sexta-feira, maio 09, 2008

listerine neles

Essa é pros estudantes. Ontem à noite teve Portfolio Night aqui na agência - Blue Bus deu nota sobre isso, leia aqui. No Brasil rolou em Sao Paulo, na DM9. Cada diretor de criaçao, na media, viu pastas de 9 pessoas, ou duplas, mas eu acabei vendo bem umas 12.

Fiquei impressionada. Em 1o lugar, com a quantidade de pessoas. Tinha pelo menos umas 200 aqui pra mostrar seu trabalho. Entre os meus 12, dois brasileiros, dois portugueses, uma meia dúzia de ingleses, duas americanas, um coreano.

E apenas 2 pastas tinham alguma coisa de internet. Em media, os estudantes que vêm ao Portofilio Night têm 22 ou 23 anos. Todos estao procurando emprego, todos estao estudando ou terminando um curso de propaganda. Nenhum deles - eu perguntei - lê jornal impresso e todos têm Facebook, falam com os amigos no Messenger e usam o Google pra tudo. "E por que na tua pasta nao tem nada de web?' - eu perguntei. A resposta - "Ah, nao sei, na escola eles nao pedem isso".

Pior do que nao ter nada de web é ver uma sequência de anúncios bem feitinhos, aquelas coisas que exageram o benefício do produto com uma sacadinha. Página inteira preta - shampoo anti-caspa. Página inteira branca - shampoo antiqueda.

Ambient é uma categoria que a molecada gosta. "Uns adesivos, no chao, virados pra cima. Mas quando você pisa é um ingresso pro evento" Ou um carro estacionado em cima de outro carro. É, eu também já vi.

Aí eu perguntei - "Por que você só tem print?". E ele respondeu - "Ah, porque eu achei que ficava mais fácil mostrar que eu sei fazer". O papo continua - "Você assina a Archive, né?". E a resposta - "Claro! Minha biblia". Socorro...

Teve uma dupla bem bacana. Nenhuma sacadinha. Tudo era uma idéia. Os dois criaram produtos, serviços, até uma empresa nova.
Fui conversar com o Bruno e o Ronnie, uma dupla de brasileiros que trabalhou aqui. E o Bruno resumiu - "Gente que faz anúncio têm de monte, precisamos de criativos". Pois é. Precisamos de criativos.

da fernanda romano, hoje no ônibus azul, "gente que faz anúncio têm de monte".

(que para os estudantes que nada! vale pro mercado inteiro, ainda mais mercados que tem coisas incentivando a sacadinha, como o na pasta ou o museu de novidades do ccsp, idem os festivais de spray. de há muito que se sabe que pasta de dente não necessita de espuma. mas todo mundo insiste em aprimorar a espuma e continuar com o bafo da falta de idéias mascaradas por anúncios cheios de gás(metano).

Nenhum comentário: