terça-feira, janeiro 17, 2006

faço votos de que este post seja redundante

no bluebus da sexta que pesou, washington recriou-se, dando uma dedada em muita gente. se você já leu, ótimo, nem vou fazer piada que ler de novo não custa nada. mas se não leu, vale a pena correr atrás da obra do homem que tem nome de dicionário e é verbete do que há de melhor na história da propaganda.

“Esperei a semana inteira, mas como no Brasil ninguem noticiou até agora, aí vai - morreu de ataque cardíaco em Londres, fazendo jogging, 6a passada, aquele que foi considerado por Bill Bernanbach, Bob Levenson, Helmut Kroone, Ed McCabe, George Lois, David Abott e muitos outros, o mais brilhante publicitário de todos os tempos - o inglês John Webster. John era redator, diretor de arte e diretor de comerciais.

Literalmente inventou os comerciais de televisao na Inglaterra e os diretores que depois se transformaram em estrelas do cinema mundial, como Ridley Scott e Alan Parker. Criou, entre milhares de outras coisas geniais, as campanhas de John Smith Beer, Courage Best Bitter, Sony Lifespan, Coty L'Aimant e The Guardian, todas GPs de TV e cinema em Cannes numa época em que os fantasmas nem passavam perto do Festival.

Foi o único profissional do mundo com 5 filmes selecionados no livro de Bernice Kanner, ‘The 100 Best TV Commerciais....and Why They Worked’. Tinha mania de deixar seu famoso Bentley, igual ao do James Bond, na garagem e ir pra agência de bicicleta. Chegava cedinho pra mostrar as novas idéias pro pessoal da limpeza porque acreditava que os criterios de julgamento deles eram mais parecidos com os critérios do publico do que os dos publicitários. Trabalhou diariamente até 2004, quando completou 70 anos.

Hospedei Ed McCabe neste final do ano no Brasil, falamos muito de John Webster e planejamos pra 2006 um encontro com ele no Brasil, nos EUA ou num campo neutro como Anguila ou Cap D'Antibes. Ed voltou para os EUA na 6a feira 6 de janeiro, dia em que John Webster morreu.

No sábado dia 7 me mandou um email que começava assim - "Washington. First the bad news. Just got word from London that John Webster dropped dead while jogging this past weekend. Those of us who know, know what a loss this truly is although most of the….”

"ele foi o mais brilhante publicitário de todos os tempos", que bem poder-se-ia incluir nos piores textos do W.O. ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário