sexta-feira, março 31, 2006

"animula, vagula, blandula*

“Animula, vagula, blandula
Hospes comesque corporis,
Quae nunc abibis in loca?
Pallidula, rigida, nudula,
Nec, ut soles, dabis jocos?".

(ò alminha vagabunda e folgazã, hóspede e companheira do corpo, onde irás agora, pálida, fria, nua, privada dos costumados passatempos? ) tradução da helena gurgel, dica do digestivo cultural.

*versos atribuidos ao imperador adriano, o das sandálías, não o das chuteiras)

institucional

aproveitaenquandodura.blogspot.com
ainda não está proporcionando orgasmos múltiplos, mas cada vez mais vamos nos esforçar pra isso. compareça. caso contrário fica parecendo masturbação

ora, se a gente lê até isso

Receita de bacalhau à Brás. Lave bem o bacalhau, desfie-o grosseiramente eliminando a pele e as espinhas. Coloque-o de molho em água fria por 24 horas, trocando a água por três vezes. Descasque as batatas e rale-as num ralador grosso. Se chegou até a essa parte do texto, significa que você está fora das estatísticas que versam sobre o número de pessoas que lêem os textos do que quer que seja, além das primeiras e últimas duas linhas. Segundo especialistas da Universidade do Ouvi Dizer, 113% dos leitores de jornais e revistas (a percentagem não faz sentido, mas não se apoquente, tanta coisa não faz sentido nesse planeta) são analfabetos ou cultivam um hábito de leitura idêntico ao das tartarugas hermafroditas da Patagónia chilena. Já o Instituto de Pesquisas do Acho Isso ou Aquilo, afirma números ainda mais impressionantes. Baseado em estudos sérios feitos a partir das opiniões de cerca de meia pessoa, está cientificamente provado que o último indivíduo que leu o texto de um anúncio foi um senhor reformado, morador de um vilarejo ao sul do norte do Alabama, que, devido um glaucoma em estado avançado, leu um reclame de lixívia acreditando tratar-se do resultado de uma partida de basebol. Como sou desconfiado e tenho a mania de pensar pela minha própria cabeça, insisto em colocar umas palavrinhas na maioria dos anúncios que faço ou aprovo. Deve ser coisa de velho. Sou do tempo da publicidade movida a lenha. Dos tempos da publicidade arte, da publicidade de raiz, de tradição- como as marchas populares da época da Beatriz Costa ou do leitão à padeiro feito pela mulher do próprio (do padeiro, não do leitão)-, em vez desta publicidade que fazem hoje em dia e que só serve para enganar os turistas. Outrora (e naquela era usávamos muito a palavra "outrora"), os anúncios tinham pés e cabeça. Tinham de ter argumentos de venda. Eram a prova provada da melhor definição que eu já ouvi sobre a nossa actividade: "a publicidade é conversa de vendedor por escrito". Claro que o mundo mudou. E que o consumidor de hoje não é igual ao de dez, vinte ou trinta anos atrás. Não é lógico criar um anúncio de jornal com um longo texto (algo para aí com mais de duas palavras escritas) para ser lido por um puto de quinze anos. Até porque os putos de quinze anos têm apenas uma vaga ideia do que seja um jornal quanto mais do que seja um anúncio de jornal. Mas quando estamos a falar com pessoas quem compram os diários ou semanários para algo mais do que forrar a casota do gato, qual é problema de escrever algumas linhas sobre os benefícios dos produtos? Se o texto estiver bem escrito, acredite alguém vai ler. E se não ler, qual é o problema? Qual é o medo? As pessoas não vão rasgar o jornal num acto de protesto por terem encontrado palavras nos anúncios. Não existe isso de texto longo ou texto curto. O que existem são textos maus ou textos bons. Não julgue os outros pelo seu grau de iliteracia. Ou melhor, julgue, se você foi uma duas ou três pessoas que penosamente leu esse texto até aqui. Ou como diria o meu Tio Olavo: "Refogue tudo em fogo baixo até que as cebolas estejam levemente douradas. Acrescente o bacalhau e refogue por cerca de quatro minutos. Coloque os ovos e misture como se fossem ovos mexidos. Sirva com pão e arroz branco".

"alguém lê os textos dos anúncios de imprensa?", por edson athayde, vp.criativo da ogilvy portugal, para o meios&publicidade.

chiquititas pero cumplidoras de su dever

Elas não estão nos anuários. Elas não estão em Cannes. Elas não estão nos rankings. Elas não estão nem aí. Elas são as menores agências de propaganda do mundo! Pela primeira vez, uma série inédita revela os bastidores marginais do nosso mercado. Um relato corajoso e imparcial da vida além das grandes corporações. Aproveite a leitura e, quando reclamar da sua vida de publicitário lambendo o filé de um grande cliente, lembre-se de que há milhares de garimpeiros roendo o osso de oficinas mecânicas, indústrias de broca, casas de tolerância e toda sorte de fregueses dispostos a pagar nada para ter tudo.

Neste mercado de dimensões continentais, para cada Jacques Lewcowicz há centenas de Charles Abobrinha. Em cada Nizan Guanaes se inspira um milhão de Demétrius Surucucu. Na estante de todo Chiquinho Mengele há um livro de Francesc Petit. Em cada canto desse mundo de meu Deus, todos querem ser Washington Olivetto!

Inclusive o famoso Roosevelt Magali, dono da agência mais antiga da Serra Pelada e tema do primeiro capítulo desta série: a Circo de Pulga.

Atraído pela febre do ouro no século passado, Roosevelt da Silva deixou a obra civil em que trabalhava e partiu para o garimpo de Serra Pelada.
Dourado pela sorte, encontrou uma pepita de ouro do tamanho de sua cabeça e enriqueceu. Roosevelt da Silva era esperto e decidiu aplicar o dinheiro em novos negócios.

Montou um cassino, adotou o sobrenome Magali e passou a apresentar todas as noites seu espetáculo solo "Descobri que papai é japonês" para os garimpeiros locais. O negócio cresceu rapidamente. Roosevelt contratou dançarinas do circuito de shows penitenciários e importou uma cozinheira de motel para fritar as pombas fresquinhas que ele comprava dos estilingueiros.

Em pouco tempo, Serra Pelada se transformou em um grande centro de consumo. Comerciantes de todos os lugares desembarcavam na terra dourada para brigar por um farelo do ouro dos consumidores garimpeiros. Era preciso organizar aquela bagunça. Construir uma ponte para quem vende se comunicar com quem compra. Foi assim que o visionário Magali fundou a Circo de Pulga.

Nos tempos de ouro, a agência chegou a faturar mais do que os alambiques da região. Anúncios de pás, picaretas e bananas de dinamite inundavam o tráfego da Circo de Pulga. Que também foi a primeira a receber o prêmio Piriri de Urubu. Suas campanhas para divulgar a ponte-arara Serra Pelada-Sobral se tornaram célebres.

Até que a região encheu demais, o ouro rareou, o dinheiro foi embora e a Circo de Pulga fechou as portinholas. Roosevelt Magali perdeu o dinheiro no jogo do bicho e não pagou nenhum de seus funcionários.

Durante uma fuga espetacular a bordo de uma asa delta, Magali caiu na floresta amazônica e desapareceu para sempre.

Semana que vem tem mais um capítulo da série "As menores agências do mundo".

André Gomes é jornalista e redator publicitário em São Paulo. Em 1993, iniciou sua carreira na Petrobrás, de onde seguiu para agências de propaganda e assessorias de comunicação. Já criou campanhas, planejamentos e casos em pequenas, médias e grandes empresas. É o único torcedor da Ferroviária de Araraquara de que se tem notícia na capital.

o andré, publica seus textos no portal da propaganda, ccsp, acontecendoaqui, etc. mas se há uma coisa que me deixa encafifado é quando nos créditos aparecem coisas como "ja ganhou grandes prêmios", já fez isso e aquilo para pequenas, medias e grandes. ora! quem tem pau grande não esconde. mostra, mesmo quando esta murcho. caso contrário deixa a obra falar por si só que já nos basta.

quinta-feira, março 30, 2006

re-flexões

o cérebro e um orgão maravilhoso. começa a funcionar assim que você se levanta da cama e não pára ate você chegar a agência.
robert frost, com um " empurrãozinho" de quem ainda não havia chegado ao escritório.

nas entrelinhas do anúncio

A Lowe Shem's Casablanca, no Marrocos, abriu vaga para criativos brasileiros. Procura profissionais interessados em atuar na agência pelo periodo de 1 ano. Diretores de arte devem ter de 8 a 10 anos de experiência, habilidade em apresentaçoes de idéia aos clientes, inglês fluente. Francês nao é exigido, mas é considerado um diferencial. Para os redatores, os requisitos sao os mesmos, mas o tempo de experiência exigido é menor - de 4 a 5 anos.

a noticia, publicada no blue bus, revela a perspicácia, perdida, na propaganda brasieira dos "bons tempos", os critéríos para conferir senioridade a um diretor de arte, eram os mesmos. dá para imaginar um diretor de arte sênior com 2,3,5 que seja, anos de atuação ? bem, para a maioria das agências dá. basta ver a quantidade de emuladores de phothoshop que ostentam - e nisso eles são bem diretores - o título de diretor de arte. o que por sua vez é corolário da produçao, em pasta, de tanta página do meio da archive.
20% a mais no salário, nos mercado americano e alguns países europeus, demarcaram por certo tempo a compreensão de que o trabalho de um diretor de arte, de verdade não pastiches, encerra o domínio de complexidades, incluindo as tipográficas - diretor de arte tipográfico? se alguem souber, avise, porque depois do mirán, eu preciso atualizar-me - que só o tempo depura. já, um redator, é zás-trás. se não escrever bem nos primeiros três meses, esqueça. três anos é para burilar o talento, e aos 5 estará escrevendo sonatas em embalagem de sonho de valsa.

não me importo a mínima que o diretor de arte ganhe mais. mas para isso ele tem de ser bom, inclusive no que escreve - sim, diretor de arte que não, escreve tem de que ser excepcional, porque bom só não serve, o que não invalida o trabalho de alguns redatores que merecem ganhar mais até que o diretor de criação.

mas por hora, vou continuar com o meu claim: dê-me um diretor de arte "vintage" e eu te darei o mundo.

e-mail responde mais ainda não corresponde

Estudo encomendado pela mídia britânica indica que o e-mail assumiu mais da metade da comunicação para os habitantes da Grã-Bretanha. Segundo a pesquisa, além do e-mail, a mensagem por celular representa 29% da comunicação escrita. Apenas 13% dessa comunicação é feita pelos meios convencionais, ou seja, caneta e papel.

Entre jovens de 15 e 24 anos, apenas 5% da comunicação é feita por meio da escrita. Já, para as pessoas com mais de 60 anos, o papel e a caneta permanecem a opção mais utilizada, com 39%.

Apesar do uso crescente da internet, o resultado indicou que a maioria dos britânicos ainda passa a maior parte do tempo assistindo à televisão ou escutando o rádio.

os verdadeiros(e os falsos) canibais na propaganda

Confesso que a primeira vez que ví esse comercial da maionese Hellmans, com os canibais comendo vegetais, nem dei muita bola. Na minha cabeça de publicitário, observando alguns frames já conseguí prever a idéia do filme. Foi só ver um explorador comendo algumas folhas com maionese em volta de uma tribo com cara pouco simpática, que logo deduzi o desfecho: até quem só gosta de carne vai adorar a maionese Hellmans numa saladinha. Pronto. E seguimos em frente, até voltar aquele programa que o intervalo interrompeu.

E mal sabia que épicas batalhas judiciais aconteciam em paralelo por causa deste comercial de 30 segundos. Parece que a multa pode passar dos R$ 3 milhões. Mas por que? De início, ninguém sabia muito bem a causa, acho que não era fácil deduzir. Mas ao ler algumas reportagens essa semana tudo ficou bem claro para mim: o comercial dos canibais estava fomentando a segregação racial. É claro, mostrar uma tribo de negros em plena savana africana com tendências antropofágicas é realmente um atentado discriminatório com os negros. Mas calma aí, se não estou enganado, na savana africana só existem tribos negras. Ei, algumas delas realmente são canibais! Então acho que não entendí nada.

Na realidade, essa história de mostrar tribos canibais em produções audiovisuais não é nova, ela remonta à uma antiga tradição de Hollywood em explorar essa realidade peculiar de alguns grupos tribais e existe no imaginário coletivo de toda pessoa atinginda pela mídia de massa.

É verdade que o canibalismo aconteceu na América do Sul, na América do Norte e na África, e que apesar de Robinson Crusoé, ela foi mais enfatizada nos ambientes selvagens africanos. As aventuras de Alan Quatermain, de Indiana Jones, de Ace Ventura e sei lá mais quantos filmes na África, demonstram bem isso. E é até fácil entender, são lugares remotos, de difícil acesso, de bela fotografia e de cultura singular. Mas não me recordo de grandes polêmicas sobre estes e noutros filmes.

Até convém lembrar: essas produções foram e são feitas porque o canibalismo é uma realidade humana, muito estranha de fato, mas verdadeira. E é sustentada numa curiosa e estranha constatação: pessoas comem outras pessoas. E fato ninguém discute. Mas o que se discute então? Proibir o uso lúdico dos personagens canibais para contar histórias, ou escolher qual raça deve estar representada nelas? Será que o politicamente correto não admite que se mostrem negros canibais africanos apenas por serem negros? Ou será que devem existir cotas raciais para se mostrar tribos canibais? Se for isso, caimos num problema geográfico: em tribos africanas não existem brancos, pardos ou morenos. Em tribos sulamericanas não existem negros, mulatos ou loiros. A solução então é banir situações cômicas de canibais em produções audiovisuais.

Não quero entrar numa discussão moral, mas quem disse que um ser humano é intrínsicamente pior que outro em dignidade por fazer parte de uma cultura onde o canibalismo é aceito? E mais, quem disse que se ele for um negro, todos os outros negros no mundo serão necessariamente piores dos que os humanos de outras raças? Ou que todos os brancos são doentes porque Hitler era branco? Ou que os sulamericanos são toscos porque alguns deles ainda cultuam o sol?

Penso que aqui o simples uso do bom senso seria uma boa ferramenta. Vamos lá: o que o comercial da Hellmans realmente quer dizer? Qual foi objetivo dessa comunicação? Qual foi a intenção da criação? Está lançando mão de inverdade, induzindo ao erro ou a desonestidade? Porque por mais vezes que eu assista esse comercial, admito sinceramente que não consigo enxergar alí diacho nenhum de segregação ou discriminação racial. Assim como não consigo enxergar discriminação racial no Saci Pererê por ser travesso e ter apenas uma perna e ter pele negra.

Será que então não seria a hora de ressuscitar um código de ética publicitário verdadeiro, pautado em princípios, em direitos e em deveres, com limites bem claros e que seja de fato respeitado por publicitários e sociedade civil? Que observe o respeito racial, o sentimento religioso, a identidade sexual, a cultura e todos aqueles valores que estão presentes em todos os seres humanos. Mas que não seja paranóico, que tenha bom senso e razão de ser, que seja objetivo e esteja acima de opiniões e “verdades privadas”? Porque do jeito que está, agências trabalham por nada, dinheiro de cliente vai pra fornalha e a qualidade criativa pro espaço.

Ou criamos um terreno firme e sólido para trabalhar ou corremos o risco da publicidade ser canibalizada de vez. E deste círculo é difícil sair coisa boa: cliente cada vez mais inseguro, propaganda cada vez mais chata e encarada como um “mal necessário”, e público de mal com essa atividade, processando a tudo e a todos.

Ou colocamos a base da propaganda na razão ou o consenso relativista toma conta. Ou nos protegemos, mesmo que renunciando a alguns excessos de liberdade, ou daqui a alguns anos o jurídico vai se mudar para a criação. Ou os criativos, esses vendedores essencialmente iguais a quaisquer outros, vão precisar de pós em direito. E na São Francisco.

do silvio medeiros, diretor de arte da jwt brasil

quarta-feira, março 29, 2006

quase poupança

dinheiro não trás felicidade. é a felicidade quem trás o dinheiro. nizan guanaes, depois que ficou rico.

um prazer excelso

O mundo anda feioso. Os prognósticos são de deixar o apocalipse ruborizado. Desgraças já andam sendo antecipadas para 2010, tais como o congelamento de Portugal e a destruição do Japão, como se já não bastasse as que temos. E o panorama não vai ficar mais bonito se visto nos “ ecrãs dos I-Mac; o mico do ano para muitas agências que querem transformar um computador pessoal em oficina de leiautes. Estes as voltas com os engasgos de emuladores, não bastasse já os de quem está a frente dos monitores.

Mas o mundo gira e a Lusitana roda. Apesar da propaganda e/ou por causa dela. Estamos todos no mesmo barco. Barco dos ora amotinados, ora condenados. Dos poucos contentes, dos quase nenhuns combatentes e dos muitos desiludidos. Com o agravante de que não há coletes para todos de nenhuma espécie. Vivemos um ciclo. Que espero bem que esteja no fim. Onde a ilusão da velocidade, da plasticidade tutelada, e da pasteurização das tendências, desgovernou as rédeas do negócio, para além da remuneração aceitável e do escravismo do tempo físico, tísico. A eficiência – e não a eficácia, se não sabem a diferença perguntem ao Nizan - na sua grande maioria tornou-se disforme. Apesar de tudo o que se vê na Archive - de parabéns estão os publicitários catarinenses; já era tempo de se acabar com o falso estigma sobre a capacidade deste mercado - ainda assim o mundo, sim o mundo real, anda feioso. E é deste mundo que retiramos o nosso pão com manteiga. Por maior que seja a importância dos festivais de premiações.

Contigências diversas tem levado a produção da propaganda a patamares não condizentes com as ditas pós-modernidades tecnológicas. Estamos no início de um mediatização como nunca vista na história da humanidade. Literalmente vamos ter o mundo nas mãos em não mais que meia dúzia de anos. Já com o desconto do delay para terceiro mundistas.
E é preocupante, saber que a TV aberta caminha para a “ melhor idade “ e ainda assim nós ainda trabalhamos com a linguagem dos anos 60 para o varejo. Varejo que outrora foi uma escola. E que hoje, a todos, parece e representa castigo. Mais do que qualquer outra coisa, apesar do pesares de sua remuneração.

Em oposição a estética e ao design hodiernos, a realidade dos nossos meios, não harmoniza-se com o universo de uma geração que consagrou a propaganda brasileira – não a indústria – com honorável respeitabilidade, apesar de todas as indiretas sobre a nossa capacidade de urdir fantamas e acreditar neles como se veiculados fossem.

O que vemos nos jornais, nas revistas, nos outdoors, na internet em sua maioria é feioso. Dói. E não só ao articulista. Dói nos passantes também. É claro que há exceções: mas já não deveríamos ter alcançado o estágio em que as exceções fossem o feioso, o pastiche, o grito, a não-idéia ?e não o contrário ? Não estamos na mão da geração I-Pod ?

O belo na comunicação – entende-se que propaganda é uma das ferramentas mais aplicadas – esta na raiz da sedução. Não na frivolidade da imagem sem idéia. Este ciclo parece estar findando, pela saturação, até mesmo na comunicação de moda. l´art pour l´art também não tem lugar em publicidade, até porque é técnica. E não arte. É beleza de propósitos e não de coincidências. Pensada, urdida, trabalhada, retrabalhada, para seduzir, comunicar, influenciar, converter, direcionar, VENDER. E não para ficar mais ou menos parecido com o página do meio da bíblia da hora. A esterelidade do belo é mais inócua do que a feiura da deficiência.

Acentuo isto, apesar do grau de obviedade galopante, porque depois de do lapso atemporal, ao que parece, de estar fora do mercado - o que nos dá a vantagem de ver o rótulo pelo lado de fora da garrafa, o que, a depender do grau do nariz empinado, nos refina o bouquet do distanciamento crítico - volto ao convívio de uma agência e quase chego a brochar.

— Peraí! o ultrapassado do pedaço não deveria seu eu? que andei por fora do circuito, ansioso para absorver mais energias e novos sabores, do que Nescau? sedento de aproximação às tais perspectivas inovadoras? ávido por contactar libidos em festa pelo prazer, trabalhoso sim, de fazer coisas boas? sarando-me para exercitar as idéias disruptivas — Vocês estão zoando comigo, não? Vamos lá! Deixem de sacanagem com o “tio”. Não escondam o jogo. Botem as idéias pra fora, que eu quero sentir aquele arrepio do anúncio, do filme, da campanha, do scroll, do pop-up desenfaixando o cérebro. Onde está o urro e blasfêmia do prazer por criarem a solução mais original ?

Para minha supresa – sim há as exceções, “ mas não deveriam ser regras? – o clima é de velório. Vela-se pelas boas idéias natimortas. E não pela idéia que resista a todos os departamentos e vai contagiando corredores, até remexer os quadris do cliente, afrouxando a gravata do gerente de marketing, até dilatar os sentidos do consumidor. O desânimo é geral. Jovens mal saídos da faculdade e já desencantados por um lado: mais pelo salário emocional do que pelo real. De outro, equivocados, pela falta de pensamento aplicado; não se fala tanto em planejamento, em pensamento estratégico?

Apesar de tanta formação e informação. Alguma coisa não está batendo bem quando vemos tanta coisa criada e aprovada sem pensar. Será que dirigi-me ao “parque de diversões” que para mim sempre foi uma agência e entrei na máquina do tempo errada ?

Ainda zonzo, recordo-me de uma passagem do escritor português Pedro Paixão (não tem paixão no nome de graça, só para acutilar que fazer propaganda sem paixão é como casar por interesse. Pode até haver orgasmos, mais múltiplos? talvez com Viagra) que tem parte da obra traduzida para o Brasil - Portugal não é só Camões, Pessoa, Bocage e Saramago. Brasil não é só Drummond, Amado, Coelhos, Lufts e Gasparettos(Guimarães, Guimarães, onde teu espírito na poiésis dos redatores?). Recorda o Pedro, que estando uma cidadezinha alemã do interior, algo feiosa (fico a me perguntar como feiosa? Mas vá lá) andava quilômetros, todos os dias, até o centro apenas para olhar um quadro. Tamanha sua necessidade diária de conviver com o belo. Não teria esta necessidade todo o ser humano? Não deveria esta ser a necessidade imperiosa a ser perseguida pela idéia da propaganda, a despeito de prazos, verbas, cabeças duras, conchavos, remunerações e os escambau?

De alguma maneira, terrível, os “mujto jovens” foram afastados da noção do belo enquanto vitalidade da idéia de propaganda— Por falar em jovem, estou concorrendo ao Desencannes na categoria até 28, mesmo tendo mais de quarenta e cinco - Não basta ser boa, tem de ser bela. Não basta ser bela, tem de ser boa – bem pensada, que exercite a inteligência de quem a consome(o consumidor é sempre mais inteligente do que quem cria. Isto não é chiste) Dá um trabalho dos diabos. Ou você acha que o Marcelo Serpa recebe o santo e sai leiautando havaianas como máquina de borracharia ?

O prazer de fazer um anúncio –campanha, etiqueta, anúncio funerário que seja, site, moldura de mail, spot, vinheta, faixa, mosquito, intervenção urbana, ação de RP o que seja – concatenado, estruturado, pertinente, aderente, belo, é uma das sensações mais incríveis que conheço da vida. Se para o jogador, orgasmo é o gol, a cesta, a cortada, para o publicitário é o momento do nascimento da criação(e não da premiação). Tá certo que eu sou meio tarado por isto, o que tantas vezes compensou a minha falta de talento. Horas e horas, dias, a perseguir a melhor solução, assombrado pelas idéias medíocres, o que me causou muitas perdas gerais. Mas quando se consegue(e não é sempre que se consegue), o que é o mundo lá fora, quando em pleno feriado você consegue beijar a boa idéia e trazer o belo ao mundo? Ainda que seja numa atividade que, como todos dizem, nem a sua mãe sabe direito o que é ? Muito menos porque um ser teima existir sem fins de semana? Vou lhe dizer, nada. Você é o king the world. Pelo menos até o outro dia quando lhe enfiam aquele job insensato pra ontem goela abaixo e ninguém tá nem aí pro seu esforço, seu leão de estimação, seu casamento, seu filho recém-nascido. E esta é outra das nossas realidades. A maioria de nós é pago para resistir. Quem faz a diferença não é pago para insistir. Insiste porque gosta, porque é carne de pescoço. E isso é coisa para quem é jovem, ou deveria, mas já aí não vale só etariamente falando, até porque a moçada que aí está – “ há exceções, mas não deveria ser a regra ? “ tá caindo de verde mal chegou ao baile.

Não se trata da visão romântica do belo. A procura do belo, leva ao exercício do prazer de fazer bem feito, que é tão belo quanto. E que nos torna muito melhores. mesmo que isso seja só para ganhar dinheiro, que afinal estamos aqui para isso. Portanto, trata-se da afirmação de quem acredita na atividade, de quem gosta de fazer bem feito, de quem tem a compreensão de que nas condiçoes atuais permitidas ao desenvolvimento da idéia o resultado é o que se vê por ai, inclusive na minha pasta. E de quem é tantas vezes mal visto por simplesmente lutar pela boa idéia, enquanto todos se normatizam, se entregam, se amputam. E aí o feio toma conta, vira padrão. E a atividade vai definhando. E quem quer pagar(muito)pelo feio? Se nem o feio é de graça, o belo seria ? Mas mesmo entre os adeptos da filosfia do resultado(como se o belo, o bem feito, o inteligente, não dessem resultado) quando vêem o bom trabalho, exultam. Até desdenham, mas a inveja exulta do mesmo modo.

Quanto a mim, vou me cuidando para não ficar tão jovem como estes que mal começaram já desistiram. Eu, que poderia me considerar por antecipação terminal, ainda nem começei. E pra mim isso também é belo. Pode ser estúpido. Mas é estupidamente belo. É excelso. Sem deixar de sê-lo dureza e prazer. No pain, no gain. E o mais belo, é que ainda temos tanto por fazer. Então me passa logo esse job que eu não estou nem aí pro feriado. Mesmo que ele seja o do dia das mães.

terça-feira, março 28, 2006

mudanças já!

nada precisa de tantas reformas quanto os hábitos dos outros.
mark twain.

joga bosta na geni

Recentemente, li uma matéria sobre uma pesquisa realizada na Espanha que estava sendo usada para se tentar proibir a propaganda em estradas. O motivo: a propaganda distrai o motorista. Aqui no Brasil, uma empresa fabricante de cigarros está sendo processada, pois, no tempo em que era anunciante, veiculou um filme cujo personagem, um pintor, falava o seguinte texto: “Certo ou errado, só vou saber depois que eu fiz. Eu não vou passar a vida sem nenhum arranhão. Eu vou deixar a minha marca”. O promotor que faz a acusação defende que o texto “estimula comportamento de risco e consumo irresponsável”.

Para piorar a situação, foi chamado um semiólogo que, em seus argumentos, afirma que se você pegar um segundo e dividir em 30 partes terá um frame, sendo que em um único frame desse vídeo aparece a imagem de uma mulher fumando, deitada, entre lençóis, onde aparecia escrita a palavra “sombra”. Segundo o semiólogo, essa imagem é imperceptível para quem vê, mas, mesmo, assim provoca uma reação orgânica na pessoa. Isso é comprovado cientificamente. “É mensagem subliminar”, explica.

Eu me lembro de 1 frame, entre 900 do vídeo – que é o número de frames de um filme padrão de 30 segundos (1.800 frames em um filme de 60”) – que supostamente traz uma mensagem subliminar, no caso citado, a cena da mulher. Provavelmente é um bug de imagem, que ficou na cópia ou algo assim. Quem teria o interesse de colocar uma mulher deitada entre lençóis fumando um cigarro e acompanhada da palavra “sombra”? Pra que isso serve? Não seria mais lógico, se realmente houvesse o interesse em se fazer propaganda subliminar, simplesmente colocar as palavras “fume mais”?

Outro comercial, este de cerveja, mostrava um cara que havia parado em um pronto-socorro para uma emergência qualquer, onde aparecia uma enfermeira supergostosa. No dia seguinte, o rapaz vai novamente ao pronto-socorro, interessado em encontrar, mais uma vez, a gostosona e, surpresa: no lugar dela encontra uma enfermeira baranga, gorda. Tiraram o comercial do ar porque a associação do sei-lá-o-quê achou o comercial ofensivo às gordas. Se fosse um negão, digo, um afro-brasileirão ou um chinês, certamente teríamos a associação – a dos chinas, sei lá! – caindo de pau (ops!) no comercial. Mas não existe mal algum na idéia, milhões de homens fariam o mesmo, e teriam a mesma reação que causou tanto mal-estar.

Uma marca de maionese colocou no ar, recentemente, um comercial intitulado “Canibal vegetariano” e o Procon notificou o anunciante, alegando que a peça é “discriminatória e abusiva”, porque a mensagem estaria sugerindo que todos os canibais são negros e estão prestes a comer um homem branco. Mas eles queriam o quê? Canibais loiros?

A propaganda trabalha basicamente com estereótipos e humor, porque precisa deles. Temos de chamar a atenção e atingir milhões de pessoas em apenas 30 segundos ou no tempo em que o cara molha o dedo para folhear uma revista, portanto, precisamos de impacto e reconhecimento. Se ficarmos vendo coisas onde elas não existem, não tem como fazer propaganda.

Absolutamente tudo pode, de uma maneira ou de outra, ser ofensivo a alguém, ou, segundo a interpretação de alguém, induzir algo como “comportamento de risco e consumo irresponsável” ou “discriminatório e abusivo”.

Além desses processos judiciais citados acima, existem milhares de outros e mais de duas centenas de projetos de lei tentando proibir, por exemplo, a propaganda de alimentos calóricos, pois seria ela – a propaganda – que faria as pessoas ficarem gordas; lei para proibir a propaganda de bebida, pois ela é a culpada de as pessoas beberem; lei para proibir a propaganda de chocolates, salgadinhos et cetera, pois são elas que fazem as crianças comerem esse tipo de coisa sem controle; leis para proibir a propaganda com mulheres bonitas, pois elas deprimem (!!) as feias.

Enfim, a propaganda é a grande culpada de tudo, engorda, deprime, descontrola, alcooliza, transtorna, é a Geni do processo (lembram? “joga pedra na Geni, joga bosta na Geni”, de Chico Buarque?).

Não há como coibir a venda de álcool nas estradas mal conservadas e inseguras? Proibamos, então, a propaganda de todo e qualquer produto na estrada. Proibamos a propaganda de cigarro, de bebida... O alcoolismo vai ser erradicado do país? As estradas vão ficar melhores e mais seguras automaticamente?

Os pais não sabem educar seus filhos para comerem chocolate, refrigerante e McDonald´s somente no final de semana? Proibamos a propaganda desses produtos. Você não consegue dizer não para seu filho? Proibamos a propaganda de brinquedos, ora.

Você está gorda por que não faz ginástica, tem preguiça de fazer exercícios físicos e se entope de comida todos os dias, enquanto assiste TV, e aí fica deprimida diante dos comerciais com mulheres bonitas? Entre com um processo no Conar, pois com apenas uma reclamação já dá para tirar do ar o trabalho de centenas de profissionais qualificados, de uma indústria que é considerada uma das melhores e mais brilhantes do mundo.

Tenho sugestões. Primeiro para as pessoas que entram com as reclamações: ensinem seus filhos a não comerem porcaria. Coloquei meu filho de oito anos na frente da TV para assistir o documentário “SuperSize Me”, que denuncia a qualidade da comida do McDonald´s. Ele, que era fanático pelo lanche e me pedia para comê-lo sempre que podia, agora come apenas uma vez por mês, no máximo. Na minha casa, como em centenas de casas por aí, crianças só bebem refrigerante e comem chocolate no fim de semana. Faça o mesmo com as suas crianças beberronas de refri e devoradoras de chocolate.

Gordas, levantem das poltronas e parem de comer, pratiquem esportes, suem seus recalques. Feias, me desculpem. Bêbados, procurem o AA. Fumantes, essa merda vai matar vocês um dia, mas vocês já sabem, não é mesmo? Tudo bem, façam como quiserem. Não conheço UMA pessoa que parou de fumar porque a propaganda de cigarro sumiu da TV. Mas conheço várias pessoas que começaram a fumar nos últimos meses, mesmo sem propaganda instigando-as a fumar. Entretanto, nós perdemos o segmento anunciante e milhões em verbas que contribuíam para empregar e manter milhares de profissionais que pagam impostos, e são cidadãos que também têm seus direitos, cuja maior culpa é ter escolhido uma profissão que não tem um pingo de sentido de classe.

Publicitários: levantem de suas cadeiras e comecem a pensar a profissão como um setor que precisa ser defendido e respeitado. Escrevam para os jornais, entrem em sites de discussão e debates na TV. Escrevam (e conversem) com seus clientes, os deputados que estão por aí, inventando leis absurdamente abusivas contra o direito de expressão e contra o livre-arbítrio dos consumidores. Façam pressão, procurem as entidades, promovam palestras de esclarecimento à população dizendo que propaganda não obriga as pessoas a consumir nada – isso se chama livre-arbítrio, e é ele que faz as pessoas comprarem o que têm vontade.

As pessoas têm o sagrado direito de fumar, beber, comer gordura e se entupir de refrigerante, se quiserem, pô! As pessoas têm inclusive o direito de serem feias e não se importarem com isso. Ou será que um dia o livre-arbítrio também será proibido por lei?

Essa situação é mais grave do que pensamos, pois a nossa profissão corre o risco de ir aos poucos sumindo, sumindo, encolhendo, encolhendo, apedrejada por pessoas que cinicamente a vêem como o único grande motivo para coisas ruins que acontecem nas suas vidas. Um bode expiatório para suas pequenas mazelas. Posso parecer alarmista, mas quando houver restrição a comerciais de varejo que, com suas ofertas, induzem ao consumo exacerbado e a comerciais de moda que induzem ao consumo do supérfluo, talvez seja tarde demais para começarmos a nos mexer.

Se tudo isso não der certo, vamos, nós, publicitários, propor, então, uma lei para proibir a propaganda política no Brasil. Perderemos mais um segmento, mas é pouco, se comparado ao ganho: vamos nós, desta profissão de Genis, desta profissão espúria, vamos nós, com isso, erradicar a corrupção política no Brasil. E talvez sejamos, então, unanimemente aclamados: “Benditas Genis!!”

a culpa é da propaganda, do alexandre assumpção, diretor de criação da agência e21, com sede em Porto Alegre para o porta da propaganda.

segunda-feira, março 27, 2006

aplomb

há momentos em que se tem de escolher entre ser humano e ter bom gosto. brecht.

mau, ruim e em nada soteropolitano

tudo para ser um ponto a favor da tristeza que é o varejo. bom, bonito e bahia, seria um bordão grudento e invencível. qual o quê. o nível de produção foi pras cucuias, a escolha do cast, a linguagem utilizada, e já tem muita gente com saudades do pentelho das casas bahia. se isto vai se refletir nas vendas, provavelmente não - mas como assim ? - já que o bombardeio da veiculação é tonitroante - propaganda ruim vende sim - mas aquelas tais questões de share of image, vão mudar da cidade alta para a cidade baixa ladeira abaixo. teriam eles suas razões para isso ? e todas aquelas contratações ?

até tu diego ?

Diogo Mainardi, integrante do time que comanda o Manhattan Connection e articulista da revista Veja , esteve presente no almoço realizado nesta quarta quarta-feira, 22 de março, em São Paulo, para apresentação, ao mercado publicitário, das novidades na programação do GNT em 2006.

Nesta entrevista, concedida à TV Portal, Mainardi avalia a qualidade criativa da propaganda brasileira, na atualidade, apontando o setor varejista como um nicho de mau gosto na concepção e produção de suas mensagens publicitárias.

Ele também enfatiza que a função da propaganda é, estritamente, promover a venda de produtos e serviços, contribuindo para o desenvolvimento econômico do País, tarefa que, na sua opinião, deve ser cumprida sem induzir o público ao erro, ou seja, sem enganar a população, acrescentando ainda que não compete ao meio publicitário o ofício de educar ou conscientizar a sociedade em campos que vão além da esfera do consumo de mercadorias.

in tempo, grande galhofa, que não foi registrada no encontro. o gnt, líder de audiência na grade de programação da tv cabo portugal está sendo substituido pela rede record. ao mesmo tempo a record, começa a construir o seu projac a custa dos dízimos alheios. lá e cá a rede globo sem tal fonte de investimentos começa a ver que afinal os deuses não eram assim tão platinados, pelo menos um deles. com base numa estratégia, antes japonesa, agora coreana - primeiro copio depois faço melhor - a record vai fazendo o que o sbt apenas intentou. a confraria dos voyeurs televisos teme pela globeleza da record. mas tem lá umas pastorinhas que dão um caldo.

seis e olhe lá

Pesquisa realizada pelo instituto inglês Directgov aponta que embora haja mais de 76 milhões de sites para serem visitados em toda a web, apenas 6 sites são acessados com freqüência por cada usuário. O estudo contou com a aplicação de mais de 10 mil questionários na Inglaterra e revelou que existem, sob o ponto de vista dos entrevistados, ambientes na web denominados de “Super Sites”, ou seja, locais virtuais que agregam uma quantidade grande de serviços e informações considerados relevantes para o dia-a-dia dos internautas. Outro número que alimenta ainda mais a “a teoria dos 6 sites” é o fato de que 95% dos usuários acessam a internet com o destino pré-definido.

Para o jornalista especialista em Internet e diretor do Baguete.com.br, um dos portais mais bem sucedidos sobre Tecnologia da Informação do Brasil, Gilnei Marques, os dados apresentados pela pesquisa apontam para uma tendência natural das pessoas. “Se fizermos uma comparação com a vida real, em nosso dia-a-dia também estamos atrelados à inércia de repetirmos os mesmos caminhos ao ir ao trabalho, ao freqüentar os mesmos restaurantes, bares e assim por diante. Isto acaba acontecendo também no ambiente virtual”. A rotina que se refere Marques é em parte rompida na internet por sites de buscas como o Google.”Eu mesmo me flagrei a um tempo atrás visitando os mesmo portais e sites diariamente, porém quando queremos pesquisar um assunto específico, sempre recorremos ás buscas virtuais, e esta é a oportunidade de conhecer novos endereços.”

Portais como o Terra, Ig, Uol entre outros conseguem obter e manter grandiosas audiências por tratarem-se de grandes canais de serviços e informações. Estes sites certamente estão na lista dos 6 mais visitados pela maioria de usuários brasileiros, porque possuem uma grande estrutura de matutenção e acima de tudo apresentam dicas de viagem, guia de cidades, cinema, notícias atualizadas minuto a minuto, previsão do tempo, fotos quase em tempo real de acontecimentos inéditos e ainda aliam tudo isto a um ótimo design e navegabilidade, ou seja, atingem os interesses de qualquer tipo de público.

No Brasil o último levantamento realizado pelo IBOP, publicado pela Folha Online no dia 9 de março de 2006, afirma que aumentou em 27% o número de internautas que visitam sites com conteúdo jornalístico. Com aproximadamente 12 milhões de usuários únicos o país ainda não apresenta uma estatística que defina a média do número de sites visitados pelos brasileiros, porém os caminhos apontados pelas pesquisas nacionais indicam que conteúdo é fundamental quando se quer obter um maior número de visitações. “O conteúdo adequado para o público adequado resulta certamente em aumento de acessos”, comenta Marques. “Se você quiser ser um destes 6 sites visitados freqüentemente pelos internautas, seja também imprescindível para a vida deles”, complementa.

João Ramos, em sua coluna, um dos seis ?

domingo, março 26, 2006

quer dizer que eu era intelectual e não sabia ?

“Um intelectual para mim é isto: alguém que é fiel a um conjunto político e social, mas que não cessa de contestá-lo”. jean-paul sartre.

para quem gosta de domingos faustos mas sem faustões

O último de uma época, um mestre para adultos, indispensável para o universo. Sobram epítetos para os muitos Sartres: filósofo francês, dramaturgo, ativista político, pai do existencialismo e figura fundamental para a geração revolucionária dos anos do pós-guerra (no Brasil, especialmente a geração que enfrentaria a ditadura militar dos anos 60 e 70). Mas não são muitas as oportunidades para se voltar a Sartre nos anos 2000, relê-lo, discutir sobre sua obra e suas idéias, assistir suas peças. Ainda que as inquietações do mestre se mantenham bastante atuais.

Daí a necessidade de louvar o relançamento da Editora Nova Fronteira das obras de Sartre, em edições impecáveis e de preços razoavelmente acessíveis. Elas são um convite a este retorno: retorno a um passado não muito distante, a uma Era em que os ídolos escreviam livros e os revolucionários não disputavam eleições majoritárias. Em comemoração ao centenário de seu nascimento (1905), foram publicados ano passado os romances A Náusea, de 1938, primeiro romance de Sartre, Os Caminhos da Liberdade, volumes um, dois e três, também romances, O Muro, contos de 1939, Verdade e existência, ensaios escritos em 1948, Diário de uma guerra estranha, cadernos escritos por Sartre à época da II Guerra e publicados postumamente, Freud, além da alma, biografia nascida como roteiro para um filme em 1958, além dos antológicos As Palavras e As moscas.

Em As Palavras (2005, Nova Fronteira, 176 págs.), publicado originalmente em 1964, ápice da sua melhor fase, Sartre reinventa o livro de memórias ao tratar de forma crítica, crua e lírica sua infância, até os 10 anos, quando entra para a escola. Não se trata de uma auto-biografia à Nietzsche nem de uma narrativa como a recente de Garcia Marquez, mas de uma espécie de sessão pública de psicanálise, onde Sartre busca na sua infância as explicações para o homem que se tornou. Annie Cohen-Solal, a melhor biógrafa de Sartre, vê em As Palavras a tentativa de responder à mesma questão que os estudos sobre Genet e Flaubert: “de que maneira um homem se torna alguém que escreve?”. Não por acaso o livro é dividido em duas grandes partes, Ler e Escrever.

A arrancada da obra é fenomenal: Sartre narra como se ficção fosse a história de um mestre-escola alsaciano de 1850 que elege seu primogênito, Charles, para ser pastor. Este se nega a tal destino e vai para a estrada procurar uma amazona. Não a encontra, mas casa-se com Louise, já na França, onde dá aulas de alemão, e lhe fez quatro “filhos de surpresa”. Aí a narração salta para outro espaço da mesma França onde um médico do interior desposou a filha de um rico proprietário, mas logo após o casório constatou-se que o sogro não possuía um vintém. Indignado, o doutor ficou anos sem dirigir palavra a mulher, mas partilhava seu leito e nasceram três “filhos do silêncio”, dois meninos e uma menina. Pois logo se saberá que são os avós de Sartre um dos “filhos de surpresa” e um dos “filhos do silêncio”.

Também nas primeira páginas ele relata a morte do pai, pelo qual sua mãe jamais foi apaixonada (curioso que os Sartre só contribruíram com o esperma e o nome, enquanto os Schweitzer foram responsáveis pela educação e os cuidados, mas foi o nome Sartre o imortalizado). E é a partir desse acontecimento e da natural ida da mãe para a casa dos pais pequenos-burgueses, que se forma a criança Sartre, protagonista da obra narrada a partir do próprio protagonista alguns anos mais velho.

O leitor da primeira parte é um menino prodígio, perigosamente precoce e solitário. Lê enciclopédias, lê e relê Madame Bovary, “sem irmão nem irmã e nem camaradas, converti (os livros) em meus primeiros amigos”, admite o senhor ao refletir sobre o menino. O mesmo senhor descreve o menino como uma criança mimada, apaixonada por cinema, sem superego, apegadíssimo a mãe e com a pretensão de ser indispensável para o universo. Ao mesmo tempo que culpa Charles Schweitzer pela solidão e sisudez de sua infância precoce, reconhece nele um mestre que o guiou para a futura vida de escritor.

Aí começa a segunda parte, sem necessariamente uma ordem cronológica, pois o leitor e o escritor surgem concomitantes, frutos de uma infância em meio aos livros (e longe de crianças.) Nesta segunda parte a relação com o avô Schweitzer se torna mais amarga, pois este deixava transparecer que o neto escrevia mal, influenciado pelas más leituras providenciada por uma mãe preocupada. “‘Ah!’, declarava meu avô, ‘não basta ter olhos, é preciso aprender a utilizá-los. Você sabe o que fazia Flaubert quando Maupassant era pequeno? Instalava-o diante de uma árvore e concedia-lhe duas horas para descrevê-la’”, conta.

E essa angústia própria de um escritor iniciante marcou na memória do senhor Sartre de As Palavras discursos fabulosos dignos de um romance de formação e altamente indicados a pretensos escritores: “meus livros recendem a suor e a trabalho, admito que fedem para o nariz de nossos aristocratas”, afirma. “Eu era eleito, marcado, mas sem talento: tudo viria da minha longa paciência e de minhas desventuras”, completa.

É também nessa fase que Sartre gesta o que seriam seus libertários ensaios existencialistas: “nasci da escritura. (...) Escrevendo eu existia, escapava aos adultos: mas eu só existia para escrever, e se dizia eu, isso significa: eu que escrevo”.

Quem está tomando contato com o filósofo através destas singelas palavras deve estar se perguntando como o menino superdotado, pequeno burguês e criado dentro do sistema por um avô conservador tornou-se ícone da esquerda mundial. Para Cohen-Solal, “a Segunda Guerra Mundial é um choque para o escritor que, até então, vivera em meios preservados”. E não apenas a guerra como a tomada da França pelos nazistas e sua prisão em 1940. Daí o porquê, libertado do campo de prisioneiros em 1941, funda o grupo “Socialismo e Liberdade” ao lado de amigos como Simone de Beauvoir.

E é nesse momento que o autor publica O Ser e o Nada e As moscas, inaugurando sua melhor fase e consolidando-se como “um modelo, uma prática, (...) o último de uma época, (...) uma bussola ética”, nAs Palavras de sua biógrafa.

Surpreendentemente publicado pela primeira vez no Brasil, em As moscas (2005, Nova Fronteira, 144 págs.) Sartre cria um palco para apresentar sua filosofia existencialista. Utilizando-se da tragédia grega como forma de denunciar a Ocupação nazista, Sartre exorta o povo a assumir as responsabilidades de seus próprios atos, abrindo mão das desculpas com as quais muitas vezes tentamos, na vida política e pessoal, esconder de nós mesmos a angústia de sermos livres. “Depois de dissolvido o grupo em 1941, Sartre passa a considerar o teatro como a única forma de resistência acessível”, afirma Caio Liudvik, tradutor desta edição de As moscas e autor de uma apresentação belíssima porque profunda e elucidativa, “Orestes na barricada: As Moscas e a resistência ao nazismo”.

Liudvik se atribui a tarefa de elucidar o porquê da escolha de uma tragédia, tão marcada pela fatalidade e sendo a fatalidade o contrário do que Sartre pregava em seu existencialismo humanista. “Recorrer à mitologia tornava-se, no contexto específico da Ocupação, um excelente disfarce para conteúdos políticos que não podiam ser expressos abertamente, devido às malhas da censura”, lembra o tradutor, e com isso traça paralelos entre a Argos criada por Sartre e a França ocupada pelos nazistas, entre Júpiter e a igreja católica, Orestes e a Resistência, entre um povo e outro, ambos cheios de remorso, medo e condenados à inação.

Na versão de Sartre para a tragédia grega de Electra e Orestes, o herói é um herói existencialista, ciente de sua liberdade e livre de remorsos ou culpas. É “uma tragédia da liberdade em oposição a tragédia da fatalidade”, segundo o próprio autor. Orestes, condenado a ser livre, como reza o preceito filosófico de O Ser e o Nada, desafia sozinho o rei Egisto, sua mãe, a rainha Clitemnestra, o deus Júpiter, as moscas que invadiram a cidade, o povo cheio de medo e remorso e até a insegurança de sua irmã, Electra. Desafia para libertar o povo.

O ponto alto da tragédia é a cena em que Júpiter admite a fraqueza dos deuses perante os homens que sabem ser livres: “tens (segredo) sim”, revela Júpiter ao rei Egisto, seu comparsa, “O mesmo que eu. O doloroso segredo dos deuses e dos reis: é que os homens são livres. Eles são livres, Egisto. Tu o sabes, eles não. (...) Egisto, os deuses têm um outro segredo... Uma vez que a liberdade explodiu na alma de um homem, os deuses nada podem contra ele”.

Ainda para Liudvik, a crítica de Sartre à ideologia teológico-política de Vichy, em As Moscas, lembra muito a denúncia nietzschiana do ressentimento cristão. Mas lembra ainda, ou simboliza, retrata, ilustra, o Sartre pedagogo e seus métodos de participação numa sociedade em que a hierarquia era muito evidente nos bancos escolares; o “rebelde insolente” tão próximo dos jovens de maio de 68; o Sartre militante ético que luta contra a discriminação racial de que são vítimas os negros norte-americanos; o Sartre terceiro-mundista e anti-colonialista que, em plena França, defende a Argélia em sua guerra pela independência; o Sartre avesso a cerimônias que nega um Prêmio Nobel em 1964.

Sim, isso mesmo. Sartre, verdadeiramente, é um Nobel, fora escolhido como tal logo após a publicação de As Palavras mas, como apenas Orestes e Sartre poderiam fazer, como jamais o avô Schweitzer ou o menino prodígio poderiam imaginar, Sartre nega o prêmio. Sem com isso deixar de ser o último de uma época, um mestre para adultos, indispensável para o universo.

sarte, palavras e moscas, do marcelo spalding, que esta semana estou me afundando no digestivo cultural embriagado de canção, um vinho de 5.50 que é vendido no gratinare, restaurante considerado " chic" (sic) em joão pessoa, por 5 e lá vai pilas a tacinha de merda(deve ser por isso que tanto publicitário está abrindo restaurante, é uma idéia, é uma idéia, não é criativa, esta sendo muito e mal copiada, mas é uma idéia).

sábado, março 25, 2006

popeye

o público é um idiota. alexandre pope.

aos marinheiros de todas as viagens

Um dos meus maiores problemas, no dia-a-dia, é a administração da informação. Meu métier de jornalista – vamos admitir aqui que eu sou – me obriga a separar o joio do trigo, ou, pelo menos, tentar. É um esforço recorrente e, quanto mais eu sofistico minhas fontes de informação (ou as refino), mais parece que o problema está longe de sua solução. Ou seja: quanto mais eu me aproximo da informação que realmente me interessa, menos tranqüilidade eu alcanço, mais inquietação esse exercício me proporciona.

Para um jornalista, é excitante lidar com informação. Eu confesso que nunca havia sentido essa excitação antes, porque, como eu acabei percebendo, nunca me identifiquei 100% com o jornalismo nacional. Nem com o cultural. Os jornalistas culturais brasileiros, no que se refere à informação, são os mais preguiçosos de todos, porque preferem aquela consulta de gabinete a encarar, frente a frente, a realidade. A internet, por exemplo, é uma realidade que está na cara deles, mas que eles preferem ignorar, e apelar para fontes convencionais de informação...

Não quero ficar falando muito do jornalismo tupiniquim, mas já que eu entrei no assunto, vamos continuar por mais um parágrafo. Os jornalistas daqui, invariavelmente, requentam informação. E morrem de medo de citar uma fonte primária. Precisam de autorização do chefe, do chefe-do-chefe, do chefe-do-chefe-do-chefe – e assim vai. É como o Mauro Dias, um dia, me contou: “Mas quem é esse músico?”, o editor do “Caderno2”, certa vez, lhe perguntou; e o Mauro astutamente respondeu: “Olha, se eu não escrever, você não vai saber...”.

Ou seja: o jornalismo – mais este parágrafo só –, que deveria ser a vanguarda da informação, hoje precisa da aprovação de Deus e o mundo, de modo que é perfeitamente reativo e não traz nenhuma novidade (notícias em inglês se diz “news” – parece que os jornalistas esqueceram a origem desta palavra...). Mas não é só um problema do Brasil. Volta e meia, numa área que eu conheço razoavelmente bem – internet –, vejo blogueiros especializados apontando para uma matéria (atrasada) do New York Times e exclamando: “Where were these guys?” (Ou, em português aproximado: “Onde estavam esses caras [que só agora resolveram dar]?”).

Eu vivo falando dos feeds (e dos agregadores de conteúdo) no Digestivo, e me embrenhei de tal maneira na selva de notícias, via RSS ou XML, que para mim é inconcebível, hoje, aquela constatação triste diante do televisor: “Mas não tem nada pra assistir!”. Para assistir pode não ter nada mesmo, mas, para ler, tem um montão. E mesmo antes dos feeds já havia. Está certo que eu sou um caso à parte, recebo cualquier cantidad – como se diz em castelhano – de e-mails, livros, discos, periódicos, releases e convites. Desisti, como vocês sabem, de atender a todos. Logo, antes de viver soterrado pelos feeds de agora, eu já vivia soterrado pela informação. Mas a idéia, aqui, é tratar das fontes de informação gratuitas, disponíveis a todo mundo... e que, hoje, são infinitas na prática.

Eu queria começar este texto com a metáfora de um mundo em que toda e qualquer informação, que você desejasse, estivesse à sua disposição. Ainda não chegamos lá, logicamente, e talvez, no limite, nunca cheguemos, mas num mundo em que você já não consegue dar conta da informação de que dispõe – sabendo que boa parte dessa informação é de qualidade – não é um mundo que serve bem à nossa metáfora? Eu sei que, – daí da sua poltrona – você não vai concordar, mas eu vivo nesse mundo agora. “Assino” uma porção de fontes de informação de qualidade, e de graça, e, neste momento, não dou conta do fluxo de informação. Vamos partir deste meu cenário então?

Antes de prosseguir, por que estou estendendo esse meu exemplo a todas as outras pessoas? Por que eu acredito que esse dia vai chegar para todas as pessoas. Pelo menos, para todas as pessoas que estão me lendo agora. O dia em que, por mais que você se esforce, por mais que você dedique seu tempo a esse esforço, você não vai conseguir dar conta dos estímulos todos. Nem de reagir a eles, nem mesmo de absorvê-los. Um dia em que você talvez sofra uma overdose de informação; um dia em que você talvez decida se afastar de tudo – e recomeçar sua vida no campo, em busca da placidez das vaquinhas pastando... Mas, cá entre nós, você sabe que essa não é a solução. Qual a solução então? É justamente o que eu estou procurando!

Eu percebo, por exemplo, que diante do “mar de informação” da internet, as pessoas se sentem nostálgicas do tempo em que já vinha tudo mastigado e o seu único trabalho era “filtrar” meia dúzia de fontes de informação. Na verdade, essa nostalgia é uma ilusão de ótica, porque o que acontecia – por baixo dessa imagem paternalista de que alguém empacotava direitinho a informação – era que você, o nostálgico, estava é sendo tutelado o tempo todo. Cinco ou seis veículos diziam, a você, que a notícia era aquela e você, bobinho, acreditava – ou então fingia acreditar; ou não acreditava e pronto. (A sua postura não alterava nada.)

Hoje só se você for, realmente, bobo, vai ler um ou dois jornais, assinar uma ou duas revistas, ouvir rádio durante o dia e assistir ao jornal da noite... e achar que essas são as únicas fontes de informação (as únicas notícias!); e vai repousar tranqüilo, sonhando que o mundo anda uma beleza (ou uma loucura), e que você só pode lamentar esse fato com seus familiares, enquanto se serve de mais uma colherada de arroz ou feijão...

Meu amigo, a não ser que você esteja morando em Marte (e até lá o Google já chegou), sinto lhe informar que essa ilusão bucólica acabou. Claro que muitos dos meios de comunicação continuam te tratando como se você fosse uma criança – afinal, durante anos, como tal você se comportou –, mas eu e o resto da internet, modéstia à parte, estamos tentando lhe mostrar, há mais de dez anos, que você precisa crescer e se virar diante do tal “mar de informação”. É essa a discussão que importa agora; e, não, se fulano, beltrano ou sicrano vai deter o “monopólio da informação”. A informação está solta, cabe a você aproveitá-la ou não.

Uma das perguntas que mais me fazem em entrevistas, sobre a internet, é: “Como navegar nesse mar de informação?”. Em outras palavras: Como distinguir o que é certo do que é errado? O que é importante do que é desimportante? Uma fonte confiável de outra não confiável... Etc. Ou então, na calada da noite, de repente, um jornalista virar e soltar: “Eu não leio esses tais blogs [com cara de nojo]... Prefiro alguém que separe pra mim o que é bom do que é ruim... como Digestivo Cultural [sorriso forçado agora]”. Claro que eu me sinto lisonjeado, mas não acho que essa seja a atitude mais correta a se tomar. Eu e a internet estamos falando que você deve desconfiar. Que você deve duvidar de tudo e de todos. Inclusive de nós!

Einstein teorizava sobre a relatividade (claro que em outro contexto), Nietzsche, sobre o perspectivismo, e Darwin explodia as categorias biológicas estáticas (e o criacionismo junto), decretando que tudo muda no mundo e que nada está parado. Mas, no que se refere à informação, as pessoas continuam buscando “a verdade”. Lidam mal com o fato de que a verdade (esse ente imponderável) pode não estar em nenhum lugar, pode nem existir! (Essa é que é a graça, aliás.) A internet, então, talvez seja – e isso me ocorre agora – um “mar de opinião” e não um “mar de informação”. (Digo na prática.)

A atitude, portanto, não deve ser de passividade, de se estar diante de uma certeza algo dogmática, mas de dúvida sistemática, como queria Descartes. Nessas horas, eu me lembro também de Kant, para quem a inteligência de uma pessoa se mede pelo número de contradições que ela consegue suportar. Não é à toda que estiveram tão na moda, no século passado, pensadores que implodiram com o edifício da linguagem – ...e do pensamento, e do conhecimento, e de qualquer construção intelectual –, como Wittgenstein. E óbvio que, se você estilhaça a realidade, depois não pode reclamar que muitas pessoas, muitas pessoas mesmo, corram, apavoradas, na direção oposta – do obscurantismo, do fundamentalismo, da religião...

E incertezas, claro, cansam. Do mesmo jeito que o jornalista contemporâneo evita a internet – porque não consegue processá-la –, é obviamente mais confortável se refugiar na antiguidade, na idade média, até na idade moderna (pus em minúsculas de propósito). Porque o pós-modernismo, de hoje, é maçante; o pós-modernismo é o Google, que te apresenta uma porção de resultados, para uma busca, e que você mesmo tem de validar! Pessoalmente, eu adoraria retroceder à minha cama da infância, ao meu quarto da adolescência ou até os meus caminhos da juventude, e achar que o mundo era aquele, que a vida era aquela, e que poderia me acomodar porque nada do que eu fizesse mudaria, efetivamente, as coisas... Estamos sempre querendo voltar ao útero – a sair pelo mundo, a enfrentar a realidade, a simplesmente admitir o custo de nossa inércia e o peso de nossas ações.

É por isso que eu acho, em resumo, que a grande educação hoje é para a informação. Para a administração da informação. Em qualquer fase da vida. O que era sólido ontem, agora se desmancha, amanhã virou ar (Marx). A postura conservadora, em relação ao novo – no atacado –, está fatalmente condenada. Porque é, no mínimo, covarde e não traz segurança – só ilusão de segurança (ou falsa segurança, que, às vezes, é pior do que a efetiva falta de segurança). O certo, ou a impressão de certeza, é um risco bem maior que a incerteza constatada. Porque saber que não se sabe, atualmente, é melhor do que achar que se sabe. (Voltamos a Sócrates.)

Finalmente, desconfie de apocalípticos em geral. Eles estão sempre querendo voltar a um “passado” supostamente “organizado” (e “glorioso”) – porque processado hoje pela lente da História –, mas que apenas traz a impressão de organização. A internet não é a imagem da besta, como quer todo esse povo. Como não foi a televisão (embora estivesse, esteticamente, mais próxima), o rádio, os impressos, as comunicações... Temos de admitir que, a partir do momento em que todos somos potenciais fontes de informação, está instaurada a babel planetária. Mas também, talvez, uma nova possibilidade de entendimento, de compreensão e até de civilização.

em defesa do mar de informação do julio daio borges no seu sempre(in) digestivo cultural para tantos, de onde retirei a citação de paulo francis, ontem postada.

sexta-feira, março 24, 2006

pindorama

ótima é a água. píndaro. talvez numa contribuição, atrasada, ao dia dá água ou coisa que o valha,

waal!

"O pior não é a mentira ou a verdade. Isso nem existe filosoficamente. (E só 0,1% da população sabe disso.) O duro é conviver com a meia verdade e a meia mentira, baseadas em verdades e mentiras falsas, que inventamos para fazer de conta que estamos vivos. (...) A imprecisão é a constante de nossas vidas. E as pessoas se refugiam delas nas paixões, uma maneira barata de sintetizar em algo pseudo-sólido a nossa fluidez (...) sem medida."
Paulo Francis

coraçao beta x mentes beta

....No coração da nova campanha da Microsoft reside uma batalha pelos corações e mentes do mercado. Não se trata apenas de mostrar um produto tecnicamente melhor. Os concorrentes, afinal, também são bons. Trata-se de mexer com as emoções dos clientes, alistá-los, envolvê-los e incorporá-los, de corpo e alma, à Família Microsoft. Trata-se de investir pesado e de forma inteligente em publicidade. Ballmer aproveitou o encontro com os chefões de Nova York para lançar uma campanha publicitária também impressionante: US$ 500 milhões para veiculá-la em todo mundo. Algo que a Microsoft jamais havia feito. Batizada de People-Ready Business, a campanha tem uma linguagem completamente emocional. Em vez de vender produtos, busca criar identificação com o consumidor. Mostra pessoas preparando-se para trabalhar pela manhã, como se fossem guerreiros aprontando-se para uma batalha. “No final do dia, os verdadeiros responsáveis pelo sucesso do negócio são as pessoas”, afirmou Ballmer, afinado com a mensagem dos filmes publicitários. “A Microsoft dá poder às pessoas para que possam tomar as melhores decisões e fazer a diferença”, completou. Novamente, arrancou aplausos da platéia. Pouco depois, durante uma conversa com os jornalistas, o ataque foi mais pesado. “Contratar um serviço da IBM significa levar junto um bando de consultores, softwares e equipamentos estranhos à sua empresa para dentro dela”, disse Ballmer. “Isso é o oposto a dar poder e capacidade de decisão a seus próprios funcionários”. E aproveitou para repetir a cantilena, há muito entoada pela Microsoft: “Software livre está longe de ser de graça”. A estratégia de comunicação pareceu interessante para especialistas. “A briga da Microsoft não é técnica mas sim ideológica, já que muitos rejeitam a situação monopolista da empresa”, afirma Marcos Cortez Campomar, professor de Marketing da Faculdade de Economia e Administração da USP. “Ao criar um vínculo emocional com os consumidores, ela entra num nível de comunicação que a torna mais atraente”....

à moda antiga

pelo menos em têrmos de comunciação governamental a mídia tradicional subverte as forças dominantes. os gastos do governo de acordo com o instituto de acompanhamento de publicidade(iap) em 2005 apontam para: R$ 885 milhões , dos quais R$ 543 milhões foi o gasto somente com televisão.
O total não inclui publicidade legal, produção e patrocínio.
Isto também é um prova que além de outras "desinclusões" a digital também está longe, e bota longe nisso de acabar, contrariando também os investimentos mundiais no setor. povo sem comida morre de fome, povo sem digitalidade, mata de fome também as suas mentes.

quinta-feira, março 23, 2006

anônimos pelo desmatamento

apenas no campo temos a chance de conhecer uma pessoa ou um livro.
c.connolly - 1903-1974.

o sonho de muita gente ?

A Zamorano Asociados, agência espanhola de publicidade, decidiu rescindir o contrato que mantinha com a Localia TV e o diário Cinco Días, activos do grupo Prisa, porque “economicamente não eram rentáveis para a agência”, de acordo com o comunicado que a agência distribuiu junto da imprensa espanhola. A relação entre a Zamorano e o Cinco Días durou sete anos. A Localia TV era trabalhada pela agência desde 2003.

mas isto não é a mesma coisa que a matos grey fez não, pois não ?

neura ou neuromarketing ?

Coisas curiosas acontecem de vez em quando. Semana passada recebi um e-mail de uma revista solicitando uma entrevista por telefone para falar sobre o tema neuromarketing. Irremediavelmente atraída pelo perigo, é claro que eu disse que sim (medo!), desde que me fosse dado algum tempo para descobrir o significado dessa misteriosa palavra: seria de comer, de beber ou de vestir? Para minha surpresa, a jornalista não só não desistiu de me entrevistar, como me deu dois dias.

Quem tem o Google como ajudante para desencavar os grandes e pequenos mistérios da humanidade não tem medo de nada, por isso o frio na barriga durou pouco. Foi fácil descobrir do que se tratava. Mais difícil foi formar uma opinião minimamente defensável a respeito do assunto em tão pouco tempo.

Vejamos o que eu consegui até agora.

Desde que as empresas se deram conta de que havia clientes para conquistar e concorrentes para superar, são utilizados criativos e cansativos métodos para tentar descobrir o que se passa na cabeça de um desavisado quando elege uma marca de biscoito entre centenas de outras que se oferecem insistentemente nas gôndolas de um supermercado.

Nas universidades, os pesquisadores também viram aí uma promissora fonte de artigos e teses sem fim. E toca a inventar maneiras de adivinhar os gostos mais recônditos e insuspeitados. O que se sabe, até agora, é que o processo de compra é muito mais ligado à emoção do que à razão. Quando você decide comprar um carro, sua preferência é baseada em cantinhos poderosos da sua mente que nem você sabe que existem. Só depois do modelo eleito é que você vai procurar argumentos racionais para justificar a escolha. O Umberto Eco, no seu ótimo O pêndulo de Foucault, bem lembra a teoria da síndrome da suspeita, em que o universo conspira a seu favor para provar qualquer idéia, por mais estapafúrdia que seja. Basta procurar bem, que você vai encontrar razões indefensáveis para ter escolhido o tal carro, mas a verdade é que foi uma paixão avassaladora, onde a razão não passou nem perto.

Pois bem. Então o povo começou a pesquisar esses mistérios com os básicos prancheta e questionário. Mas como já se disse, muitos dos motivos que levam uma pessoa a comprar não podem ser verbalizados, pois os próprios compradores não sabem direito como o processo funciona nas suas cabeças. Psicólogos foram chamados para arquitetar as perguntas de maneira que se conseguisse ir mais fundo no processo e estão na luta até hoje.

Mas teve gente inconformada que tentou descobrir jeitos mais eficientes. O Eyetrack, por exemplo, é um estudo promovido pelo Poynter Institute para descobrir como os olhos dos consumidores passeiam pelas páginas de um jornal. Inicialmente, o estudo foi feito com jornais impressos; depois, evoluiu para páginas na Internet e trouxe utilíssimas informações para os desenvolvedores. Funciona assim: um óculos especial e muito estiloso é colocado na pessoa que vai se submeter ao teste. Depois ela é apresentada a uma página na Internet e os óculos registram o caminho que os olhos fizeram, quantos segundos parou em cada ponto da tela, se ela leu algum texto ou se apenas o viu, se algum anúncio despertou a sua atenção, etc. Obviamente, são informações preciosas para quem está no negócio.

Não contentes com o super-óculos, os pesquisadores colocaram literalmente os neurônios para funcionar e lembraram-se do tomógrafo computadorizado. É aquele aparelho sofisticadíssimo que consegue espiar dentro do cérebro de uma pessoa, dedurando quais as áreas estão ativas no momento da pesquisa. Concebido para descobrir tumores e outras anomalias no cérebro, a máquina virou estrela de uma nova geração de marketeiros. Eu mesma já citei um dos usos aqui, na coluna “O nome e a rosa”, sem saber que se tratava do pós-moderno neuromarketing. Aos consumidores testados são apresentados produtos, embalagens e situações, e verifica-se como o cérebro deles reage, quais áreas são ativadas, e assim por diante.

Conforme eu disse para a entrevistadora, na minha opinião, neuromarketing é como fogo. Poderoso, perigoso, mas muito útil. E polêmico, já que muita gente se assusta com a possibilidade de se tornar um brinquedo nas mãos de malignas corporações globais, já que o seu cérebro estará à mercê dos caprichos dos executivos de marketing.

Ora, gente, vamos lá. Em primeiro lugar, o neuromarketing é só uma ferramenta, como todas as outras. A maioria das pesquisas usando esse instrumento deve ser exploratória (que apenas indica tendências), pois as estatísticas (chegam mais perto da verdade escolhendo uma amostra representativa) são muito caras, já que precisam de mais cobaias. A pesquisa está só começando e muita coisa tem que ser inferida por falta de precisão dos equipamentos ou dificuldade de interpretação. Além do que, o aparelho é tão desconfortável que alguma distorção há de provocar, já que ninguém compra um carro com um trambolho desses na cabeça e um monte de gente olhando e fazendo anotações com o olhar crítico.

Aqui no Brasil temos tomógrafos apenas em hospitais, clínicas ou centros de pesquisa muito avançados, de forma que teremos que esperar bastante até que essas sofisticadas máquinas estejam disponíveis para testar uma nova marca de margarina. Além disso, os procedimentos devem ser muito bem elaborados, e, mais difícil ainda, os resultados têm que ser muito bem interpretados. É preciso gente esperta, qualificada, especializada e com conhecimentos multidisciplinares.

De qualquer maneira, sou otimista com relação à tecnologia. Penso que, se o mercado está pesquisando a melhor forma de me agradar, de me seduzir, de se comunicar melhor comigo, de me conquistar, vá em frente. O próprio design já foi bastante beneficiado em saber as posições mais apropriadas que os elementos gráficos devem ocupar, entre outras coisas.

Como não vejo a menor possibilidade de que eu, ou o resto da humanidade, comece a tomar suas decisões de compra apenas considerando a razão, só nos resta aproveitar, mas com os olhos bem abertos e os neurônios monitorando a atividade desses pesquisadores curiosos e intrometidos. Afinal, todo mundo tem o direito de ter seus segredinhos.

Ligia Fascioni no seu neuromarketing.

quarta-feira, março 22, 2006

bertold

entre roubar um banco e fundar um, qual é mesmo a diferença ?
se a memória não me trai, brecht.

por que choram os inocentes ou pais agiotas









"Um bebê brasileiro que venha ao mundo hoje já nasce devendo 5 400 reais. Pior. Precisa pagar 900 reais ao ano em juros pela dívida que o pobrezinho contraiu antes mesmo de dar o primeiro sorriso para a mãe e o pai".
chamada para a veja desta semana, via on line. a foto? desde quando você acha que a veja ia publicar uma foto ilustrando uma chamada assim? deixa de ser criança rapá.

o itaú responde quando você está na fila ?

Para o Itaú, de forma nenhuma, assegura Antonio Jacinto Matias, vice-presidente-executivo do banco: "Respeito às pessoas, observância estrita às leis e regulamentos, busca permanente do desenvolvimento, ética e transparência — afirma — são valores fundamentais do Itaú. Assim, o social é questão de valor e não de marketing."
Se a comunicação empresarial tivesse apenas tons pretos e brancos, poderíamos dar assim por respondida a pergunta do título. Atribuiríamos ao marketing a promoção comercial dos produtos e serviços, enquanto a demonstração da responsabilidade social seria constituída pela postura institucional e por ações como a doação de recursos a causas nobres — a devolução à sociedade de parte do lucro auferido pela empresa.

Seria dessa forma se os fatores que compõem a comunicação empresarial fossem exclusivamente pretos ou brancos. Só que, ainda que se separem as ferramentas — as de marketing em uma gaveta e as institucionais em outra —, na cabeça e no coração da opinião pública e dos consumidores o resultado final é o cinza que resulta da mistura.

Por isso, quando se pergunta se o investimento social agrega valor à marca Itaú, Matias não hesita: "Pesquisa do The Copenhagen Centre e do Account Ability, em 2002, mostra a legitimidade proporcionada pela responsabilidade social, ou seja, a competitividade de produtos e serviços é afetada pela percepção dos consumidores em relação aos impactos sociais e ambientais causados pela produção e disseminação de determinados itens. Cada vez mais, clientes e consumidores esperam que grandes marcas sejam responsáveis socialmente. Empresas que atuam assim conquistam legitimidade na comunidade, impactando o valor da marca."

E de que forma se insere o investimento social nas estratégias de gestão da marca do Itaú? "Essa gestão — disse Matias — considera todos os relacionamentos do Itaú: clientes, acionistas/investidores, colaboradores, fornecedores, comunidade e meio ambiente. A relação com a comunidade pelos programas sociais é uma das dimensões gerenciadas. Desde sua fundação, o Itaú sempre apoiou projetos sociais. Nos últimos dez anos, por meio do Programa Itaú Social e da Fundação Itaú Social, foram investidos mais de R$ 85 milhões em mais de 500 projetos sociais."

Mas a marca não é um símbolo comercial? Então, como ficamos? Essa esfinge pode ser decifrada se considerarmos que, além de atributos comerciais, as marcas, em virtude de sua onipresença e crescente valor financeiro (a do Itaú vale US$ 1,093 bilhão, segundo a consultoria britânica Interbrand), transcenderam a simbologia comercial, adquirindo também significado ético, destacado pelo investimento em responsabilidade social. E enquanto as ações de marketing promovem atributos comerciais das marcas e de seus produtos e serviços, os projetos de responsabilidade social realçam os aspectos éticos das marcas e, portanto, dos produtos e serviços que elas assinam.

Nos Estados Unidos, os universos institucional e comercial (voltados às marcas) são bem separados. Responsabilidade social, lá, se classifica como filantropia, ou caridade. E é puramente institucional. Em parte devido à situação econômica dos norte-americanos, bem melhor que a nossa. Além disso, a regulação tributária pesa nessa distinção.

Entidades filantrópicas nos EUA e Europa, como as fundações Rockefeller, Carnegie e Gulbenkian, nem sequer associam seus nomes aos das respectivas empresas. São pessoais ou familiares. A Fundação Bill e Belinda Gates tampouco tem ligação com a Microsoft. Outras, como as Fundações Kelloggs e Alcoa, levam os nomes das empresas e marcas, mas sua gestão é puramente institucional. No Brasil, cresce a percepção das empresas de que seu papel social vai além de gerar empregos, fazer produtos de qualidade e pagar impostos, por isso a responsabilidade social vem sendo cada vez mais assumida por elas de maneira explícita. Mas o mais interessante é a consciência de que o desempenho dessa função social agrega, sim, valor e personalidade às marcas comerciais, dando-lhes "alma" e maior empatia (não meramente promocional, e por isso mais valiosa) com os consumidores.

"A marca — afirma Antonio Jacinto Matias — é conseqüência de um conjunto de iniciativas fundamentadas nos princípios da organização. Os programas sociais do Itaú estão inteiramente alinhados com os valores do banco. Somados aos outros elementos que compõem a personalidade da marca, os programas sociais agregam valor à marca Itaú."

Finalmente: esse valor será mensurável? "Todos os elementos que formam a personalidade e o valor de uma marca são mensuráveis — conclui o vice-presidente-executivo do Itaú — , quando conhecemos a fundo um a um e entendemos seu papel. No caso dos programas sociais ainda não é possível estabelecer o valor exato do retorno, pois esse conjunto de conceitos e métricas não está consolidado. Mas é possível afirmar que a responsabilidade social está muito alinhada com os valores da marca Itaú e agrega valor real."

responsabilidade social é marketing, nemércio nogueira, há um ou dois anos atrás. mudamos nós ou mudou o itaú ?

terça-feira, março 21, 2006

ainda é vero ?

cada vez mais tem mais gente na internet sem saber direito o que fazer com ela.
coluna do joelmir betting, no globo, e olhe que já faz tempo.

quase, mais ainda não é isso

A integração do marketing direto com o marketing interativo é uma das coisas mais óbvias que já se viu. Os pontos de convergência das duas disciplinas são inúmeros e qualquer análise superficial mostra claramente os benefícios que uma empresa pode ter ao implantar soluções de comunicação one-to-one integrando ferramentas on e off-line.
O fato é que a internet veio complementar o marketing direto, trazendo os elementos que faltavam para que a comunicação one-to-one se fortalecesse no mercado brasileiro e se tornasse altamente atrativa. A seguir, você vai encontrar dez pontos que demonstram claramente o potencial de integração das duas disciplinas.
1. Essência interativa — A internet é ao mesmo tempo um meio de comunicação e um canal de vendas. É o único ambiente onde o consumidor pode ser envolvido pelo conteúdo, receber o impacto de uma mensagem publicitária e efetuar a compra de um produto. É o sonho de todo profissional de marketing direto.
2. Métricas — Na internet, tudo pode ser testado antes da implementação. E o melhor: com mais rapidez e com custos e riscos infinitamente menores do que em qualquer outro canal ou disciplina. Fora isso, do clique à satisfação do cliente, tudo o que acontece na internet pode ser medido. Ou seja, 100% de todas as atividades on-line de uma marca podem ser avaliados com base em métricas confiáveis e relativamente simples.
3. Flexibilidade — Obviamente, a partir da disponibilidade em real time dos números, as possibilidades de mudanças, correções ou incrementos de uma ação de comunicação ganham um dinamismo muito maior. Os números que aparecem na tela do computador formam um desenho fiel e imediato das respostas dos consumidores. A performance passa a depender mais da ação do que da informação.
4. Custos — Uma vez amortizados os investimentos em infra-estrutura, o custo por contato entre a marca e o cliente tende a ser zero. Portanto, a performance financeira de ações de aquisição, retenção e fidelização está em constante evolução.
5. Conhecimento sobre o consumidor — Na web, o processo de captura de informações e enriquecimento da base de dados é constante. Cada vez que o consumidor visita um site e utiliza um determinado serviço on-line, deixa suas pegadas, que podem ser transformadas em preciosas informações de marketing.
6. Simplificação dos processos — Na internet, a taxa de resposta e a participação do consumidor são normalmente potencializadas em função da facilidade: o cliente não precisa sair de casa para postar um e-mail e o preenchimento de questionários pode ser substituído por diversos outros mecanismos.
7. Performance — A web oferece uma grande quantidade de pontos de contato entre a marca e o consumidor: site, site de parceiros, hot site, banners, e-mail, celular, quiosques interativos, desktop, games etc. Essa diversidade não só aumenta a possibilidade de sucesso de uma campanha como amplia as alternativas para uma marca fugir da saturação e lutar pela atenção de seus consumidores.
8. Segmentação — A internet é a primeira mídia eletrônica com real potencial de segmentação: “mostre este banner apenas para homens de Porto Alegre, com mais de 30 anos e que pretendam alugar um imóvel nos próximos dois meses”. Finalmente, podemos ver a materialização da promessa de personalização das mensagens: em banners, em sites, em e-mails etc.
9. Poder de convergência — Só a internet pode ser integrada em real time com outros canais, como o telefone. Mas isso é apenas um exemplo. A grande notícia é que em pouquíssimo tempo veremos a web como catalizadora na convergência das mídias. A TV interativa está a um passo de se tornar realidade.
10. Um novo estímulo no mercado — A internet fez surgir uma nova categoria de anunciantes que precisam de soluções one-to-one da mesma forma que nós necessitamos do ar para respirar: as empresas ponto com. Além disso, o meio interativo obrigou grandes empresas a mudar o seu mindset, que era 100% voltado para mídia de massa.
Apesar da obviedade por trás dessas idéias, ainda é raro encontrar agências brasileiras que, de fato, estejam estruturadas e preparadas para oferecer soluções one-to-one integrando a internet com outros canais. As iniciativas são muitas. Mas, na maioria dos casos, a falta de especialidade acaba sendo a realidade dos modelos.
É simples entender o que acontece. A internet provocou um fenômeno curioso: de uma hora para a outra, dezenas de anunciantes e publicitários habituados à mídia de massa se viram envolvidos em programas de comunicação dirigida. Tudo por causa da web. Com a necessidade de conhecer e explorar a mídia interativa, a maioria dessas pessoas começou a fazer marketing direto sem perceber.
Com algumas exceções, foi a partir desses núcleos que a internet se desenvolveu na propaganda brasileira. Isso explica o espanto e a indignação de alguns quando se fala em integração de marketing direto com marketing interativo. Isso também explica, em muitos casos, a falta de especialização. No fundo, é apenas uma questão de berço.

internet e MD; enfim, juntou ou quase, paulo sanna

segunda-feira, março 20, 2006

make yourself

sem cabeça, nada funciona. nem dupla, nem trinca, nem mesão, nem quarteirão.

suruba criativa

alguns novos formatos ao juntar criativos apresentam o mesmo problema: tudo muito bem, tudo muito bom, mas na hora dos méritos, já lhe passaram a mão na bunda e você não comeu ninguém. papai com mamãe não empolga. mas procria.

duplas de dois ?

"Não funciona. Na prática, não é uma coisa que foi feita para funcionar. Explico: não tenho nada contraos anúncios serem feitos em duplas. E nem que essas duplas sejam divididas em directores de arte e redactores. Apenas não considero razoável a instituição chamada "dupla criativa", formato em que duas pessoas trabalham sempre nas mesmas coisas, convivem na mesma sala, vão almoçar juntas, tiramférias ao mesmo tempo e, se forem meninas, acabam por menstruar no mesmo período (há casos em que isso acontece com os meninos também). Acredito na soma das partes. Discordo sempre quando um mais um dá menos que dois. Os criativos publicitários não nascem aos pares.Cada indivíduo é uma unidade indivisível de si mesmo (perdoem-me a platitude). Todos nós temos as nossas qualidades próprias, os nossos defeitos próprios, as nossas loucuras, desejos e manias. O outro também. Temos o nosso tempo, a nossa história e percurso. O outro também. Pode até ser que num determinado período da nossa vida encontremos uma pessoa que partilhe dos nossos pontos de vista e que tenha uma bagagem profissional compatível com a nossa. Isso poderá resultar em bom trabalho. Ou não. Já vi pessoas extremamente parecidas do ponto de vista profissional e que não poderiam estar na mesma sala, sob risco de termos que chamar a polícia. E também já vi o contrário. Casos de pessoas que andavam sempre de candeias às avessas e que juntas faziam anúncios brilhantes. Vamos lembrar o seguinte: o aparecimento das duplas criativas remonta a década de 60 e respondia a uma necessidade de organização do raciocínio criativo. Antes os anúncios eram feitos em separado, como numa linha de produção. Um escrevia o texto e outro tratava da imagem. Não se falavam e nem era preciso. O resultado, como é óbvio, nem sempre era o desejado. Juntar as duas partes do processo foi uma ideia brilhante. Daí a obrigar a que essas pessoas passassem a trabalhar necessariamente juntas, ao longo de meses ou anos, como um casal, sinceramente, foi um exagero. Pode até ser que tenha funcionado no caso A ou no caso B. Mas o falhanço ocorreu do C ao Z. Nos últimos 15 anos apareceram um pouco por todo o mundo formatos alternativos. Desde os departamentos criativos em que ninguém é de ninguém, onde o director criativo forma duplas específicas para cada projecto, até o sistema do "mesão": os projectos são discutidos entre muitos e só depois de vários caminhos serem
avaliados há uma atribuição da execução do trabalho para uma ou mais pessoas. Acho qualquer solução, que
não seja a da dupla clássica, melhor e mais produtiva. Acho mais estimulante, pois promove o talento
individual. Acho mais interessante para os profissionais, se um resolve se tornar alcoólatra, por exemplo, ninguém vai também para o fundo do poço por causa disso. Acho mais lógico para as agências, estamos a falar de uma organização séria de trabalho e não de aturar pequenas vaidades individuais. Tenho a noção de que essa minha posição é, no mínimo, antipática. A actividade publicitária é extremamente corporativa (em tudo o que há de mau) e reaccionária. Mas, veja bem, apenas estou a discordar da obrigação
em fazer as coisas burocraticamente do jeito que sempre foram. Isso não é um ataque pessoal a quem está
feliz em fazer as coisas assim. Se isso for verdade, por favor, sigam o vosso caminho. Apenas acho que há
caminhos alternativos mais criativos. E, bolas, não é de criatividade que vivemos? Ou como diria o meu Tio
Olavo: "Existem sempre três maneiras de fazer as coisas: a maneira certa, a maneira errada e a melhor
maneira."

Como funciona uma dupla criativa?", por Edson Athayde, vice-presidente criativo da Ogilvy Portugal, no "Meios & Publicidade" .

domingo, março 19, 2006

rumo da história

conserve seu medo, mantenha ele aceso, mas sempre sem medo de nada.
raul seixas

uma questão de opinião ou sai do impedimento tátá

a coisa mais difícil de ser conseguida na atividade publicitária de hoje em dia é uma opinião isenta, desabrida então, esqueça.

há um estado geral de mudez. desova e conformidade à calamidade na atividade. publicitários fizeram mico de sí mesmos e do negócio. é claro que pra muita gente o negócio vai de vento em popa – mas cuidado com a inversão das helices - estes, hábeis em proferir enunciados de novos tempos ou de retocar velhos discursos, não gostam de determinadas abordagens e prontos estão a branir – nunca publicamente – seu poderio em solapar ondas contrárias. mesmo que marolas sejam.

mas a gravidade maior, ao que parece, não refere-se a mudez, a não prenhez na emissão de opinião, no sentido de tomada de posição ante a desvirtuação, desfiguração, do publicitário, da publicidade, enquanto provedora de soluções de comunicação para o marketing de marcas. isto, por si só, já uma rachadura no pedestal, que trinca a coluna e torna acéfalas as idéias. pois, ainda que sejamos complacentes com a miséria – e a miséria intelectual – humana, não se concebe que em tempos de marketing de sexta, sétima, oitava geração, sejamos nós a construir e cristalizar discursos de algibeira. aliás, nunca se sabe porque raios tais classificações são engendradas, como as de agencias inovadoras, redundância chapada tal qual novos formatos. o que alardeia a fischer, ao “ eliminar” o atendimento, anti-departamentalização de farofa, que vem juntar-se a coleção de micos da atividade. francamente, alardear inovação por isso, pulhice sem tamanho. a começar que outras agências já fizeram isso há tempos, e fazem. o “pastinha”, por exemplo eliminou todos os departamentos, até a secretária loura/morena burra para ser comida no fim de plantão. outra face desta não emissão de opinião em sentido contrario. afinal, agencias tem de oferecer e viabilizar soluções. se ela faz isso batendo tambor, utilizando raio laser, o que interessa é a solução. não são as instalações, a divisão arquitetônica, que interessa. ainda que isso possa vir a favorecer determinadas mentes.

a grande questão da opinião no negócio publicitário hoje em dia, reflexo da sociedade em que vivemos , são as opiniões ditas inteligentes. publicitário tem de ser cool, descolado, antenado. até pra levar chifre publicitário tem de ser unicórnio. o problema é que com passar dos tempos o mundo – e cabeça - do publicitário encolheu, como seu pau. deixou de ser o fodão do bairro do peixoto para ser o peixotinho. levou uma compressão de salário acachapante, mas não perde o post. seu mundo resume-se a discussão sobre o funcionamento via emulação dos photo-shops nos I mac, da leitura da wired, da wall paper(ainda!), dos intermináveis tí-tí-tís do são paulo fashion weeks, da cozinha da hora em cannes(para quem pode), dos i pod, dos novos modelos de celulares e claro, das fraquezas do modelo escolhido para a tv digital. aliás, publicitário que é publicitário só em são paulo. o resto do país patina com disquete.

afastando-se cada vez mais da vida mundana, da farinha do mesmo saco que ele financeiramente cada vez mais se aproxima, o publicitário, caro leitor, se você não é do meio – e tem muita gente que não é – é aquele cara que acredita que todo jogador de futebol ganha o mesmo que ronaldinho e por fim descobre que 93% dos jogadores de futebol no brasil ganham um ou menos que um salário mínimo. outra coisa não acredite em percentuais estatísticos, menos ainda se forem branidos por publcitários. nós chutamos ou outros chutaram tanto, daí a analogia com o futebol, até o dia que o contador contabilista do fiteiro foi fazer as contas e descobriu que os porcentos na qual se baseiam os ditos cujos procedimentos estratégicos eram uma lorota sem tamanho. justiça seja feita, na arte de empunhar lorotas, publicitários nunca fazem menos que quinhentas embaixadinhas.

acontece que emissores de opiniões, assim, digamos, tão up-to-date ou tão mudas na defesa do negócio, a começar de por ordem na casa, e da casa para a casa do cliente, não param de fazer gol contra contra o time que deveriam defender: o seu, da sua agência, do cliente, do cliente do cliente, enfim do negócio, da economia, da sociedade, do pais, da vida enfiim, por pior que seja o briefing que nos cabe.

mas isso, claro, é só mais uma opinião de publicitário, não deve ser levada para a conta.
e haja maus tratos à bola.

sábado, março 18, 2006

aos que vão citar-me

um homem muito lido nunca cita com precisão(…) a citação errada é o orgulho e o privilégio da pessoa culta. pearson, 1887-1964, in commom misquotations.

fedex

cemgrauscelsius anda com problemas de courier como voces devem ter notado. a vida numa ilha não é fácil – não acreditem em folhetagem turística – é conexão a cabo que não funciona como promete, arrumação de casa e agência, biblioteca que não acompanha, arquivos encaixotados, o que está desandando a entrega, e até, fazendo-me passar batido na quarta ah portuguesa que foi pro espaço na última. mas a vida continua e em breve os “maruins” estarão conectados com o calendário as horas de sempre.

idiotas e imbecis: ontem, hoje e sempre

Os idiotas de hoje não são como os idiotas de antigamente. De certa forma o termo nada tinha de pejorativo – vem do grego idiots, por meio do latim idiota, que designava quemtinha os seus valores próprios, era uma pessoa “privada”, em oposição a pessoa “pública” , “ de Estado”.
O elemento de composição grego idi(o)-, proveniente de idios, quer dizer exatamente “próprios, pessoal e entra na composição de palavras como “idioma”, que significa “ lingual própria de uma região ou de uma nação”. Com o tempo, na própria lingua grega o termo passou a designar a maioria da população, falando-se, por exemplo, em “povo idiota”, isto é leigos, parcela da população não-letrada, alheia à república e o governo.
Ao latim, o termo já chegou carregado de fluidos negativos, significando “ ignorante, pessoa sem instrução, pateta, parvo, tolo “. A conotação pejorativa pode ter surgido porque quem não participava da vida política ficava alienadao, desinformado. Ou então um preconceito de quem tinha cargos ou encargos no governo, contra à maioria, sem acesso à educação e que ficava alheia às decisões políticas. Mas em Portugal, o termo foi usado no sentido de “leigo” durante muito tempo. Havia, por exemplo, os “ medicos idiotas”, que eram os práticos não-formados e, em várias aldeias existiam os “juizes idiotas”, magistrados dequem se exigiam apenas bons costumes, experiência e moralidade.

Já imbecil, vem do latim, imbecilis e não tinha carga pejorativa. O termo significava “débil, frágil”, podendo ser usado para homens, animais ou para a terra. Por exemplo, uma terra pouco produtiva, ou estéril, era chamada de imbecilis. Significava também “doente” e por essa razão alguns autores consideram a hipótese de que o termo tenha sido formado por in e bacillus, ou bacillum. O dicionário de Morais Silva, de 1813, não registra “imbecil”, apenas “imbecilidade”, definida como “fraqueza do corpo”, mas pondendo ser usada também a forma “imbecilidade da razão”. Foi o uso dessa expressão, no sentido de “fraqueza da razão, do entendimento”, e também por influência do significado na lingua francesa, que “imbecil” adquiriu os sentidos de “idiota, tolo, estúpido”.

márcio bueno no seu a origem curiosa das palavras, josé olympio editora, 2002.

fica-se a saber, portanto, porque temos tantos “publicitários idiotas e imbecis aos montes”, em todas as acepções do termo, na aldeia e nas capitais.

sexta-feira, março 17, 2006

fugindo do barbeiro

ideias são como barbas: você só tem uma quando ela cresce.
voltaire, de parceria.

desconcertando o conceito

Conceito Post it versus Conceito Superbond?

No produto, na marca ou serviço, como é que deve grudar o seu conceito? Tipo post it, que vai de um lado para o outro deixando seus pequenos recados numa boa? Ou superbond, colando definitivamente? Com a palavra, Zeca Baleiro.
 
ZB já desejava há muito tempo gravar sua versão para o poema "Mulher Amada", de Murilo Mendes. Mas nunca via a música encaixando-se nas idéias dos discos. No quinto CD solo, o agora lançado "Baladas do Asfalto e Outros Blues", a faixa entrou à força. "Também não encaixava, mas resolvi pôr para criar um estranhamento mesmo", explica ZB, rindo. A tristeza é sempre bem-vinda. Não é um conceito prévio o que embasa seus discos. Ele diz ver mais filosofia em Nelson Cavaquinho do que em Michel Foucault. "O conceito vem depois. Desde que surgiu esse negócio de conceito, a música piorou muito. Muitas vezes o discurso do conceito é uma máscara para disfarçar a inconsistência do trabalho." (in Folha — sexta-feira, 5/8/2005.) Para Zeca Baleiro, assim é conceito.
 
 
Conceito Pitbull versus Conceito Poodle
 
Agora vejamos como explica o ex-desafiante ao título dos meios-pesados James Scott ao descrever como eram seus treinos e de como ele aproveitava a excelente chance para fortalecer o aspecto mental e checar se teria futuro no ringue. Sinto que isso vale para o momento em que estivermos nos preparando para planejar e desenvolver o conceito, fazendo os devidos aquecimentos para que as idéias possam se fortalecer. "Você deve encontrar um exercício, seja ele flexões de braço, movimentos para o pescoço ou abdominais. Você tem de achar aquele que lhe força a desistir. É justamente esse, que para você é muito duro, que robustecerá sua força de vontade. É a vontade de vencer, e a única coisa que a fortalece são os treinos", aconselha Scott. Entre um pitbull e um poodle, fique com o conceito que deixa marcas na memória do coração e menos na memória da Levi’s rasgada pelos fundilhos.
 
"Tudo é real porque tudo é inventado." – Guimarães Rosa
 
No dizer de Deepak Chopra, a nova ciência do caos está tentando prever o imprevisível por meio de intricados modelos matemáticos. No exemplo clássico, uma borboleta bate as asas no Japão e seis dias depois tem lugar um furacão em New Orleans. A conexão pode não parecer óbvia, mas existe. Toda criatividade se baseia em saltos quânticos e na incerteza. Em momentos particulares do tempo, idéias verdadeiramente originais emanam da base coletiva de informações, afirmam a ciência e a percepção de DC. Essas idéias não se originaram na pessoa afortunada, e sim na consciência coletiva. É por esse motivo que importantes descobertas científicas, com freqüência, são feitas por duas ou mais pessoas ao mesmo tempo. As idéias já estão prontas para traduzir essas informações. Essa é a natureza do gênio, ser capaz de captar o cognoscível mesmo quando ninguém mais reconhece que ele está presente. Num momento, a inovação ou a idéia criativa não existe e, no momento seguinte, ela faz parte do mundo consciente. A cultura oriental — indiana, chinesa, japonesa, tibetana — sustenta que toda atividade no universo é gerada pela intenção. Segundo essas tradições: "A intenção é uma força da natureza". A intenção mantém o equilíbrio de todos os elementos — fogo, terra, água e ar — e forças universais que possibilitam ao universo continuar a evoluir. Até mesmo a criatividade é organizada por meio da intenção. O que mais nos impressiona nos dizeres de Chopra é que ele está repisando antigos caminhos que nós já ouvimos, lemos e talvez não memorizamos, em tantos livros best-sellers de auto-ajuda. Acompanhando essas repisadas, percebemos que no momento da criação temos que aprender a nos entregar ao processo de sincronicidade e não nos preocuparmos com o resultado. (E tantas se dizem agências de resultados?!) Os grandes artistas, músicos de jazz, escritores e cientistas mencionam a necessidade de transcender a identidade individual para poder criar. Sabemos que músicos e compositores, se estiverem pensando nos cachês que irão receber, não vão conseguir nem um dó maior. Como diz o famoso pianista de jazz Keith Jarrett: "Minha carreira é transformar energia em algo novo." Quando criamos uma canção ou composição musical precisamos inicialmente nos entregar, deixar que ela fique em incubação, numa esfera não localizada, num lugar — e sabe lá Deus onde — virtual, espiritual, se quiser, e finalmente permitir que a música ou canção venha até nós. Todos os processos criativos dependem de uma fase de incubação e consolidação. A sincronização é um processo criativo.
 
Faça como Jarrett, esqueça os conceitos
 
O conselho e opinião de Keith Jarrett para o futuro pianista é o de escolher um professor de piano que o ensine a usar o instrumento. Só isso. Escolas não criam inovação. E acredita que se mantém inovador e criativo porque não se senta sobre conquistas passadas. Aos seus fãs já vai avisando: "Não se choquem com a ausência inicial de conteúdo — ou até motivo — melódico do meu novo trabalho, ‘Radiance’. O material parece desconectado de qualquer conceito. E isso não foi acidental nem planejado."
 
Numa das oficinas sobre criatividade no Learning About, um dos participantes me perguntou como fazer para sair do zero. Cito novamente Keith Jarrett: "Meu desafio é fazer tábula rasa de tudo o que aprendi em música, abandono os truques que aprendi e descobri, as seqüências harmônicas e rítmicas já conhecidas, as centenas de livros técnicos e abandono até mesmo a noção de tema e melodia. Como chegar ao campo das idéias — das grandes idéias — sem pensar nisso tudo de antemão? Quis que minhas mãos — especialmente a mão esquerda — me contassem coisas."
 
Em arte — e propaganda — colocar bem um problema é resolvê-lo.          
 
Conceito Manda-Chuva ou Conceito Guarda Belo?
 
Assisto aos famosos desenhos da série Manda-Chuva e passo a prestar muita atenção aos diálogos. G-e-n-i-a-i-s!! Parece que foram criados para serem eternos. Cabem em qualquer situação; novos ainda hoje, causam a sensação de frescor. Como seriam esses diálogos, ah! são super-rápidos, diga-se de passagem, se Manda-Chuva estivesse no meio da propaganda? Sinta o drama.
 
Manda-Chuva: (ensinando o Gênio a fazer um layout) "Vamos, Gênio, eu estou tentando ter dar um pouco de cultura, alguma profissão."
 
Gênio: "Isso vai doer, Manda-Chuva?"
 
Gênio: "Manda-Chuva, você quer um sorvete Kibon de pistache?"
 
Manda-Chuva: "Kibon de pistache? Claro."
 
Gênio: "Eu também, como vamos conseguir?"
 
Manda-Chuva: "Então, alguma sugestão de como conseguiremos verba para a propaganda?"
 
Espeto: "Sim, Manda-Chuva. Tipo assim, que tal arrumarmos um emprego?"
 
Manda-Chuva: "Cale-se, Espeto. Alguém tem algo sensato a propor?"
 
Guarda Belo: "Todos vocês deviam se envergonhar, são um bando de vagabundos. Nunca trabalham."
 
Manda-Chuva: "Nós estamos colaborando com o presidente. Ele foi à televisão e disse que o País estava precisando de um milhão de empregos, então doamos os nossos!"
 
Manda-Chuva: "Vou colocar o Belo na tevê Fama e tudo ficará bem."
 
Xuxu: "O que ele pode fazer na tevê Globo?"
 
Manda-Chuva: "Ele será um cantor famoso."
 
Xuxu: "Um cantor famoso? Ele desafina, não conhece música, canta mal."
 
Manda-Chuva: "Cantores famosos são todos assim."
 
Um cliente: (fazendo comentários sobre uma campanha de página dupla na revista Veja) "Ela tem um conceito, uma mensagem. Não vê o que ela diz?"
 
Manda-Chuva: "Claro. Ela diz: não beba cerveja enquanto cria para a Nova Schin."
 
Conceito Tubarão versus Conceito Lambari
 
Conta a história que um grande samurai apreciador de peixe fresco começou a sentir que os seus sushis já não tinham o mesmo sabor de outros tempos. E antes que seu sushiman mudasse o conceito do seu prato favorito, chamou os responsáveis pela pesca e perguntou o que estava acontecendo.
 
Lambarisan: "Hi! Puruquê sushi no é mais sushi?"
 
Tubaronsan: "Hi! Água de Japón muito fraca, né! Pexe garande buscar outaras águas. Japón vai atarás burusca pexe garande, longe, muito longe."
 
Lambarisan: "Hi! O que Tubaronsan tá fazendo para sushi voroltar a sushi otara veize, né?"
 
Tubaronsan: "Tubaronsan aprende muito com samurai, né? Quanto mais inteligente, persistente e  competitivo, mais gosta de um bom pobrema. Se desafios estão de tamanho certo e você consegue conquistar esses desafios, fica feliz, muito feliz. Você pensa em seus desafios e se sente com mais energia. Tubaronsan que nem Samurai, fica excitado em tentar novas soluções. Samurai se diverte, Tubaronsan se diverte. Samurai fica vivo, Tubaronsan fica vivo, né? Para pexe chega feresco no sushi, Tubaronsan coloca dentro de tanque de água do mar com os pexes vivos. Tubaronsan coloca pequeno tubaron. Pequeno tubaron come alguns pexes, mas garande maioria dos pexes chega muito vivo. Pexe num fingir de morto. Pexe é desafiado pelo tubaron, que nem samurai desafia. Assim pexe fica esperto. E sushi ganha novo conceito, né?"
 
Lambarisan: "Hi! Que conceito sushi ganha, né?"
 
Tubaronsan: "Hi! Quem é vivo morre pela boca, mas morre com a boca cheia de risada, ah!ah!ah!, dizendo: fuji do tubaron."

meu conceito tem conserto ? do cláudio corrêa de almeida , de 2005, mas bem colado.