quinta-feira, janeiro 19, 2012

esqueceram de mim ou: tá todo mundo aqui,inclusive a luiza, menos a marca que foi pro cafundó

a construção de marcas objetivando diferenciação e através dela a consolidação de produtos, bens ou serviços, ou delas mesmas é, ou deveria ser, o objetivo de toda ação de comunicação de marketing(publicidade, r.p., assessoria de imprensa,ativação, e por aí vai) seja tradicional, digital e os escambau.

contudo, isso parece ser o que menos importa. principalmente quando equívocos como o "menos a luisa que está no canadá" são alçados pelo lado cafuçu da internet a hit do momento.

não se trata de uma visão cristalizada de marketing. se assim o fosse diria que quem teria de virar meme seria o nome do empreendimento, a construtora, o agente de vendas, e para muito além deste lançamento em si, configurando à marca um aumento significativo de share: of mind,market e heart. desculpem a pronúncia, mas se um marketeer não fala assim ninguém respeita, não é verdade? mas alguém respeita um marketeer? (ainda mais na paraíba?).

ao que tudo indica, o comercial bombou e babou justamente quem não deveria aparecer para além da sua função de escada: luisa e gerardo rabelo,  o que aconteceu ainda mais na esteira da ação a partir do "youentubas". 

gerardo, que já é um mestre sem cerimônias em aparecer, tipico do colunismo social que se pratica na paraiba, aquele que faz de um tudo para manter-se em evidência - lá isso é opção existencial e meio de vida -  é que acaba sendo o grande beneficiado do comercial e da repercussão, ainda que passageira. e justiça seja feita: não se pode dizer que isto foi arquitetado por ele deliberadamente. era este o objetivo? alçar a mídia nacional e sabe-se mais o quê, gerardo e luisa? se foi, foi um golpe de mestre. se não, apenas um golpe de sorte ou apenas mais um golpe. pode-se argumentar que o frenesi gerado por acaso - se alguém me provar que foi intencional nem assim eu acredito -  levaria por indução à procura - o que necessariamente não se traduz em venda - e muito menos ainda em valor agregado a produto, marcas e empresas envolvidas no lançamento. mais pobres ainda foram os anúncios ditos de oportunidade,mas que não passam de oportunistas, corroborando como é rasa a temporada de veraneio da publicidade paraibana(e não só). ninguém foi capaz de aproveitar o tema, de cometer a paródia, sem ser também vitima da chiste, do complexo paraíba, que ao fim e ao cabo é o que é - e não passa disto - o hashtag da hora.

o que é mais sem graça disto tudo, em meio a risota geral - tá todo mundo rindo de você e não com você  - o que não é apenas um detalhe sórdido é muito mais -  é a chamada markeopia, a míopia de marketing, que está achando e alçando tudo isto a um máximo, quando na verdade a repercussão deve-se a falta do senso do ridículo na construção da situação e no arquetipo utilizado para a realização do comercial, que assina em baixo a jequice social que é uma das marcas, esta sim, bem posicionada dos colunistas e colunáveis da sociedade local - alguém reparou no "achado" de guetificaçao do comercial criando um altiplano nobre ? para um bairro de tradições outras? e que agora pretende-se que seja o endereço perfeito para a sociedade paraibana? que efeito demolidor. é a consumação das açoes para a ocupação vertical do bairro que durante anos foram interditadas(ou tentou-se). mas a nobreza venceu. isso é que é nobre, não é mesmo? bota nobreza nisto. e quando a nobreza vence, sai de baixo que lá vem, mais, literalmente e simbólicamente falando, merda.

o mercado paraibano, e certamente quem criou o comercial deve estar em frenesi. mas a falsa modéstia os alijou desbragadamente do youtuba? ou de quaisquer outras motores de fusca? nada de trending topic sobre os rapazes ou moçoilas da ficha técnica? ninguém fala da agência ou dos criadores, o que é sempre suspeitíssimo em publicidade(este digamos low profile não reativo) e confirma as suspeitas de que o tiro saiu pela culatra ou no mínimo atiraram no que viram e acertaram no que não viram. afinal, a genialidade da publicidade "paraibana" extrapolou as fronteiras de bayeux e santa rita, obtendo visibilidade ímpar mas que não chega a 0,5 % dos rabello. ainda assim não é pouca água, pois o ribombo até então não foi alcançado por ninguém. mesmo passando o chapéu de couro a ouro, com jurados mais famosos que os trabalhos inscritos, programados para dar mais visibilidade(credibilidade é outra coisa) aos resultados. agora fala sério: é deste(mau) jeito pelo qual o mercado e seus players quer ser reconhecido? publicitários estes? nunca serão senhores, jamais serão.

resta um consolo. como todo material desta ordem, não dura o tempo de se roer um pirulito. por mais delicia que seja a lulu, vai ser bom não foi?o michel teló que o diga, já foi!(tarde).

assim será com mais este hit. luisa volta, volta luisa, volta pro canada. e volta logo antes que o rafinha bastos te comente.

in tempo: se você é dos a favor( eu sou dos contra muito pelo contrário) pegue seu passaporte e adira ao facebook do movimento, liderado pelo mano - família ê, família á - para a recepção a luisa no aeroporto castro pinto, pequeno, por sinal, para o tamanho da repercussão da menina. cafuçus 2012 já tem musa. quem sabe em bloco vão pro canadá.















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