terça-feira, abril 08, 2008

e salve-se quem puder que a temporada de cagadas foi reaberta mais uma vez


1. Uma mulher andava na beira de um rio quando viu um sapo preso em uns galhos pedindo socorro. Quando ela chegou perto, ele disse:

“Me salva que eu realizo três desejos, mas tudo o que eu der a você, seu marido ganhará 10 vezes mais.”

Ela pensou um pouco e topou.

Primeiro desejo

Mulher: “Quero ser muuuuuito rica.”

Sapo: “Ok, mas lembre-se de que seu marido será 10 vezes mais rico.”

Mulher: “Não tem importância, tudo o que é meu é dele, e tudo o que é dele é meu.”

Ela ficou muito rica.

Segundo desejo

Mulher: “Eu quero ser muuuuuuito bonita.”.

Sapo: “Ok, mas a mulherada vai cair em cima do seu marido, porque ele vai ser 10 vezes mais bonita que você.”

Mulher: “Não tem problema. E ela se tornou rica e maravilhoooosa. Ele também.

Terceiro desejo

Mulher: “Quero ter um enfartezinho bem pequenininho. Só um susto.”

Sapo: (mudo)

Moral da história

‘Nunca subestime a capacidade administrativa de uma mulher.”

2. “Fora ao eixo Rio-S.Paulo está se esboçando um movimento estudantil na área da Comunicação Social em busca da regulamentação da profissão. Não seria preocupante se algumas escolas do setor, seus diretores e mestres, resolvessem não surfar na onda. Lamentavelmente, porém, não é o que se vê. As escolas e seus diretores, por interesses bem localizados, e os mestres, por amizades e até por vocação de fazer média com os alunos, fogem da defesa da profissão, optando por defender a reserva de mercado para os futuros profissionais que têm em mãos, deixando de refletir sobre o empobrecimento que a regulamentação trará ao mercado brasileiro.” (Armando Ferrentini, em editorial na Revista Propaganda)

3. “Até o final deste ano, o deputado federal Eduardo Gomes(PSDB-TO) espera que o seu projeto de lei no. 1226/07, que visa regulamentar as atividades do profissional de marketing, seja aprovado.”

“(o projeto) define quem pode ser considerado profissional de marketing, categoria que passará a integrar a Confederação Nacional dos Profissionais Liberais, seguindo a CLT.”

“A proposta torna obrigatório o registro como profissional de marketing. Estabelece que o titulo será conferido a quem desempenha atividade especializada de caráter técnico-científico, criativo e artístico na criação e na redação de textos publicitários, roteiro e spots e comerciais, entre outras atribuições. O profissional de marketing é ainda responsável pelo planejamento de investimento e inserções de campanhas na mídia, produção gráfica e gerenciamento de contas de administração de agências de propaganda.” (suplemento Profissional de Marketing, de Meio & Mensagem)

4. Sacou? Ferrentini contesta a regulamentação da profissão de publicitário. E se esquece, por desconhecimento, talvez - embora isso seja difícil de acreditar porque ele é um homem muito bem informado - do projeto do deputado Eduardo Gomes. Que simplesmente varre do mapa a profissão, transformando-nos em profissionais de marketing.

5. Ao tomar essa atitude, ele simplesmente reflete o posicionamento da ESPM, cujo Conselho preside.

Aliás, vale a pena lembrar aqui: a ESPM foi a única instituição de ensino consultada pela ABAP, quando organizava a programação do IV Congresso. Não é difícil intuir quem presidirá a Comissão de Ensino do evento. Nem qual a recomendação que fará, até porque a própria ABAP já fez a parte dela, ao jogar lá em cima o preço da inscrição para o Congresso, com o claro objetivo de dificultar a presença de profissionais, estudantes e professores de fora do eixo.

6. Lembrei-me daquela história que minha colega do Sistema Integrado de Comunicação da Unisul, a Alessandra Turnes me passou e que reproduzi no início destas mal traçadas.

Os organizadores do IV Congresso fizeram diretinho o papel da mulher da história. O marido e o sapo somos nós..

(o sapo, a mulher, o marido e nós, do incansável eloy simões)

(mas pensando bem não se sabe hoje neste mercado o que equivale a pior cagada: "ser do marketing" ou publicitário)

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