domingo, junho 24, 2012

baterias moura: a falta de carga de uma agência com ideia arriada





o comercial das baterias moura, criado pela ampla, é um bom exemplo do arranque de chupeta que se tornou a criação publicitária num mercado que tem mais prêmio que ideia e onde o pensamento premiado equivale em carga ao cerebro sucateado dos desempregados, o que não tira o mérito, muito pelo contrário, dos últimos.

a ideia "criativa" é mostar a superioridade de desempenho( e vá lá durabilidade) - digamos carga capacitiva - das baterias moura em relação a outras. para isso faz-se a comparação entre o instrumento bateria, e uma bateria de escola de samba, o que já desde o começo mostra que a bateria dos criadores da agência - e ela como um todo, e o cliente - estão com os polos invertidos e o que curtiram aprovar está em curto. primeiro, porque fazem a comparação entre duas grandezas diferentes, ou seja, não é uma relação bateria x bateria, é uma relação onde, sei vão dizer, a licença publicitária busca o paroxismo como forma de superiorizar a marca moura. ou seja: dane-se a pertinência, porque a carga criadora da agência não consegue estabelecer nexo e conexos com alguma faísca de talento ha hora do contato. ora, tal comparação é tal e qual comparar baterias com capacidade voltáica e amperagem de unidades distintas, ou seja a bota não bate com a perdigota. e isto é agravado pelo fato de termos uma representação naturalista - não sei se eles sabem o que é isto -  e não um deus ex machina ou non sense onde as incoerências fazem parte da hipertrofia criativa. aliás, se era para seguir a linha do paroxismo e das comparações descontextualizadas de pertinência, muito melhor como figura de persuasão era inversão dos polos de ambos os lados: ou seja, a bateria, o instrumento, ter muito mais beat e pegada que toda uma bateria de escola de samba. mas para se chegar a isto, é preciso pensar - e navegar menos na rede e celular - e ter um diretor de criação que não use as baquetas como cotonetes e ou supositórios nas horas vagas.

como se não bastasse a fraqueza da carga criativa, a produção do comercial tem o brilho de uma vela: é pobre em tudo. aquela coisa - feita do jeito que foi feita - ultrapassada, mal ajambrada, ambientado em estúdio, fundo infinito, figurinos, direção de imagens e montagens. em suma: é um comercial de bateria cristalizado que não tem arranque nem tração e que mostra o estacionarismo da ideia para vender baterias que se quer a frente na largada mas não dá nem para a partida.


isto posto, não se espera que tais criativos tenham uma conhecimento do que seja ideia força de uma bateria como aqui falamos - nem o cliente, nem seu marketing, ah! estes diretores de marketing que só tem força quando reprovam o que presta e aprovam o que não presta - por isso nem vamos citar os clássicos, como por exemplo, billy cobham ou terry bozio, ginger baker, john bonham, neil peart, e dezenas de outros - cabe até o cavalera -  mas deixar links do que é ideia de uma bateria que temos certeza a moura gostaria de ser em qualquer comercial se assim fosse na vida real. 



http://youtu.be/GHkucr1jJpQ  
http://youtu.be/GNP1Ujd2mTI  
http://youtu.be/AG1ASj7Yh4I
http://youtu.be/QbMlHAFZXx0   
http://youtu.be/W3QFNNk3tgI 
http://youtu.be/ppB4x0sFVL8 
http://youtu.be/zIZT5jpYEPg 
http://youtu.be/gK1W89cMskY 


1º link, bateria indicada para carros tunados de gente metida a besta;
2º link, bateria indicada para carros de mulher que, não sejam metidas a besta;
3º link, bateria indicada para quem tem jipes, que não sejam metidos a besta; 
4° link, bateria indicada para carros clássicos, que não sejam metidos a besta; 
5º link, bateria indicada para carros vintage, que não sejam metidos a besta; 
6º link, bateria indicada para carros 1.0 flex, que não sejam metidos a besta; 
7° link, bateria indicada para buggies, bajas e afins, que não sejam metidos a besta;
8º link, bateria indicada para publicitários que andam fora do ritmo(atentem para o detalhe do filtro, de ar? não sua besta d´água)

e como agora tudo é participativo e compartilhado, deixo a você leitor a procura de bateria para o seu.

in tempo: ainda quando em rough, antes de certificar-mo-nos da autoria da campanha - escapuliu o publicar antes de guardar, e lá se foi um registro de  post no ar como se a campanha fosse criação da agência grupo nove. portanto, ao digitar no google, assim aparecerá. mas não é o que parece, para todos.

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