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1. Uma mulher andava na beira de um rio quando viu um sapo preso em uns galhos pedindo socorro. Quando ela chegou perto, ele disse:
“Me salva que eu realizo três desejos, mas tudo o que eu der a você, seu marido ganhará 10 vezes mais.”
Ela pensou um pouco e topou.
Primeiro desejo
Mulher: “Quero ser muuuuuito rica.”
Sapo: “Ok, mas lembre-se de que seu marido será 10 vezes mais rico.”
Mulher: “Não tem importância, tudo o que é meu é dele, e tudo o que é dele é meu.”
Ela ficou muito rica.
Segundo desejo
Mulher: “Eu quero ser muuuuuuito bonita.”.
Sapo: “Ok, mas a mulherada vai cair em cima do seu marido, porque ele vai ser 10 vezes mais bonita que você.”
Mulher: “Não tem problema. E ela se tornou rica e maravilhoooosa. Ele também.
Terceiro desejo
Mulher: “Quero ter um enfartezinho bem pequenininho. Só um susto.”
Sapo: (mudo)
Moral da história
‘Nunca subestime a capacidade administrativa de uma mulher.”
2. “Fora ao eixo Rio-S.Paulo está se esboçando um movimento estudantil na área da Comunicação Social em busca da regulamentação da profissão. Não seria preocupante se algumas escolas do setor, seus diretores e mestres, resolvessem não surfar na onda. Lamentavelmente, porém, não é o que se vê. As escolas e seus diretores, por interesses bem localizados, e os mestres, por amizades e até por vocação de fazer média com os alunos, fogem da defesa da profissão, optando por defender a reserva de mercado para os futuros profissionais que têm em mãos, deixando de refletir sobre o empobrecimento que a regulamentação trará ao mercado brasileiro.” (Armando Ferrentini, em editorial na Revista Propaganda)
3. “Até o final deste ano, o deputado federal Eduardo Gomes(PSDB-TO) espera que o seu projeto de lei no. 1226/07, que visa regulamentar as atividades do profissional de marketing, seja aprovado.”
“(o projeto) define quem pode ser considerado profissional de marketing, categoria que passará a integrar a Confederação Nacional dos Profissionais Liberais, seguindo a CLT.”
“A proposta torna obrigatório o registro como profissional de marketing. Estabelece que o titulo será conferido a quem desempenha atividade especializada de caráter técnico-científico, criativo e artístico na criação e na redação de textos publicitários, roteiro e spots e comerciais, entre outras atribuições. O profissional de marketing é ainda responsável pelo planejamento de investimento e inserções de campanhas na mídia, produção gráfica e gerenciamento de contas de administração de agências de propaganda.” (suplemento Profissional de Marketing, de Meio & Mensagem)
4. Sacou? Ferrentini contesta a regulamentação da profissão de publicitário. E se esquece, por desconhecimento, talvez - embora isso seja difícil de acreditar porque ele é um homem muito bem informado - do projeto do deputado Eduardo Gomes. Que simplesmente varre do mapa a profissão, transformando-nos em profissionais de marketing.
5. Ao tomar essa atitude, ele simplesmente reflete o posicionamento da ESPM, cujo Conselho preside.
Aliás, vale a pena lembrar aqui: a ESPM foi a única instituição de ensino consultada pela ABAP, quando organizava a programação do IV Congresso. Não é difícil intuir quem presidirá a Comissão de Ensino do evento. Nem qual a recomendação que fará, até porque a própria ABAP já fez a parte dela, ao jogar lá em cima o preço da inscrição para o Congresso, com o claro objetivo de dificultar a presença de profissionais, estudantes e professores de fora do eixo.
6. Lembrei-me daquela história que minha colega do Sistema Integrado de Comunicação da Unisul, a Alessandra Turnes me passou e que reproduzi no início destas mal traçadas.
Os organizadores do IV Congresso fizeram diretinho o papel da mulher da história. O marido e o sapo somos nós..
(o sapo, a mulher, o marido e nós, do incansável eloy simões)
(mas pensando bem não se sabe hoje neste mercado o que equivale a pior cagada: "ser do marketing" ou publicitário)
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