domingo, maio 11, 2008

filhos desnaturados, mâes estúpidas?

até no globo repórter, a filial da sociologia das sextas, atesta o fim da geleira da família nuclear. e que os estereótipos não mais se sobrepôem aos papéis antes determinados de mães em formatos únicos. estas cada vez mais multifacetadas inclusive sob a forma de pães, não os de farinha, mas na figura dos pais que se tornaram mães.

a sociedade muda, diz-se, moderniza-se, multifaceta-se. mas a propaganda parece que não acompanha as mudanças. ressalvo que eu disse não acompanha, para não fugir ao também estereótipo que a propaganda é modulada sempre a reboque das conquistas da sociedade e nunca antepondo-se a cumprir papéis inovadores e ou libertadores.

mas caramba! se assim é, e se os up-to-date estão no comando e na criação das peças publicitárias que apregoam o dia das mães, o que acontece para que se tenha um produto publicitário que mais parece ser criado por propagandistas de xarope?

afinal, é a tal geração moderna que se diz antenada, que usa i-pod, que assina a archive, que é young isso, young aquilo, que tem a pasta cheia de sacadas de fazer corar os dinossauros mais avançados. e esta mesma geração que faz, por exemplo, as campanhas jugulares dos shoppings, sejam boa vista, tacaruna, recife, que nos levam a peguntar, que mal fizeram estas mães dos ditos cujos para merecer uma publicidade assim tão desapaixonada?

nem mesmo um filho da mãe, por mais que fosse, faria isto com a sua. ou não? porque como diria ogilvy, deve se fazer anúncios pensando que sua mãe pode ler,ver ou ouvir. eu pelo menos não faria isso com a minha. e olhe que minha mãe não é melhor do que a de ninguém, e muito menos estúpida como tantos filhos acham que a mãe é.

fazer campanhas num nível onde as mães em matéria de idéia, criatividade, estratégia, branding, realização estão cada vez mais orfãs, desamparadas e sem nenhum afeto, tratadas como se fossem madrastas, no pior sentido distorcido da palavra, equivale a um parricídio.

para a mãe de publicitários assim haverá presente que compense estes pontapés de sete meses?

Nenhum comentário: