Reconheço e compartilho de sua luta. Mas o problema está no começo. BV, bonificação sobre valor, cobrado e sustento de todas as agências de propaganda é o câncer da nossa profissão. Vão dizer: Peraí ô rapazinho, sem isso não teríamos agências de propaganda, intervalos comerciais, prêmios, e duvidosos programas de televisão. Mas, teimoso como
ou, diria: o nosso negócio não é mídia é idéia. No Brasil, não damos valor ao intelectual, é preciso escrever um livro, para que se dê valor. É preciso ter o produto concreto nas mãos e aí sim, ser remunerado por isso. Quando somos remunerados pela mídia, e ela é o nosso principal produto, perdemos. Perdemos por que qualquer um pode fazer isso, perdemos por que vendemos idéia através da mídia, perdem os clientes, pois a solução está no Jornal Nacional e não naquela simples
idéia, tão óbvia, tão na cara, mas tão evolucionaria que mudaria o negócio, o produto, os clientes, a marca, e o faturamento no final do mês. Mas ficamos refém, com medo e dizendo sim a tudo que chega ao nosso ouvido, com receio de perder os 20% de BV.Quando começarmos a vender idéias, ser bem remunerados por isso, nossa profissão mudará. Seremos chamados a pressa, para resolver o problema do cliente, porque seremos o único que conseguirá enxergar de um ângulo diferente. Esse deve ser o nosso posicionamento.
(rafael machado, publicitário em florianópolis, em comentário sobre o post quando o pouco não é nada, do eloy simões, também publicado aqui)
Um comentário:
Aconteceu assim:
A Tv que tem o Cabo Branco, ofereceu um pacote que nãoera indicado de maneira alguma pra o cliente da agência. Não menos que rapidamente, os cifrões giraram nos olhos do "dono", da agência, claro. e assim foi feito, empurrado - guela a baixo, algo que não estava no planejaento do cliente e que prejudicou todo andamento da agência. Perde-se as idéias, os profissionais e até a vergonha, mas os 20%, meu a pau Juvenal!
http://aculpaehdocliente.blogspot.com/
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