terça-feira, fevereiro 22, 2011

em tudo emagrecido


Li hoje no Blue Bus que Nizan Guanaes determinou: agora, nas agências do seu grupo de comunicação, o ABC, todo mundo tem que sair antes das 8 da noite, pois as luzes automaticamente se apagarão. E quem nao conseguir se organizar até lá, que chegue mais cedo, ele aconselha. A notinha do Blue Bus também explica que a própria agência fornecerá dicas de filmes, shows, peças de teatro e até cursos, para que os funcionários evoluam, se oxigenem, cresçam profissionalmente. A ordem do Nizan tem até um nome glamuroso, After Eight. Lembrei na hora da música Apesar de Você, do Chico Buarque, naquele verso: "Você que inventou a tristeza, ora, tenha a fineza de desinventar"...After Eight? Ora, por quem sois, Nizan Guanaes? Pois se quem inventou a jornada 24 horas foi ele, na sua sanha neoliberal irracional de vencer a qualquer custo. Pois se foi ele quem chupou o sangue dos seus profissionais e mostrou ao mercado que quanto mais chupasse, mais eles tinham sangue pra dar. Porque ele pagava bem, ah, isso sim! Ao melhor estilo Mefisto, ele comprava a alma dos criadores a bom preço. After Eight, Nizan Guanaes? Ara, como se diz aqui na minha terra, não me faz te pegar nojo! Pois se foi ele que estimulou o fim do expediente normal, a falsidade de ficar remanchando na agência até tarde, o trabalho escravo na criação publicitária brasileira...Lembro que na agência em que eu trabalhava, quando eu saía às 7 da noite, o resto do povo ficava me olhando feio, como se a errada fosse eu e não eles fingindo que ainda estavam trabalhando. Tristes tempos de estagiários com profundas olheiras...Eu dizia: gente, vão pra rua, saiam pra vida, vocês precisam se alimentar da vida, é lá que está a inspiração do criador publicitário. Mas, qual! Lembro bem do testemunho de um Diretor de Criação que trabalhou na DM9 e contou que toda vez que eles queriam pedir demissão, por não aguentarem mais o Nizan, ligavam pro gerente do banco e pediam o saldo de suas contas. A tal notinha do Blue Bus justifica a medida do Nizan dizendo que o próprio mercado de criação pressionou isso, em um hotsite piratão de nome Fuck alguma coisa que metia o pau nos diretores de criação, entre outras coisas, por exigirem jornadas desumanas de trabalho de suas equipes. Aleluia, entonces! After Eight, Nizan? Só tenho uma palavrinha pra dizer: demorou!

PS: A nota hilária fica por conta de outra notícia logo abaixo, no mesmo Blue Bus: Nizan acaba de ser escolhido o novo embaixador da Boa Vontade pela Unesco.

(nizan guanaes, quem te viu, que te vê, no blog da graça craidy)

e para incrementar, um comentário de plus:
jayme disse...e

O fato é que o cara inventou um novo jeito de fazer propaganda no Brasil. 28 opções de layout, 113 de títulos, 23 horas de jornada de trabalho etc. Coincidência ou não, nunca mais a criatividade da propaganda brasileira foi a mesma. E nunca se plagiou tanto.

quanto a mim, cem graus, o comentário é o seguinte: a vida de um publicitário não é definida pelas horas de trabalho ou lazer que ele tem e sim pela dedicação que ele tem a um e ou a outra. é isto, junto com um pouquinho de talento que seja,é que vai determinar a qualidade do que faz, o que não significa que seja viável existencial ou mercadologicamente falando. o resto é a mesma merda do modismo que ora valoriza o chupa o sangue ora pede para os seguidores de vampiro chupar tang para serem argh! politicamente corretos.
o fato é que não se fazem mais publicitários me publicidade como antigamente. aliás, nem o nizam, como bem se vê, é o mesmo. é a chamada involução de valores.

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