domingo, abril 20, 2008

branding: onde é que o design entra ?


Escolher uma marca, decidir experimentar um produto novo por impulso, ser provocado de forma irresistível pela cor e pela textura de uma embalagem ou ainda ser capturado por uma vitrine lúdica e surpreendente. De um tempo para cá essas experiências se tornaram determinantes no processo de construção de identidade de marcas e especialmente na decisão de compra dos consumidores.

Há bem pouco tempo, um filme de 30 transmitido repetidas vezes em horário nobre cumpria o mesmo papel. Hoje, a ação não se sustenta de forma isolada. Aí é que entra o Design, com o árduo papel de materializar o discurso das marcas, criando um encadeamento de experiências que contem uma história, que envolvam as pessoas garantindo-lhes a segurança da melhor decisão.

A questão é que para muitas marcas o caminho mais simples (apesar de mais caro) - o do tiro de 'bazuca' da mídia de massa - funciona cada vez menos. O resultado é que aquelas que concentram seus investimentos nessa ferramenta de comunicação ficam totalmente vulneráveis a uma embalagem original ou a uma experiência de compra mais inteligente e agressiva de um concorrente.

Aí é que entra o Design - munição mais poderosa para encantar, corporificar idéias, garantir as diferenças. Vem do seu olhar mais perene o compromisso com a inspiração que vem da alma das marcas e não de seu humor passageiro. Essa profundidade tem ajudado de forma decisiva algumas das principais marcas do planeta - que encontraram no design a base de suas estratégias - a dizer com clareza, brilho e consistência, quem são.

(fred gelli in o design é para materializar o discurso das marcas)

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