quarta-feira, junho 27, 2012

aos que mentem verdades e para os que verdadeiramente mentem

" a área da propaganda e das relações públicas e, hoje em dia,a intimamente ligada área da política estão repletos de exemplos tão consumados de falar merda que podem servir como os paradigmas mais inquestionáveis e clássicos do conceito"

" a falta de um nexo significativo entre as opiniões de uma pessoa e sua apreensão da realidade vai tornar-se ainda mais grave"

"quem para de acreditar na possibilidade de identificar certas afirmações como verdadeiras e outras como falsas tem apenas duas opções. a primeira seria abrir mão de dizer a verdade e de enganar. isto significa abster-se de proferir qualquer afirmação sobre os fatos. a segunda opção seria continuar fazendo afirmações que pretendessem descrever o modo como as coisas são, mas isso não seria outra coisa senão falar merda".

" em vez de buscar chegar primeiramente a representações precisas do mundo comum, o indivíduo se volta na tentativa de oferecer representações honestas de sí".

" é esta falta de preocupação com a verdade - esta indiferença em relação ao modo como as coisas realmente são - que considero a essência do falar merda".

" em virtude disso, falar merda é um inimigo muito pior da verdade do que mentir".

excertos de sobre falar merda, de harry g. frankfurt(que não é da escola de frankfurt;), com tradução de ricardo gomes santana pela editora intrínseca.


p.s. misterwalk se autocritica replicando que sobre o falar merda seria esta sua contribuição fecal?

Nenhum comentário: