quarta-feira, novembro 20, 2013

oportunidade,oportunismo, ambas as coisas ou nenhuma das duas?

A Coca Cola das Filipinas anunciou que vai suspender o investimento em todas as suas campanhas de publicidade no país e canalizar o dinheiro para ajudar as vítimas do tufão que fez 4000 mortos.

Numa nota divulgada na terça-feira e citada no Yahoo News, a Coca Cola das Filipinas afirma que a suspensão entrou em vigor no dia 18, não existindo ainda uma data para que a publicidade seja retomada.

"Os compromissos que havia com o espaço publicitário serão redirecionados para apoiar a população de Visayas", diz a marca. Para além dos mortos, o tufão, um dos mais devastadores da história, provocou milhões de desalojados.

Os fundos da Coca Cola Filipinas juntam-se ao dinheiro que a Coca Cola global já doou para apoio às vítimas do tufão. A contribuição da marca é de 2,5 milhões de dólares, sendo um milhão da sua filial naquele país.


(a nota é do briefing/pt)


misterwalk comenta: -  em se tratando da coca-cola, e do que é capaz a publicidade nos dias atuais, não me espantaria nada que a ação decorre depois de contas entre investimento/retorno nos meios tradicionais e a potencialilzação do alcançe em termos de share of mind/heart  alcançado com esta suspensão e aplicação da verba para os filipinos vitimas da tragédia. sendo perverso, diria que na conta seriam calculados os custos de produzir um tufão de tal dimensão. 

não se trata de diabolizar a coca-cola mais do que ela mesmo se diaboliza. mas convenhamos, de boas ações o inferno está cheio. e já vai longe o tempo em que empresas faziam(se é que faziam) ações desinteressadas. ao fim e ao cabo são milhões de dólares que serão canalizados- quem vai fiscalizar? - para a ajuda; desinteressada? aos filipinos. como diriam os portugueses, não há almoços grátis. acredito piamente que quem quer realmente ajudar desinteressadamente faz isso sem amplificar sua ajuda. e nem mesmo quem faz isso está a salvo de uma ação estratégica de revelação. ó tempos, ó costumes.

p.s. nada de me escrever vociferando na inquirição sobre o que fiz ou estou ou não fazendo a respeito, com aqueles ares de que aqui o filha da puta sou eu. antes, disto, pergunte a si mesmo o que você faz, e o que andou fazendo no verão passado.

2 comentários:

Raphael disse...

é oportunidade e é oportunismo. mas é bom pra todos, principalmente pra quem recebe. é como o bolsa família quem não recebe diz que é compra de votos quem recebe fica feliz por que tem um dinheirinho extra no fim de mês

LC disse...

Oportunismo e oportunidade de mãos dadas. Se a Coca-Cola queria ajudar, ótimo. Ajude.

Uma vez li de algum clássico dos tempos primórdios da Madison Avenue que no dia em que você ouvir uma empresa gabando-se de sua honestidade e uma mulher de sua fidelidade, suspeite das duas, mas evite mesmo é a primeira.... rsrsrsrs