Estas dificuldades de avaliação criam uma angústia na tomada de decisões vitais sobre a marca. Nestas situações, a intuição é sacrificada em prol da lógica. As convicções são abandonadas e substituídas pelos reconfortantes estudos de mercado. Toneladas de informação que fazem as delícias de qualquer analista e o terror dos criadores. A inovação é um termo recorrente sempre que se pretende analisar factores críticos de sucesso de uma marca.
Na opinião do designer e criador de marcas Marty Neumeier: «Os inovadores sentem que usar a pesquisa de mercado é como tentar olhar para a frente utilizando o espelho retrovisor». A inovação é surpreendente a todos os níveis, incluindo os seus resultados. O seu valor é subjectivo mas só até chegar ao mercado porque aí já pode ser medido. «Não seria fantástico se pudéssemos testar as ideias mais inovadoras antes de elas chegarem ao mercado?», formula Marty. Resta-nos a capacidade de analisar oportunidades, expectativas e agir por convicção. É isto que acabamos por fazer enquanto consumidores.
(o valor das marcas, do helder pombinho, designer master da brandia central, para o briefing, semanário portugues especializado em publicidade)
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