micarlos medeiros publica no ccnat o resumo da sua experiência no terceiro encontro de redatores publicitários que aconteceu no rio, em paraty. o evento da alap, em parceria com o ccsp e ccrj, reuniu duas centenas de profissionais de todo o brasil em oficinas, palestras e eventos paralelos. micarlos destaca o sábado, quando realizou-se um ciclo de palestras cujo resumo ele faz a seguir.
não é para me gambar não, mas não é exatamente isto que defendemos no cemgraus o tempo inteiro, o que tem feito ferver a gosma dos anônimos?
"O dia iniciou com Pedro Cabral – CEO da Agência Click / Isobar Latin, falou de como tratar o conteúdo no novo ambiente 2.0 onde o consumidor transformou-se em protagonista. E apresentou um case dele mesmo. http://clickaqui.agenciaclick.com.br/video/video/show?id=924212%3AVideo%3A33231 Quem acompanha o programa Intervalo no Multishow já sabe desse link, mas não custa nada ver de novo. Nesse case, vale salientar como uma idéia pode ser desenvolvida a partir de diferentes formatos (TV+youtube+msn)8-P.
Em seguida, Stalimir Vieira – ABAP, falou sobre o foco na criação publicitária. E rasgou que os publicitários precisam entender mais sobre ANTROPOLOGIA, SOCIOLOGIA, FILOSOFIA e PSICOLOGIA porque não dá mais para criar usando fórmulas e base "prontas" expostas na internet e achar que assim vai atingir o consumidor.-/ E pediu que as pessoas perdessem o medo e olhassem mais as ruas e menos as telas do youtube e derivados.-X Disse também que só com o domínio das disciplinas humanas o profissional pode brigar com embasamento por uma idéia.
Para ilustrar, mostrou o case de supermercado Ekonom que ele desenvolveu na DDB Argentina. O público era C, a TV só tinha 3 pontos de audiência e o supermercado só dispunha de 50 dólares para produção do comercial. Ele contou todo o caminho que percorreu para fazer a sua idéia veicular e virar case de sucesso. Da reunião com o cliente, com a emissora, produtora e até assistência de iluminação na gravação, segurando o "pau-de-fogo". Enfim, um exemplo de que para fazer acontecer é preciso fazer acontecer! Numa pequena ou grande agência, onde estamos ou onde desejamos estar.
Depois veio Klaus Rabello, menos conhecido pelo nordeste.-? O cara falou sobre IDÉIAS. E rechaçou o que o Pedro e o Stalimir disseram a respeito da importância dela. Deu seu parecer de como se criar boas idéias e ressaltou a importância de amar o que se faz, seja o que for.-* E aí, mostrou uma idéia que está sendo desenvolvida para Cannes 2009. Trata-se do Humanitarian Lion. A proposta é simples: cada agência presente no Cannes Lions Festival terá que propor uma idéia, escrita numa página de word, para mudar o Mundo para melhor. Quem pensa em enviar peças, é bom dar uma acessada, pois o projeto tem tudo para vingar (www.humanitarianlion.com). E a proposta é que este seja o prêmio máximo de Cannes. 13 pontos! Vale mais que o Titanium88888-)
O último a palestrar foi de Roberto Duailibi – Presidente da DPZ. O "cara" é de uma gentileza formidável. Foi lá pra falar sobre "Monteiro Lobato, redator publicitário".
Sobre o tema, ressaltou 3 coisas: "Lobato explorou o sonho de enriquecimento, normal em todos os seres humanos, e mostrou que, para ser rico, é preciso antes ter saúde. O primeiro dever do homem é cuidar-se, alimentar-se bem, trabalhar e produzir. Mais ainda: deve aproveitar-se do progresso, usar de recursos novos."... "O grande legado de Monteiro Lobato foi o de sua independência. Independência moral e independência intelectual. Era um homem livre, que queria todos os homens livres." E fechou com as palavras de Lobato como conselho: "...tudo conspira para que sejamos meros números, carneiros de variados rebanhos – os rebanhos políticos, religiosos ou estéticos", para dizer que para se dar bem no mercado é preciso ser a si mesmo para ser exceção;-X
E entre esses tópicos, Duailibi deu sua opinião sobre o governo Lula:
- "acho o menos nacionalista de todos";-/
Aproveitou para citar que a falta de defesas está sucateando a indústria publicitária brasileira, pois a compra das agências locais pelos grandes conglomerados internacionais causa alinhamento de marcas, acaba com o direito de escolha delas, impõe concorrências desleais e promove demissões em massa:-O
Opinou sobre a crise da criatividade brasileira, onde o redator não tem mais uma posição importante e disse que os redatores têm que brigar (JÁ!) para que os textos voltem a ocupar espaços nos anúncios;-?!
E deu um recado, que parece eu já tinha ouvido (rsss): estudem mais ANTROPOLOGIA, SOCIOLOGIA, FILOSOFIA e PSICOLOGIA; saiam de frente da internet; briguem pela idéia. Mesmo que isso signifique desentendimento, perdas... E repetiu vááááááááááárias vezes: cobrem caro pelo que fazem, cobrem caros pelas idéias (bis!). E finalizou pedido para não ter medo disso porque é isso que move os diferentes, os que são exceção*;-). "
a questão é - e sempre será: quantos tem capacidade(financeira),nervos e talento para ser exceção num mercado de cumpadres e coronéis onde as igrejinhas colocam a rebeldia necessária para tudo isso de joelhos, empalando - ou tentando - os que seguem o rito pagão da diferenciação, a partir do não a tudo isso que ainda ai está?
neste tópico não se mirem no meu exemplo, pois a casca do biscoito fino é grossa.
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Now playing: Lulu Santos - rito pagão
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