Quem inventou os 4 “Ps” – PRODUCT, PROMOTION, PLACE e PRICE – ao contrário do que muitos imaginam, foi JEROME McCARTHY, e não PHILIP KOTLER. Sua contribuição às práticas do marketing data do ano de 1960, e se encontra no livro “BASIC MARKETING. A MANAGERIAL APPROACH”.
O burocrático, preguiçoso e entendiante PHILIP KOTLER, 51 anos depois, continua se restringindo aos 4 “Ps”, como se nada mais tivesse acontecido no mundo, na vida, nas empresas, noMARKETING. A matriz de trabalho do MADIAMUNDOMARKETING, hoje adotada em milhares de empresas em todo o mundo, e nas melhores Faculdades de Administração de diferentes países, coleciona 12 “Ps”. E o primeiro dos “Ps”, o mais importante de todos, por onde tudo começa e se origina, PHOCUS. Exatamente como escrito na mitologia grega, celebrando o filho do rei ÉACO e PSÂMATE, batizado de PHOCUS, pela obstinada determinação de seu pai, infinitas vezes suportada por PSÂTAME, até finalmente sucumbir, de ter um filho.
Ter PHOCUS é a virtude principal de todos os empreendedores, muito especialmente num mundo que a cada dia que passa multiplicam-se as especializações a partir de preferências cada vez mais específicas dos consumidores. Pré-condição básica, essencial e definitiva para se almejar o sucesso. E 99,9% das empresas bem sucedidas do mundo apresentam essa característica.
Mas, volta e meia, muitas pessoas perguntam aos nossos consultores, como explicar-se empresários bem sucedidos como ALBERTO SARAIVA do HABIB´S, ou, RICHARD BRANSON da VIRGIN? A resposta mais cômoda e fácil seria a de dizer que TODA REGRA TEM EXCEÇÃO, e os dois fazem parte da EXCEÇÃO, dos 00,1%. Mas, os que nos perguntam merecem todo o apreço, carinho e consideração, e uma resposta mais séria e verdadeira.
Algumas pessoas, poucas, tem a capacidade de trabalhar com um PHOCUS mais aberto, ou totalmente aberto. ALBERTO SARAIVA começou seu negócio circunstancialmente. Nascido em Portugal, veio para o Brasil com menos de um ano de idade. Foi criado no Paraná, e mudou-se para São Paulo para cursar medicina. Seu pai possuía uma pequena padaria no Brás, São Paulo, e num assalto foi assassinado. E o Dr. ALBERTO virou Dr. HABIB´S, descobriu sua vocação e capacidade de alimentar pessoas com qualidade e preço baixo, e desde então, ainda que preservando num de seus negócios a denominação que remete a culinária árabe, HABIB´S, vende no mesmo espaço sanduíches, sorvete, pastéis, pizza, e, mais recentemente, bolinho de bacalhau.
Assim, a explicação é que de um PHOCUS original voltado para atender pessoas que buscavam comida árabe, acabou descobrindo a ciência e a arte de alimentar pessoas com qualidade e preço, e passou a oferecer a essas pessoas, mais que comida árabe, o melhor lugar para se comer diferentes tipos de alimentação, com qualidade e preço acessível. Seu PHOCUS evoluiu, se alargou, concentrou-se em pessoas que buscam qualidade, variedade e preço, e hoje, com total merecimento, é O CAMPEÃO no negócio de alimentação rápida.
Já BRANSON, péssimo aluno, gago, tímido, fugiu da escola aos 16 anos. Talvez por todas essas dificuldades iniciais, acabou se apaixonando pela marca que lhe deu seu primeiro sucesso, VIRGIN, e desde então pratica uma temeridade. Usa a mesma marca para todos os seus negócios – mais de 300 empresas. De companhia de aviação, a cartão de crédito, agência de viagens, aluguel de carros, música, refrigerantes, drinques, emissoras de rádio, bancos. Como BRANSON explica seu sucesso e seu PHOCUS? “Começo uma empresa quando encontro algo que me interessa”. O PHOCUS de BRANSON é, portanto, se divertir.
Se você não passou pelo que ALBERTO SARAIVA e RICHARD BRANSON passaram, se você não tem essa capacidade única desses dois gênios de conviverem com sensibilidade e consistência a PHOCUS tão amplos e abrangentes, enquadre-se nos 99,9% dos negócios de sucesso. Mantenha, cada vez mais, um PHOCUS mais restrito e específico. Quanto mais, melhor.
(Phocus, por onde tudo começa, do FRANCISCO MADIA, pestanando em NATAL, especial para o MADIAMUNDOMARKETING)
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