quarta-feira, novembro 07, 2007

onitorrico's coffee

Quando o McDONALD'S decidiu ingressar no território do café também, no Brasil, com unidades do McCafés, nossos consultores se reuniram e em poucos minutos concluíram que o esforço seria inútil, e os investimentos sem nenhuma perspectiva de retorno: perda de energia, perda de foco, perda de tempo, perda de dinheiro; semente de confusão na cabeça de sua clientela.

Hoje, 7 anos depois, e tendo chegado a 49 “cafeterias”, o McDONALD'S continua insistindo, mesmo com a baixa freqüência, com os péssimos resultados se considerarmos o espaço, equipe, investimentos, e atenção alocados, tratar-se de um bom negócio, e agora promete concentrar toda a sua artilharia para “roubar” a clientela das padarias. De novo, vai perder tempo, foco e muito dinheiro.

O raciocínio, e conforme declarou um dos executivos do McDonald's à MARIA LUÍZA FILGUEIRAS da GAZETA MERCANTIL, é atrair agora o cliente das classes A e B que já toma café da manhã fora de casa e hoje está mais restrito ao consumo em padarias. Segundo ele, hoje cerca de 70% do consumo nos McCafés acontece à tarde e à noite, mostrando largo espaço de crescimento no horário matutino. Uma manifestação, no mínimo, esquisita. Se 70% ocorre nos dois outros períodos, e como só resta um terceiro período, é obvio que a distribuição no consumo é muito semelhante, já respondendo o período matutino por 30%. O problema é que o consumo é muito baixo, que nem ontem, nem hoje, e muito menos amanhã onde o hábito de se tomar café vai se sofisticando, qualquer pessoa, independente de classe em nosso país, vai querer tomar um café no rei do fast-food, se pode tomar o café numa loja exclusiva e especializada. E depois, e ainda, e até por uma questão de cultura, criada e desenvolvida pelo próprio Mc, não existe a menor associação entre BIG MAC e café; a associação é BIG MAC e COKE, certo?!

Se depois de 7 anos os McCafés continuam se arrastando, o que dizer agora com a chegada do STARBUCKS, e do extraordinário up-grade do FRANS CAFÉ, e ainda a chegada nas novas redes como SANTO GRÃO, SUPLICY, HAVANNA e NESPRESSO.

Independente dos investimentos, esforços, alocação de tempo e tudo mais, os cafés dos McCafés sempre continuarão passando a sensação de um gostinho de BIGMAC...

(você tomaria o café da manhã no mcdolnald´s ? pergunta do madia e associados)

(bom, sem querer mostrar afetação, eu já tomei nos meus tempos de dureza na frança. panquecas, suco, geléia, manteiga, bolinhos e torradas e café. todos os dias até as 11 da manhã , alí no quartier latin. o suco era o que é. acontece que na frança a coisa é um pouco melhor, dada a conhecida ojeriza dos franceses por tudo que é do ronald´s. e o preço o tornava uma opção dupla, tomado perto das 11 para economizar o almoço. agora no brasil, com as bancas de frutas e a média com pão e manteiga nem pensar. isso falando de café da manhã de operarário da criação. agora se é para fazer charme, também nem pensar que coisa muito melhor há, e, décor e sabor, em qualquer cidade que tenha macdonald´s).

Nenhum comentário: