chupa-chupa: o nosso conhecido pirulito.
já agora, por cá temos o xup-xup,como é conhecido em algumas localidades o "dim-dim".
o dim-dim é um picolé, de fabrico caseiro, cuja peculiaridade é ter o formato de um pirilau médio. talvez por isso seja também chamado de tabu noutros sítios. afinal, sair despreocupadamente, e em público, com um xup-xup na boca ainda é tabu para muitos.
dim-dim , também é dinheiro, dinheiro é estaleca em portugal.
pirilau é o cacete, quer dizer: pênis, eufemismo pra caralho.
cacete, além do orgão sexual também significa porrada. portanto de um jeito ou de outro levando cacete você vai ficar com "dores nas costas".
sítio é lugar, em portugal, vamos aquele sítio, vamos aquele lugar.
porreiro é uma coisa, sítio ou tipo legal,
uma coisa legal também é fixe. cool.
tipo, é um cara ou o cara.
bolo rei é quase um panettone.
e aspone, é assessor de porra nenhuma, espécie que nasceu nas repartições públicas mas hoje instalou-se no marketing de muitos clientes e começa a vingar nas agências.
agências? bem já foram quase tudo quando não queriam ser quase nada. agora,que querem ser quase tudo estão competindo duramente com o quase nada. enfim. já não são mais o que eram dos dois lados do oceano. melhor definição, quem sabe nas próximas edições do dichionário
Excelente isso aí.
ResponderExcluirTá engraçado, com piada, mesmo.
xup-xup que é din-din na paraíba, xup-xups em Minas gerais, dudu em Pernambuco, flau em Alagoas, gelinho em São Paulo, Sacoléa no Rio de janeiro e tem quase tantos nomes quanto pirilau em portugal, pomba na paraiba bilau em Minas Gerais, Rola em Pernambuco, Bimba em Alagoas, pinto em São paulo, cacete no Rio de Janeiro...
ResponderExcluir