quarta-feira, março 25, 2015

sim, o maléfico anda fazendo escola

gladiadores do altar da igreja universal. 
qualquer semelhança com a ideologia nazi-fascista-imperialista-midiática 
seria mera coincidência?

























 “Quando se estuda jornalismo na faculdade é para se formar redatores iguais. O que importa é o marketing, que sejam lidos”, disse. A formação seria então mais comercial do que profissional. O resultado, para Savio, é que a imprensa trata de eventos, não de processos. Assim, produz-se coberturas sem contextualização e que não dão conta da complexidade do mundo(Roberto Savio, presidente da agência italiana Inter Press Service).


misterwalk comenta: e  o que dizer então de publicitários formados nestas formas de gelo destas mesmas faculdades? são estes que vão produzir diferenciação, rupturas, disrupturas na comunicação de marketing de marcas? 

ah! conta outra. não me faça rir como aquela agência que diz ser diferenciada por instinto e em suas contas apresenta um repeteco de perfil que desmente toda e qualquer diferenciação anunciada ou melhor, neste caso, renunciada. 

o mal da maioria esmagadora das agências é que elas querem se diferenciar pelo que é produzido por seus intestinos( e chama isto de genial) e não pelo cérebro, corroborando a ideia, dominante na prática, da sustentabilidade do negócio baseado no fato sólido porém de resultados aquosos que merda dá dinheiro. então pra que mudar? diferenciação? apenas na tentativa do disfarçe o cheiro, onde nem nisso há diferenciação. é sempre a mesma cantilena do pensamento estratégico, de mais um termo em inglês, das pesquisas, do digital. bom você,se publicitário, minimamente ativo, conhece o repertório passivo como ninguém. 

ao fim e ao cabo, toda unificação é maléfica. mas o mal do mau é que até ele pode ser bem feito, o que no caso da formação publicitária atual não acontece. mas que causa tanto mal como mal maior seria se esta formação conseguisse formar algo mais que gladiadores de mais do mesmo.

p.s. se você acha que não, cito  o desastre de comunicação do governo ao produzir mais do mesmo sem a menor ideia do que seja timing, já que não havia ideia nenhuma em sua comunicação que não fosse repetição de outras cópias. nem precisou a oposição produzir material. o fogo amigo resolveu tudo de uma vez só. deve ser isso que se aprende na faculdade. como dar tiro no pé com metralhadora para demonstrar poder de fogo(leia-se criatividade;efetividade).

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