o blog que dá crise renal em quem não tem crise de consciência. comunicação, marketing, publicidade, jornalismo, política. crítica de cultura e idéias. assuntos quentes tratados sem assopro. bem vindo, mas cuidado para não se queimar. em último caso, bom humor é sempre melhor do que pomada de cacau.
sábado, janeiro 31, 2009
slow blog, swamp advertising ou porque será que pra muita gente eu não valho um tostão
"os grandes talentos são os que conhecem profundamente o básico, enxergam o óbvio, executam bem as coisas essenciais e tornam simples o que é complexo"
a frase acima não é de nenhum guru publicitário, marketeiro ou gestor de sucesso.
é uma frase do eduardo gonçalves de andrade, que quase ninguém conhece. mas que conhece como o tostão. excerto exemplar que faz pensar(a quem ainda pensa) sobre as mais diversas razões do sucesso(aparente) ou do fracasso(verdadeiro) de muitos profissionais em nosso negócio. e que não está aqui obviamente por acaso.
vou reproduzir parte da coluna do tostão, publicada hoje, também no diário de pernambuco, em parte pelo delay do post swamp advertising(que ainda está in progress, sim senhor), e muito mais pela preciosidade das palavras do tostão, que vale um milhão(desculpem não resisti) muito bem jogadas numa crônica de futebol(na verdade sobre) e que por ser de craque, extrapola o campo, adentra o nosso, e vai a outros com sobra, coisa que muito redator de "mala direta" não consegue.
por outro lado, o cemgrauscelsius, passa a adotar o conceito de slow blog. ou seja, vamos postar mais pausadamente os nossos "martelos". não tanto como a pausa de agora, que foi além de trinta dias. mas o tempo necessário para aumentar os posts autorais, a pedido dos amigos e inimigos, como bem prova o acesso diferenciado aos posts (este pessoal gosta mesmo de sangue, apesar de querer sempre esconder a ferida).
isto, posto, vamos ao tostão:
"dias atrás, escutei em um programa de rádio um "especialista" enumerar as dez características de um vencedor. não tenho nenhuma delas. não sou um vencedor,nem quero ser, no sentido de ser um objetivo de vida.
apesar de não ter nenhuma das dez características, acho que fui bem nas minhas atividades de atleta profissional, médico, profissional de medicina, comentarista de TV e de rádio e colunista de jornais. não fui melhor porque não tenho nem tive outras virtudes, que não estão entre as dez citadas.
vivemos uma época de pressa, de simulações, de coisas espetaculosas, exageradas, do desperdício(a farra vai diminuir com a crise financeira) e também dos especialistas de coisas óbvias que querem criar manuais para tudo(assinalo aqui a minha redundância ao comentário do tostão, que já é bem claro, mas para relembrar os manuais e cursos de como ser redator, como ser diretor de arte, como ser publicitário; - a moda agora é escolas para criativos). com frequência , existe um especialista dizendo na TV que o segredo para administrar bem o dinheiro é não gastar mais do que ganha. eureca!
no futebol, os especialistas de motivação, de autoajuda, adoram dizer que se alguém mentalizar bastante, pode conseguir coisas que não imagina. citam sempre pessoas que deram a volta por cima, como se todos fossem iguais. cada um faz do seu jeito. há várias maneiras de ser um vencedor e um perdedor "
portanto, escolha a sua, porque eu já escolhi muito bem a minha. e disso nunca abri mão.
p.s. escrever blogs como este não dão fama, nem emprego, nem geram simpatias. mas é um dos preços de se escrever de verdade, a verdade, por mais que pareça mentirinhas de fim de feira.
Now playing: Steely Dan - Glamour Profession via FoxyTunes
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário