quinta-feira, junho 21, 2007

pérolas dos porcos, uma seleção: comentários ao post anterior

Anônimo disse...

Peraí...Guaraná Antartica não é da DM9????

Kravícula disse...

Vovó,

O Duda não tem sócia, tem cúmplice. O nome correto é Zilmar Fernandes, a rainha do cangaço, a Maria Bonita da propaganda.
Zilmar, por sinal, é proprietária da mais pavorosa dentadura já usada por um ser humano. Na perereca em questão, os dentes parecem ter sido substituídos por várias pastilhas de Mentex. Ao lado da chapa de Zilmar, os dentes de Ronaldo Gordão parecem tenros dentinhos de leite.

6 de Junho de 2007 13:43
Gunga_Din disse...

Está cientificamente comprovado que o desenvolvimento de um povo é tanto maior quanto menor for o número de seus instrumentos de percussão.

6 de Junho de 2007 13:44
Anônimo disse...

A campanha é tão ruim que a vovõ pensou que fosse do Duda.Mas é do Nizan.

6 de Junho de 2007 13:46
Aroldo sá disse...

Vovis, a senhora está me confundindo todo. Peço desculpas pela minha lentidão.
Pelo que sei o guaraná era da Duda, do Duda Mendonça, e foi para DM9 que era do Duda Mendonça Mais 9 e depois foi para o Nizan que um dia foi apadrinhado pelo Duda Mendonça. A senhora diz que o comercial do guaraná parece com a do Terra, feito pela DM9 do Nizan Mendonça, mas ele não era pica grossa do IG. Socorro.

6 de Junho de 2007 13:49
temperance disse...

Boa, vóvis! Agora sim.

Faltou corrigir dizendo que esta campanha marca o retorno do Nizan às suas origens.

6 de Junho de 2007 13:58
Anônimo disse...

Você acertou dois baianos com uma só cajadada

6 de Junho de 2007 14:29
Anônimo disse...

A verdade é que a Escola Bahiana aperfeiçoou apenas a Escola W: bota musica conhecida de fundo e vamos lá.

6 de Junho de 2007 14:36
Anônimo disse...

As coisas estão estranhas.Ontem, assistir a um comercial de carro com pessoas com cabeças em formas de panela de pressão. Sem bula.

6 de Junho de 2007 14:38
Anônimo disse...

Essa camapanha é do Maricio Vieria, pra ser ruim assim tem que dele.

6 de Junho de 2007 14:53

6 de Junho de 2007 15:10
cola benzina disse...

Vovó, a sacanagem foi tirar a conta do Guaraná da Duda e dar pra DM9. Sinceramente, a campanha atual é uma lástima.
E mais: até aceito o seu ódio pelos publicitários baianos, mas o Duda é muito mais decente que o Nizan, este sim um filho da puta inimigo número um da profissão.
E, apesar de aceitar o seu ódio, não acho que o problema da propaganda esteja nos publicitários baianos. Os publicitários baianos, paulistas, cariocas, riograndenses enfim, todos, estamos vivendo uma crise de mediocridade que, desconfio, iniciou-se com a tal da GROBALIZAÇÃO. Os clientes, para economizar uma grana (disfarçada de alinhamento da marca) decidiram que a comunicação serviria para qualquer canto do mundo. Os publicitários sabichões descobriram que essa era uma forma de mamar a grana do cliente mundialmente e aí tome fusão, tome aquisição e, como não poderia ser diferente, tome pasteurização.
Arrocho salarial, jovens que deveriam estar aprendendo começam a assumir o comando, a criaticida implantação sistemática da pesquisa e do pré-teste e temos aí a receita completa para a nossa crise de criatividade e de mercado. Basta dar uma olhadinha nas peças escolhidas para o próximo anuário (que, pelo seu critério, devem ser todas de publicitários baianos).
E pra completar, querida Vovó: Itabuna é uma merda, mas Guarulhos e Cubatão são imbatíveis.
Beijos de netinho.

6 de Junho de 2007 15:17

6 de Junho de 2007 15:29
Anônimo disse...

Achei muito bom o comentário do comercial de carro dirigidos por pessoas com a cabeça em forma de panela de pressão. Por falar em comercial imbecil, tá um pior que o outro. A do pentelhinho que quer cagar na casa do Pedrinho, é imbatível. Quem é o culpado?

6 de Junho de 2007 15:38
Anônimo disse...

ai vovó!
já dava raiva escutar rádio. portanto dá raiva assistir ao break comercial que tenta emular a sonoridade dos sucessos jabá das rádios. pobres produtores de som. agora chamados de trilheiros( devem andar de botina de andarilho e com mochila pesada nas costas). imagino as referências que eles devem escutar!!! deve ser só merda.

6 de Junho de 2007 16:40
Anônimo disse...

Vó, o Duda, se fudeu, sim, por causa desse lance ai, de briga de galos.Os clientes não vieram a publico.Mas sairam de lá, de fininho.

6 de Junho de 2007 16:41
Anônimo disse...

E quem disse que o Duda precisa de clientes.? Só aquela grana depositada no exterior é tranquilidade por gerações

6 de Junho de 2007 16:50
Tocha Humana disse...

É o que é e Zeca-feira.É dose.

6 de Junho de 2007 17:24
Tocha Humana disse...

Ao blogueiro que postou sobre o comercial do Fox:

Aquela é a idéia do !destaque-se da multidão" tratada da maneira mais primária possivel.O mais puro exemplo de obviedade elevada a enésima potência.

6 de Junho de 2007 17:30
Do Contra disse...

Queridos amigos a Vovó não confundiu. Ela sabe e demonstra que sabe, que a conta é da DM9, porém ela aproveita o momento para falar da DUDA, pois além de ser baiano e fazer parte da escola, ele já foi dono da DM9.
Então a conclusão é: A propaganda da escola bahiana está acabando com a propaganda Brasileira(caso dm9). e posturas como a do Duda ajudam para que isso e do m,ercado contribuem.
Por favor, vamos fazer um cursinho de interpretação de textos né.

6 de Junho de 2007 18:39
Anônimo disse...

E aescola paulista de fazer filmes que imitam filmes argentinos? Ninguém fala? E o que são aquelas pessoas verdes? Aquela luz lavada? Aquelas trilhas pseudo modernas tipo comercial bolinhas da sony
( musica do genial gonzales)? e esses textos ridículos com supostas tiradas engraçadas e poeticas? Gente esse tipo de propaganda que ha 10 anos atrás até deu fama argentina já foi abandonada por eles ha exatamente...10 anos. E hoje tome-lhe textos pseudo inteligentes cheios de moral estilo livro de autoajuda escrito por adolescentes... Quer exemplos? as campnhas da ford, a nova da brastemp e mais um milhão por aí. Até negros eles deixaram de usar como atores para ficar mais parecida com a propaganda feita na argentina... É por essa crise de criatrividade e personalidade que o brasil ( com b minusculo mesmo que é o brasil da propaganda) vai tomar PAU em cannes em filmes e mais uma vez os argentinos ( e também dos geniais asiáticos da tailandia, etc, etc) vão rir por último. Porque são honestos e não ficam copiando tendencias da inglaterra, estados unidos. Fala dessa mediocre escola paulista de fazer propaganda copiada, vai, voinha.
A propósito a música dos smiths é Strangeways here we come e armandinho é bem mais do que uma armação. Já viu o cara tocando ao vivo?
Por último mesmo O SAMABA NASCEU NA BAHIA e não no rio. Logo eles não podem exigir nada. E lula é o melhor presidente que esse país já teve. Tá, vóvó cansada?
E não pense que te odeio, porque acho esse blog massa!!!

6 de Junho de 2007 20:20
Anônimo disse...

Vale lembrar que o comercial do Terra ,que tem
uma das trilhas mais abominaveis dos ultimos
tempos, nao passa de uma copia mal feita de
um clipe do Beck.
Aparentemente nao e so o nosso presidentio que
e vagabundo...O mal e endemico..

6 de Junho de 2007 22:31
Anônimo disse...

Danadinha, se você é do tipo que cria comerciais inteligentes para meia dúzia de redatores acharem bacana e sair no Blue Bus, a Caras da publicidade, realmente não passará na Escola Baiana de Criar Títulos, que cria pra alguns milhões de brasileiros, dos quais você não faz parte, aliás você vive em NY, não presencialmente, mas em conexão bluetooh. Acho que a idade e esclerose deve ter feito você esquecer que, antes de pensar no formato, piadinha cool, personagens e trilha, tem que pensar em mais duas coisas: Objetivo e público. Acredito que se tivesse que criar mais uma paródia para a Assolan, faria o "fenômeno" interpretando Jimmi Hendrix.. Não venderia um puto, mas provavelmente seria a bola da vez nas rodinhas paulistas da criação. Mas Objetivos e Público são palavras que não fazem parte do dicionário de cabeceira dos publicitários cools de SP. Aliás... do que paulista menos entende é público. Se chama qualquer pobre-preto-brega de baiano, acha que qualquer nordestino é soteropolitano e torce o nariz pra qualquer cultura nacional, como acha que pode criar qualquer coisa para o povo? Aliás... se bem que campanha pro povo não dá prêmio... deixa pra lá.

Você não passaria no vestibular da EBCT, a Baiana, mas acho que consegue entrar pela janela pra Escola Paulista de Fazer Pessoas Vestidas de Fantasias Gigantes de Objetos Nonsense Correndo Pelas Ruas e No Youtube, como o comercial Plugs da Skol Beats, Mosquito da Dengue (Cicarelli), ou o "Fique de bem com a comida" e tantas outras tosqueiras que têm ganhado share no Arquivo da Propaganda. Eu disse no Arquivo da Propaganda.

Axé-babá e um cheiro!

7 de Junho de 2007 06:40
Anônimo disse...

Que asneira é esta? Não existe escola baiana, nem carioca, nem paulista.
O que existe, é um monte de cariocas e baianos,espanhois, americanos, e um ou outro paulista, comandando as agencias de São Paulo.É só.

7 de Junho de 2007 07:42
Kravícula disse...

Dizem - há controvérsias - que o samba nasceu na Bahia. Fazer o quê? Ninguém escolhe onde nasce. Depois de 9 meses, o cabra sai do seu conforto quentinho, olha em volta e diz:" porra, eu nasci na Bahia, o que eu faço?"
Calma, não há motivo para alarme. Faça como o samba, João Gilberto e Caetano Veloso: mude para o Rio. Até o Nizo Guizo fez isso. Morou no Rio e lá explodiu com a campanha de Caixa, pela falecida Artplan Publicidade. E por que não falar no Gelo Baiano, toco de concreto pintado de branco que divide as faixas de trânsito no Rio? É uma beleza.
Sério, acredito que todo baiano é um publicitário nato e hereditário. Afinal, na única campanha que já dura séculos, eles convenceram boa parte do país a crer que a Bahia é o lugar mais espetacular do mundo. Essa campanha , sim, merecia CONAR, Ministério Público e o cacete.

7 de Junho de 2007 07:49
Anônimo disse...

Deixem pra lá... Essa paulistada sempre vai continuar reclamando da vida.. afinal paulista não tem cultura, tem referência. Qual é a comida típica de São Paulo? Qual a música paulista? Mulher paulistama goza? Se você precisasse desenhar um ícone de cada cidade ou estado, o que poderia desenhar de São Paulo além da Av. Paulista ou um cara de terno com cara de paulista, ops, de babaca? Acordem paulistada.. vocês são o escritório pro Brasil inteiro ganhar o seu salário e voltar pra sua terra pra curtir a vida. Deixem a inveja de lado, esqueçam esse feriado e voltem pra sua agência tocada por algum baiano excêntrico pra ajudar ele a faturar mais alguns milhões esse mês... Voltem pra Europa, paulistada de merda.

7 de Junho de 2007 07:50
Anônimo disse...

Vovó, se todo mundo interpreta um texto da mesma maneira e o autor reclama que essa não era a maneira certa, não são os leitores que devem fazer um curso de interpretação. O autor talvez deva fazer um curso de redação. Aliás, seu blog é bastante parecido com seu trabalho, com o qual tive oportunidade de conviver e até admirar, muito poucas vezes, para ser sincero: precipitado, pouco esforçado, até preguiçoso. Pressupõe um entendimento que inúmeras vezes não acontece, simplesmente porque faltou clareza. É preconceituoso, busca fazer graça mas só consegue ofender. Quantas vezes vi você fazer roteiros que não eram nada a não ser sexistas, ou faziam piadinhas pouco apropriadas para o produto e até escatológicas? Acho que você não percebia, mas as pessoas não riam dos seus roteiros, riam da sua coragem de fazê-los!!! Talvez seja por isso que você foi defenestrada de algumas agências: a soma de preguiça, falta de clareza, arrogância criativa e pseudo genialidade incompreendida realmente joga as pessoas pra fora das agências e as vezes até pra fora do mercado. Um beijo do netinho.

7 de Junho de 2007 07:54
Anônimo disse...

hahahahahahhahaha! eu sabia!

A Vovó é mais uma publicitária cool que faz VTs criativosos para meia dúzia de netinhos também cools..

7 de Junho de 2007 08:15
Anônimo disse...

Restaurante baiano e sistema self-service de criação. Tem musiquinha, gente famosa, gente famosa cantando musiquinha, slogans com ama e brasil, slogans com comando pseudo-jovem, carlinhos brown, funcionários que cantam ou batem palmas, chupada de clipe, animação brega. O cliente entra, escolhe o que quer, mistura, paga metade da comissao e pronto.

7 de Junho de 2007 12:54
Anônimo disse...

Algumas perguntas:

1- Porque comercial de celular mostra tudo, menos as pessoas falando no celular?
2- Porque todo comercial de cerveja tem bunda?
3- Porque comercial de creme dental tem que ter esportes aquáticos?
4- Se alguém batesse na sua porta e pedisse pra ver se o seu banheiro está limpo, você deixaria?
5- Se a vizinha do lado trouxesse o filho pra cagar na sua casa, você acharia normal?
6- Se você estivesse chegando de viagem e alguém pedisse pra lavar sua roupa suja em pleno aeroporto, você toparia?

7 de Junho de 2007 13:34
Tocha Humana disse...

Um dos blogueiros que se assina Anônimo afirmou que o dono do blog é um péssimo criativo, tentando desqualificá-lo como comentarista de assuntos publicitários.
Se o dono do blo é, ou não, um péssimo criativo, não tenho a menor idéia.
Imaginando que o seja isso não o desqualifica como comentarista.
Da mesma forma que Felipao e Luxemburgo, que foram autênticos pernas de pau, são bons técnicos.
Os criticos de cinema não são necessariamente bons cineastas.
Outro perna de pau, o Casagrande, vira comentarista esportivo.
Ou seja, não há relação, no caso do dono do blog, de sua competência como criador com a sua competência como crítico de propaganda.

7 de Junho de 2007 15:10
Anônimo disse...

Mais perguntas para a vovó:

1. você está se tornando o Milton Neves da propaganda brasileira?

2. por que insiste em contar histórias que desconhece, como a muqueta que o Affonso levou do Marcelo Reis, por exemplo?

3. Aliás, se encontrar o Marcelo Reis num restaurante (e ele frequenta alguns que você gosta) você saberia quem ele é?

4. Você resolveu fazer o blog para não ter nenhuma chance de voltar para a propaganda? Queria mesmo fechar todas as portas ou achou que jamais seria descoberto?

5. Por que falar do Tião Bernardi se nunca trabalhou com ele? Eu trabalhei e ele é um lord. Grande pessoa, grande chefe, grande criativo.

6. Por que as pessoas nessa profissão andam com tanto ódio e inveja?

7. Como uma velhinha sábia, você não acha que essa competitividade só ajuda os patrões?

8. Enquanto você era uma veinha anônima, desceu a lenha no Fernando Rodrigues. Agora que todos sabem quem você é, o que diria ao Fernando se encontrasse com ele?

9. Você sempre defendeu seus amigos porque eles são bons mesmo ou porque sabiam sua identidade secreta? É que, tirando o Átila Francucci, o Zanata, o seu namoradinho Meneghini e o Virgilio Neves, o nome dos outros que você fala bem eu nunca vejo em anuários.

7 de Junho de 2007 17:04
Anônimo disse...

Oi Vovó,

Também tinha reparado na mesmíssima
coisa. Não resisti e resolvi gastar uns minutos aqui numa montagem com os dois comerciais. Pelo jeito, na fórmula do guaraná o ingrediente que mais tem é Terra. hahahahahahahaha

guaraná com terra
=================
http://www.youtube.com/watch?v=WfnABefx15U

terra com guaraná
=================
http://www.youtube.com/watch?v=t7nmGyzKMlo

bjs de um netinho bastardo.

7 de Junho de 2007 17:46
Anônimo disse...

O netinho bastardo matou a pau. Muito engraçadas as montagens. Você não sabe qual é um filme, qual é outro, qual trilha pertecen ao que.

7 de Junho de 2007 17:54
Anônimo disse...

O problema não é a cidade de origem, mas a origem dessa cultura whorkaholic escrota que fodeu para sempre a profissão mais bacana que inventaram.
Conheço pernanbucanos escrotos, paulistas escrotos, bauruenses escrotésimos, cariocas babaquíssimos e baianos bem cretinos. Como vocês podem ver, a boçalidade não é uma questão de gps.

7 de Junho de 2007 21:26
Anônimo disse...

Acredito que o grande problema não é o baiano, o carioca nem o paulista. O problema mesmo é o povo brasileiro que está cada vez mais uma merda, sendo tratado e se colocando como tal. Aí fica nessa de "a culpa não é minha é dele", como todo brasileiro sabe e faz muito bem na hora de tirar o seu da reta.
Concordo com uma parte do texto onde a "vóvis" diz que cada vez mais pessoas jovens assumem cargos de liderança sem o devido preparo.
Estou dando meus primeiros passinhos na propaganda e o que mais vejo quando rodo a pasta é: O fodão não vê mais a sua pasta, quem vê, na maioria das vezes é o estagiário ou o superior a ele. E é sempre a mesma coisa, o cara com a maior boa vontade do mundo olha a sua pasta, não entende a maioria das coisas que estão apresentadas ali e te manda mudar isso ou aquilo, pra mostrar que tá sendo bacana e está te dando uma puta dica, e depois te pede pra mandar algumas peças para depois mandar você refazer e fica nesse joguinho até um dos dois encher o saco.
É redator que não se preocupa com a idéia e dá pitaco na direção de arte. É pessoal sempre falando mais alto, "afinal se eu estou aqui e você está aí, você é a merda".
Já até estava um pouco frustrado com meu trabalho, até que aparece pela primeira vez no Brasil, o tal do portfolionight (que muitos criativos deixaram de ir por medo do chefe achar ruim...). Felizmente passei com 2 criativos gente finíssimas, Rodolfo Sampaio (DM9) e Pedro Cappeletti (G7) que olharam todas as peças prestando atenção na idéia e depois colocaram com propriedade o que estava ruim, o que era do caralho, o que era bom mas o que deixava tão bom e que caminho seguir nestes casos. Passei com mais um criativo que fez uma leitura dinâmica da minha pasta e soltou um monte de grosélia e conjecturas pessoais.
Tenho muitos amigos diretores de arte, aliás, redator eu conheço um ou outro. Por que estou dizendo isto? Porque no final da coisa toda, um aspirante a redator solta um pra fechar a noite "Tomara que todos os redatores desistam, assim sobra mais vaga". Já adianto, vaga tem pra todo mundo, é só querer. Mas a grande foda é essa mentalidade de que alguém tem que se dar mal para eu me dar bem que cada vez mais se vê por aí. Ou, os criativos são os da minha panela, os da outra panela tem sorte que o atendimento é bom e o produto excelente.
E parem de brigar, parecem criança pentelha querendo cagar na casa da vizinha.

PS: Fui vizualizar o texto, ví e concordei com isso:
"Conheço pernanbucanos escrotos, paulistas escrotos, bauruenses escrotésimos, cariocas babaquíssimos e baianos bem cretinos. Como vocês podem ver, a boçalidade não é uma questão de gps."

7 de Junho de 2007 21:47
Homopublicitarius disse...

É a vóvis está mais uma vez coberta de razão, algumas coisas dizem algumas coisas pra umas pessoa, mas outras coisas dizem muito pra outras, essa frase doida e sem sentido por exemplo diz muito pra mim, aliás estou convencido de que essa matéria é uma questão muito elucidativa, pelo menos pra mim no que se diz respeito ao respeito, não digo só em respeito dos animais, como foi levantado pela vóvis, mas respeito pelos seres humanos que somos, bem verdade é isso que estamos acostumados a ver esses exemplos de impunidade, a questão agora é saber até aonde temos culpa nisso.

8 de Junho de 2007 05:39
Ovelha disse...

Corrigindo o anônimo pseudo-cult-antenado lá de cima: Heartbeats, do comercial "Balls" para a Sony Bravia, não é do Jose Gonzalez e sim de uma dupla de música eletrônica sueca chama The Knife.

8 de Junho de 2007 06:12
Anônimo disse...

The beautiful track that sets the mood for the commercial is 'Heartbeats', performed by José González from his critically-acclaimed debut Album, 'Veneer'. Released as a single in January 2006, 'Heartbeats' went straight into the Top Ten in UK & Ireland, followed by a sold-out concert tour.

8 de Junho de 2007 06:36
Ovelha disse...

Caro anônimo, sua ignorância exemplifica bem o lodo em que o mercado publicitário está afundando. A versão tocada no comercial "Balls" é sim de Jose Gonzalez, mas não foi ele quem a compôs. Quando for buscar referências, tente ir de um quote incompleto direcionado a indústria da propaganda.

8 de Junho de 2007 07:54
Anônimo disse...

Essa campanha é tão escrota que parece ter sido expelida pela cabeça do comedor mor de travesti, o caga regra número um da propaganda, o escrotíssimo mor cuja ex mulher todo mundo comeu, o Lollo.

8 de Junho de 2007 09:39
Anônimo disse...

Realmente a campanha do guaraná é uma cópia da já péssima campanha do Terra. Mas eu me pergunto até que ponto somente os criadores da campanha têm culpa. Ou se eles só estão seguindo as ordens de um bando de diretores de marketing destes clientes escrotos, que estão cada vez mais bunda moles e que têm verdadeiro horror a algo que seja minimamente inteligente?

8 de Junho de 2007 11:14
Tocha Humana disse...

Duvido muito que o diretor de marketing do Guarará tenha pedido uma campanha igualzinha à da Terra. Duvido.

8 de Junho de 2007 11:35
Anônimo disse...

Se pediu ou não,não sabemos.
Mas que ele aprovou, ah aprovou sim.

8 de Junho de 2007 12:34
Anônimo disse...

Só uma explicaçãozinha, sobre premios, festivais e anuários.
Pra você inscrever uma peça, em determinado festival, ou no próprio anuário, e concorrer. Há uma taxa de inscrição da peça.
Ás vezes, a peça é boa, mas a agencia, opta por escolher o tipo de festival a que quer concorrer.Porque isto, demanda em despesas pagas pela agencia.
E os preços das inscrições, são carissimos.
É mais ou menos isso. Ou você achou, que os organizadores, ficam assistindo TV e decidindo que este comercial, merece um premio? Eles premiam, os que estão inscrito e pagos.
Por exemplo, a agencia do Silvio, inscreveu 140 peças para este ano, em Cannes, sinal que tem dinheiro sobrando lá.

8 de Junho de 2007 14:39
Anônimo disse...

Quanta discussão por nada. Ler o que a Vovó diz é ótimo, ajuda a lavar a alma nesse mercado em que todos nós, só temos coragem de assinar como anônimos... nós, publicitários, somos a escória. A gente se acha inteligente, cool, antenado, esperto mas não ´´nada disso. Somos o cocô do cavalo do bandido. Fingimos ser cineastas porque não temos talento suficiente para sê-lo. Fingimos ser artistas plásticos por que se o fossemos, não ganharíamos dinheiro para comprar aquela roupa de grife que aquele outro publicitário vai reparar e achar do caralho ou vai morrer de inveja e no dia seguinte vai a mesma loja pra comprar algo parecido, não igual pra não dar pala. Publicitários (redator, diretor de arte, de criação, estagiário e afins) paulistas, baianos, cariocas, gremistas, seja lá qual for o gps, somos apenas bosta. Bem fêz a vovó que tá em outra e agora atira pedra e com que pontaria... Valeu Vóvis

8 de Junho de 2007 14:41
Anônimo disse...

Eu convivi com a Vovó dentro de uma agência durante um ano e posso dizer que ela é genial, inteligente, engraçada, uma figuraça. Que bom que ela, que agora cuida de outro barraco, não sabia que Guaraná está na DM9. Se soubesse, não teríamos um texto tão brilhante. O humor da vovó é cáustico e quem não gostar que tome um Omeprazol pra forrar o estômago antes de ler. O grande problema é que essa profissão é mesmo esquisita, as pessoas são amigas quando você é uma cadeira importante, e quando não é o telefone só toca por engano. Por que ser assim, tão invejosos, tão preocupados com o salário alheio e coisas afins? Alguém falou que a Vovó é sexista, suas piadas são racistas, etc. Que sejam! Não é mesmo para todos gotarem. O Nelsão já dizia que a unanimidade é burra, e a vovó é muito inteligente, tem uma clarividência que poucos temos. Não tenho procuração da vovó, sou contra os que usam o site para espinafrar antigos inimigos, mas sou contra também as atitudes pouco amigas desse mercado. Parece um bando de fofoqueira querendo ver quem está ao lado se foder. Todo mundo quer ver o outro mal para se achar bem. Um cara como o Carlão Silvério perde o emprego e tem gente que acha bom. O Brasil é um país onde o sucesso é malvisto. Nos Estados Unidos, quem faz sucesso tem um tapete vermelho estendido na rua. Aqui é diferente. Um dos melhores redatores com quem trabalhei foi o Átila Francucci, mas todo mundo fala mal dele. Tudo bem, ele faz o passaralho por onde passa, mas será que sem o passaralho ele teria a confiança da equipe que sempre carrega para onde vai ou, ao contrário, teria pessoas em sua equipe com inveja dele, querendo justamente o lugar dele? Vamos parar de ser assim. Recebo dezenas de telefonemas semanais porque estou numa agência bacana, mas se não estivesse, não receberia nenhum. Quase ninguém liga porque gosta "de você", ligam porque "num momento você pode ajudá-los a ser algo maior". Pessoal, nossa profissão é como jogador de futebol, é curta, conheço gente que fica 20 anos e é aposentado pelo mercado, os diretores de arte sofrem mais esse preconceito, e isso só é assim por nossa culpa e exclusividade. Será que não dava pra todo mundo se respeitar mais, baixar um pouco a bola, coisas assim? Um dos maiores problemas dessa profissão ainda é o sujeito que nasceu classe média para baixo e de repente começa a ganhar mais que o próprio pai, que camelou a vida inteira, e aí perde a humildade. Vamo com calma, galera. Estou há 10 anos nessa profissão e já me preocupo com o pouco que vi. De 97, quando comecei, para cá, vi cortes e mais cortes, caras pra quem eu mostrava a pasta no início de carreira completamente desaparecidos, alguns esmolando. Está na hora de termos mais memória, mais respeito e lembrarmos sempre: um dia vamos estar na merda. E será que nesse dia vai ter agência como as do pão de açúcar e extra, cheia de gente afastada do mercado e que só está lá porque senão não pagaria as contas de casa?
Vamos falar bem também. Falem do Eugênio Mohallem, que faz coisas brilhantes. Falem do melhor redator low-profile desse país, o Renato simões, que não está nem aí para o resto e manda bem pra cacete. Falem do Fabio Fernandes, que tem uma agência genial. Falem do Alexandre Gama, mas falem bem também, porque todo mundo que hoje trabalha com ele adora o cara. Talvez a coisa melhore. E deixem a parte da espinafração para a vovó, porque ela é uma paladina da verdade e da incoerência alheia. Zoca Moraes, tu és um gênio malvado. Uma metralhadora verborrágica como poucas. Te desejo muito sucesso.

8 de Junho de 2007 15:18
Escarro disse...

Como já disse o velho Iggy Pop: "blah blah blah" Provavelmente ele devia estar numa resenha com publicitários...

8 de Junho de 2007 19:03
Anônimo disse...

Podem chorar a vontade...

Deve ser foda para os tao preparados paulistanos terem de acordar todo dia de manhã para trabalhar sob o comando de um baiano.

Ou ter idéias geniais que não são aprovadas pelo publico ou pelo clientes, que sempre preferem o texto dos baianos.

Ou ver que quase todos os premios internacionais da publicidade brasileira foram e ainda são conquistados por baianos.

Ou ter horror a escola baiana de publicidade e ter de se adequar ou se render a ela para poder trabalhar.

E tudo isso com o dinheiro do anunciante e do consumidor paulista.

É foda... Só lhe resta torcer para que na proxima encarnaçao voce nasça baiano, seja de salvador ou até mesmo de itabuna. Esse é um privilégio de poucos.

8 de Junho de 2007 21:18
Pedro Abelardo disse...

Coca-cola 1977
Isso é o que é

Parte 1
http://www.youtube.com/watch?v=CnALy-nBoIc

Parte 2
http://www.youtube.com/watch?v=IEIfySM9_hY

8 de Junho de 2007 21:20
Paulistaninho de Merda disse...

Bom, essa história de "Escola Baiana" não cabe, porque se assim fosse, seria leve, imaginativa, delicada e bela, como são as coisas mais legais da Bahia.Mas não, é muito mais uma convulsão de origem Magalhanística,onde a truculência e a mão pesada são as ferramentas da vitória. Parabéns moçada, o rancor de vocês está vencendo.

Abs

9 de Junho de 2007 05:40
Kravícula disse...

Nunca nos esqueçamos que a Bahia é o berço do Cumpadi Washington, um dos maiores picaretas e aproveitadores de todos os tempos. O picareta em questão, gerou, inclusive, a criação da categoria "Cumpadi Washington" na propaganda. Nessa categoria, reina absoluto - como não poderia deixar de ser - o baiano Sergio Valente, conhecido na roda da malandragem como Sergio Cultura.

9 de Junho de 2007 06:59
Anônimo disse...

"Uma pessoa, que fala, que deve ser foda para os paulistas..."Não conhece nada dessa terra.
Olha, em São Paulo, tem mais baianos que em Salvador, mais mineiros que em BH, judeus, japoneses, italianos, cariocas,coreanos, arabes.Tem alguns paulistas tambem, poucos.
Então não é foda não. O Gostoso, é sair de manha para trabalhar, ganhar um gordo salario no final do mês.Não esquentar com picuinhas.E no proximo feriado viajar para a praia.Pode ser Florianópolis, Buzios, etc.
Esta terra nos proporciona isto. Não tem nada de foda nisso. Todos que vieram de fora, foram muito bem recebidos e aqui estão como se fosse esta terra sua natal.
A propósito, sou mineiro.
E conheço poucos paulistanos, na propaganda. Todos são de fora.
Obrigado São Paulo!

9 de Junho de 2007 07:56
Anônimo disse...

sem contar q esse conceito éo que é não passa de uma “releitura“ cretina da campanha de Sprite!

9 de Junho de 2007 21:16
Paulistaninho de Merda disse...

E a campanha do ABN "Reinventar"? O que aconteceu com toda aquela convicção do "Sustentabilidade"? Era só para durar 3 meses? Ah...não era para valer, era só discurso?...entendi...quanta seriedade não?

Abs

10 de Junho de 2007 12:05
Anônimo disse...

Danadinha, se você é do tipo que cria comerciais inteligentes para meia dúzia de redatores acharem bacana e sair no Blue Bus, a Caras da publicidade, realmente não passará na Escola Baiana de Criar Títulos, que cria pra alguns milhões de brasileiros, dos quais você não faz parte, aliás você vive em NY, não presencialmente, mas em conexão bluetooh. Acho que a idade e esclerose deve ter feito você esquecer que, antes de pensar no formato, piadinha cool, personagens e trilha, tem que pensar em mais duas coisas: Objetivo e público. Acredito que se tivesse que criar mais uma paródia para a Assolan, faria o "fenômeno" interpretando Jimmi Hendrix.. Não venderia um puto, mas provavelmente seria a bola da vez nas rodinhas paulistas da criação. Mas Objetivos e Público são palavras que não fazem parte do dicionário de cabeceira dos publicitários cools de SP. Aliás... do que paulista menos entende é público. Se chama qualquer pobre-preto-brega de baiano, acha que qualquer nordestino é soteropolitano e torce o nariz pra qualquer cultura nacional, como acha que pode criar qualquer coisa para o povo? Aliás... se bem que campanha pro povo não dá prêmio... deixa pra lá.

Você não passaria no vestibular da EBCT, a Baiana, mas acho que consegue entrar pela janela pra Escola Paulista de Fazer Pessoas Vestidas de Fantasias Gigantes de Objetos Nonsense Correndo Pelas Ruas e No Youtube, como o comercial Plugs da Skol Beats, Mosquito da Dengue (Cicarelli), ou o "Fique de bem com a comida" e tantas outras tosqueiras que têm ganhado share no Arquivo da Propaganda. Eu disse no Arquivo da Propaganda.

Axé-babá e um cheiro!

10 de Junho de 2007 14:32
Anônimo disse...

Vovó, fale da verdinha que geral tá tirando. Coloque numeros$$$ no blog da véia.

11 de Junho de 2007 06:51
ex-publicitario feliz!! disse...

Prezada vovó, concordo com vc sobre a similaridade entre os comerciais do Terra e do Guaraná. Tive a mesma sensação de serem comerciais de uma só campanha. Parabéns por este texto, em minha opinião um dos mais interessantes já escritos ultimamente.
Sucesso e boa semana!

11 de Junho de 2007 07:34
Anônimo disse...

AFF... odeio comerciais com jingle!

11 de Junho de 2007 07:55
Anônimo disse...

O segredo do guaraná. Para quem quiser saber mais updateordie.com.br.

11 de Junho de 2007 07:57
Anônimo disse...

Acho que rolou até uma conversa entre os estagiários e um acabou indicando o conceito pro outro... Pois o LADO B da Brastemp tem muita analogia ao LADO B do Guaraná Antártica... se for pensar, o conceito é o mesmo, não? As pessoas e seu lado B longe do que os olhos podem ver!

11 de Junho de 2007 08:04
Anônimo disse...

sabe o que é melhor? baiano tá nem aí pra o que essa manada de publicitários tirada a cult, bando de fake indie, fala. criticar é a arma de quem não sabe fazer. enquanto você tá aí, vovó, usando seus dedos que já desistiram de te fazer alguém sem precisar escrachar o outro, tem um baiano, com certeza, criando alguma coisa que não precise de meia hora para ser entendida por um consumidor comum, e que em 5 minutos vai conquistar o cliente, o público e tirar mais uma conta da sua agência. pra ser criativo baiano só precisa nascer. Vocês precisam esperar até terem comprado e devorado todos os anuários do mundo.

11 de Junho de 2007 08:22
Anônimo disse...

Pro publicitário uns posts aí pra cima, que se acha o cocô do cavalo do bandido: tira o nós da frase: se você está com a auto-estima submersa na água da privada, problema seu.

11 de Junho de 2007 08:35
Anônimo disse...

ovelha, tu é burro ou chato?

11 de Junho de 2007 10:00
Anônimo disse...

ô da auto-estima alta, sinceramente você deve ser um grande babaca e deve se achar bom pra caralho naquele esteriótipo padrão, no mínimo a campanha do guaraná é sua, eh eh... eu ainda te incluo na descrição que fiz do cocô e tudo o mais.

11 de Junho de 2007 10:40
Anônimo disse...

esqueci de perguntar, você é baiano?

11 de Junho de 2007 10:42
Anônimo disse...

como discutir com um sujeito que se acha um cocô? Fica até dificil ofender....

11 de Junho de 2007 11:09
Anônimo disse...

Anônimo que se acha um cocô, olha como ficou melhor seu post, quando passa pra primeira pessoa do singular...parece até que você tá na terapia...

Quanta discussão por nada. Ler o que a Vovó diz é ótimo, ajuda a lavar a alma nesse mercado em que eu só tenho coragem de assinar como anônimo...

Eu sou a escória. Eu me acho inteligente, cool, antenado, esperto mas não ´´nada disso. Sou o cocô do cavalo do bandido.

Finjo ser cineasta porque não tenho talento suficiente para sê-lo.

Finjo ser artista plástico por que se o fosse, não ganharia dinheiro para comprar aquela roupa de grife que aquele outro publicitário vai reparar e achar do caralho ou vai morrer de inveja e no dia seguinte vai a mesma loja pra comprar algo parecido, não igual pra não dar pala.

Publicitário (redator, diretor de arte, de criação, estagiário e afins) paulista, baiano, carioca, gremista, seja lá qual for o gps, sou apenas bosta.

Bem fez a vovó que tá em outra e agora atira pedra e com que pontaria... Valeu Vóvis

8 de Junho de 2007 14:41

11 de Junho de 2007 11:34
Anônimo disse...

O lançamento da campanha do guaraná Antartica coincidiu com a semana da diversidade cultural que culminou com a parada Gay. Nada por acaso! É o que é, e ponto!

11 de Junho de 2007 11:37
Anônimo disse...

Você gostou de escrever isso no singular, não?
Ficou bom pra você? não precisa responder, acho que você é baiano! ;-)

11 de Junho de 2007 11:40
Paulistaninho DuCaralho disse...

O que vocês ainda não sacaram pequenos gafanhotos é que a coisa mais legal dessa nossa profissãozinha safada é poder contrabandear alguma coisa pessoal no meio do trabalho. Algo bem seu, algo de bom, algo de artítico que você consiga passar para milhões de pessoas bem nas barbas da agência e com a grana do cliente.
Essa sim é uma ambição digna de quem se considera "criativo". Criativo que se preza é rebelde.
O resto é só dinheiro e vulgaridade.

11 de Junho de 2007 11:46
Anônimo disse...

Vóvis, onde é a descarga do blog?

11 de Junho de 2007 11:49
Anônimo disse...

O problema de publicitário que se acha um cocô é que qualquer diarréia vira brainstorm....

11 de Junho de 2007 11:52
Anônimo disse...

Para o sujeito que se acha um cocô, um conselho: não faz marola...

11 de Junho de 2007 11:56
Anônimo disse...

Cara, que se acha um cocô, chega de discussão: ou caga ou sai da moita.

11 de Junho de 2007 11:57
Anônimo disse...

cara que se acha um cocô, pensa do lado bom: sua carreira não vai afundar nunca...

11 de Junho de 2007 11:58
Anônimo disse...

que nada...é só alguém apertar o botão que ela entra pelo cano.

11 de Junho de 2007 12:00
Anônimo disse...

Depois da cerveja número 1, chegou o publicitário número 2!!!

11 de Junho de 2007 12:03
Anônimo disse...

ô do cocô, abre o olho....

11 de Junho de 2007 12:12
Anônimo disse...

esse cara do cocô tá boiando na discussão....

11 de Junho de 2007 12:12
Anônimo disse...

o cara deve ter um poster do Mr. Hank no quarto...

11 de Junho de 2007 12:13
Anônimo disse...

Ei.. o cara de cima comentou e não lavou a mão.

11 de Junho de 2007 12:21
Anônimo disse...

ô do cocô, mais uma vantagem: ninguém vai querer pisar em você.

11 de Junho de 2007 12:25
agua de cocô disse...

Eu sou baiana....só faço comercial com musiquinha...e tomo água de cocô....e adoro o nizan...esse neguinho arretado!

11 de Junho de 2007 12:59
O Cú de Vcs É Meu disse...

Tem muito baiano foda por aí. Mas o que sobra para a propaganda é só o cocô do diabo mesmo.

Porque elite e classe média de Salvador, que é de onde vêm a grande maioria desses baianos publicitários (poucos são quebrados), é aquela putaria no mau sentido que todo mundo sabe. Volúvel e autoritária. Junto com a África do Sul, os únicos que conseguiram permanecer brancos durante séculos em meio a um mar de gente negra.

Nada contra o povo da Bahia. Mas tudo contra esses boçais baianos, arcaicos, que confundem agência de propaganda com sesmaria.

E dá-lhe chibata!

11 de Junho de 2007 13:39
Anônimo disse...

Vó, peloamordideus, manda um texto novo. Este aqui já esgotou, faz tempo.
Nem se sabe mais, o que está se discutindo.

11 de Junho de 2007 14:13
Anacleto Barroso disse...

aliás, alguém já notou a semelhança entre a nova musquinha do Guaraná Antarctica e o famoso, indefectível e funcional jingle da Mack Color? aquela que cola até no tubo de cola.


pensem nisso.

11 de Junho de 2007 15:23
Anônimo disse...

zoca, para de falar de baiano senão
uma hora vão acabar comendo seu cu.

11 de Junho de 2007 17:47
Anônimo disse...

Caralho, cadê a segunda parte da historinha da Lowe? Esse site ficou famoso com o texto do Zuza, ou seja, descendo o porrete. Por que não seguiu o caminho que deu certo? Já encheu a porra do saco.

11 de Junho de 2007 18:31
Carlão do Capão disse...

Seguinte: no post novo a vóvis abriu uma seção de xaveco e eu já me candidatei a regar a flora vaginal de uma balzaca lá. Aroveitando o ensejo de que não se trata de nada aproveitável aqui e o fato de que o cu de todo mundo é mesmo do Nizan pergunto: alguém ai a fim de recolher uma chuileba veiúda?

11 de Junho de 2007 18:50
Jorge Trombada disse...

Carlão do Capão, vá sentar numa toceira de pica. Deixar um cometário chamando para a sua mensagem em outro post é, de fato, um pouco demais. Só posso crer que você acha a tal mensagem hilariante ( e não é).
Não há por aqui nenhum interesse em saber que relva peluda você vai regar. Pela modesta descrição da sua própria genitália (robalo fornido), presumo se tratar de um membro avantajado. Sendo assim, aceite meu conselho: dobre e enfie no lombo.

12 de Junho de 2007 05:40
eduardo lima disse...

Vou sugerir mais uma categoria: Mussum Forévis!

Vovó, minha velha, porque só tem comentário de nêgo anônimo aqui?

Benção,

12 de Junho de 2007 06:03
Carlão do Capão disse...

Trombada, Trombada....você tá que tá hem? Que foi, não arranjou companhia na Parada Gay? E quem falou que meu membro é avantajado? Tua mãe? Ô véia fofoqueira....

12 de Junho de 2007 06:14
Jorge Trombada disse...

Segundo seu próprio e pobre relato, você é proprietário de um "robalo fornido". Reitero minha sugestão: dobre e introduza no brioco.Toma jeito de homem, rapaz. Ficar postando teaser em um post para as bobagens que você escreve em outro é um claro sintoma de comichão anal. Você precisa se abrir com o Ataualpa. Ele quebra seu galho.

12 de Junho de 2007 06:41
Anônimo disse...

brilhante exposição da Vové desta detestável ala bahiana e seu jeito de fazer propaganda.
Há muito tempo não consumo pordutos ou utilizo serviços dos clientes atendidos pelos soteropolitanos.
Dále Vová

12 de Junho de 2007 07:22
Carlão do Capão disse...

Trombada, você é um maníaco. "Robalo Fornido" é uma receita típica de Marataízes, Espírito Santo. É robalo assado, recheado de farofa de ovo e marisco. Só convidei a mina pra jantar, palhaço.
Você deve estar com a rosquinha ardendo e vê membro grande em tudo.
O meu é normal e a sua mãe sabe disso. Manda ela parar com essa fofoca descabida que ainda vai me prejujdicar.

12 de Junho de 2007 08:56
Jorge Trombada disse...

A coisa tá feia, Carlão do Capão, abre teu olho
( mas não pra mim).

12 de Junho de 2007 11:44
Anônimo disse...

Parabéns, cara do cocô! Seu comentário foi a coisa mais adequada que li sobre as "qualidades" dos publicitários.
Muito desses ultra-super-mega criativos são uns bostas arrogantes, vaidosos, egocentrados, preconceituosos.

12 de Junho de 2007 18:45
Anônimo disse...

Praga, queremos Praga
Ricardinho Praga...e seus ossinhos...seu gravadorsinho...seus bracinhos...sua ideias nanicas..por favor, vovó, escreve sobre o Praga, escreve..vc conhece bem a figura...ou melhor, figurinha.

13 de Junho de 2007 18:58
Anônimo disse...

A velha formulazinha das agências: DM9, cores, videoclipe, jingle, tudo igual...campanha do Terra, Guaraná e Brastemp...Já Almap tudo com humorzinho às vezes com alguma graça (Havaianas nunca mais foi boa) e cara de comercial gringo para ganhar prêmio.

14 de Junho de 2007 11:58
Anônimo disse...

Vovó, o pior de tudo é que Guaraná dá câncer.

15 de Junho de 2007 12:59
Anônimo disse...

Essa é só a sua opinião, que não pode nem deve ser tida como única e preconceituosa verdade.


este é o panorama da atual propaganda brasileira. alguma dúvida porque ele anda tão mal ?

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