sexta-feira, outubro 07, 2005

sabor de guaraná. vai um puro de cem anos ?

quem de recife, joão pessoa, natal e são luiz do maranhão, do coração a cabeça, inda tem algumas borbulhas exitações adolescentes na ponta da língua.

crush, fratelli vita, dore, sanhaua, cola jesus. marcas que se foram ou abaladas, asfixiadas estão, por outras sensaboria que até delas se tornam donas para melhor exterminá-las.

crush, a melhor “ laranjada” já inventada. ficou o “ tampa de crush”, o equivalente de ser o bom do pedaço. hegarty é tampa de crush.

fratelli vita, o guaraná brahma matou como a bruxa má envenou cinderela pensando que se tornaria igual. cinderela vita não ressucitou por falta de principe de capital. mas vingança anã, brahma não passou de guaraná de sapos.

dore e sanhaua, dominavam joão pessoa e escapuliam para natal. doce concorrência que acabou como o prédio da fábrica as margens do rio sanhaua que jaz sem estar tombado, as margens do rio que lhe dá o nome afogado em merda.

cola jesus, um terror ao primeiro gole – nunca diga isso a quem natural da cidade do reggae, bacanga e anil – refrigerante de canela abençoado pelo gosto do maranhão, hoje sob a égide da coca-cola com sua sombra escura.

marcas que como dizem alguns, era inevitável desaparecerem ou padecerem de nanismo que por fim as levaria a ser engolidas ou caladas por outras bocas que não as ansiosas de seus consumidores.

para provar que a história não tem que ser assim.que marcas como estas, trabalhadas por uma visão competende de construção, manutenção e administração de marcas, podem durar mais que uma vida inteira, superando o anátema da obsolescência frente ao sabor industrial globalizado, o guaraná pureza, de santa catarina, completa 100 anos de sabor resistente até a homenagens na assembléia legislativa incluindo as teorias sobre o auto-fagismo das empresas familiares.


“Assembléia Legislativa de Santa Catarina abre as portas para contar um pouco da história de empreendedores que construíram a centenária empresa de Bebidas Leonardo Sell Ltda, com sede em Rancho Queimado. Haverá uma Sessão Solene em homenagem aos 100 anos da empresa, e depois a abertura da exposição de produtos e fotos sobre esta história na Galeria de Arte Ernesto Meyer Filho.

Sobre a Pureza

Inicialmente fabricante de cerveja, com o sugestivo nome de "Tira-Prosa", a empresa Bebidas Leonardo Sell tem sede em Rancho Queimado. A fábrica mantém até hoje a gestão familiar e comemora 100 anos este ano numa fase promissora de lançamento de novos produtos, além da consolidação do seu atual carro-chefe: o Guaraná Pureza.

O resto da matéria-prima utilizada na fabricação de cerveja foi sendo usada para produzir um refresco não alcoólico e que era vendido apenas nos arredores, mas mesmo assim logo foi batizado de cerveja doce. Em 1926, essa bebida deixou de ser um sub-produto da empresa, passando a ter sabor de guaraná e o nome Pureza, reconhecido até hoje como sinônimo de qualidade e produto tipicamente catarinense.

No escritório da fábrica, ainda hoje estão orgulhosamente enquadrados na parede vários diplomas concedidos pelo Ministério da Agricultura, em reconhecimento à qualidade da bebida desde a época do fundador, Alfredo Sell.


Em 1954, a cerveja Tira-Prosa, com fortes concorrentes, deixou de ser fabricada, depois de quase meio século de produção. A Pureza passou então definitivamente a ser o carro-chefe da empresa. Foi lançada então uma linha de refrigerantes com a marca L. Sell, que aos poucos foram transformados em versões da Pureza, generalizando a marca. Hoje, apenas o refrigerante de limão ainda é vendido com rótulos exibindo o nome antigo. De acordo com Sérgio Sell, atual diretor comercial e bisneto do fundador, a empresa já faz testes para lançar no mercado outras três variações da Pureza: uva, maçã-verde e morango. Mas a estrela da família continua sendo a Pureza original, sabor guaraná, responsável por 80% dos 400 mil litros de refrigerante que saem da fábrica por mês, em média.

Perspectivas

A empresa está trabalhando para ganhar novos mercados e há espaço para isso, afinal o consumo de refrigerantes aumenta a cada dia no Brasil e o diferencial da Bebidas Leonardo Sell é a utilização de suco natural, matéria-prima de qualidade que pode ser conhecida na pequena cidade de Rancho Queimado.



A intenção é expandir para fora de Santa Catarina, levando toda a linha de refrigerantes para os estados vizinhos - o que algumas redes de supermercados já estão fazendo - e depois para onde houver possibilidade de atingir um público que quer aliar preço e qualidade. “

lendo a notícia me vieram todos e mais sabores de marcas que poderiam estar vivas se não fosse a vivacidade de seus administradores, homens de marketing e agencies de propaganda.

de morder a lingua.

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