, pelas mulheres. é como tornar as coisas perpetuadas pelas mesmas opressões, só que de lado diferentes. o ser humano precisa se conscientizar que a igualdade é elemento básico para uma convivência substancial. penso que a guerra dos sexos, como essa, da troca de papéis não avança em nada numa evolução dos gêneros. ninguém precisa se definir em relação ao outro, precisamos de autonomia, pela própria autonomia. precisamos lutar pelo pensamento de nos reconhecermos, de fato, humanos e semelhantes em sua categoria" mario.


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