o blog que dá crise renal em quem não tem crise de consciência. comunicação, marketing, publicidade, jornalismo, política. crítica de cultura e idéias. assuntos quentes tratados sem assopro. bem vindo, mas cuidado para não se queimar. em último caso, bom humor é sempre melhor do que pomada de cacau.
segunda-feira, agosto 09, 2010
elixir da juventude
O médico saiu pra caminhar e viu essa velhinha da foto sentada num banco, fumando um cigarrinho.
Aproximou-se e perguntou: "Se nota que é tão feliz.....qual é seu segredo??
Ela respondeu:
"Sou publicitário, durmo às 4 da manhã fazendo planejamento, atendendo clientes, criando campanhas plantas e me levanto às 6 da manhã.
Nos fins de semana não pratico esportes, não me divirto.
Nos sábados, domingos, nos feriados, também.
Não tomo café, não almoço e nem janto porque não dá tempo.”
Apanhado de surpresa, o doutor exclamou:
- "Mas isso é extraordinário. Quantos anos a senhora tem??
- 39, respondeu-lhe a velhinha
2. Recebi, outro dia, o seguinte anúncio:
ESTÁGIO EM RELAÇÕES PÚBLICAS
Empresa de Tecnologia seleciona estagiário de Marketing com foco em relações públicas.
Requisitos: graduando do curso de Jornalismo a partir da 2ª Fase
Desejável: Conhecimentos em Microsoft Dreamweaver/ Conhecimentos em Lime Survey ; Conhecimentos em Inglês
Benefícios: bolsa de até R$ 450,00 (dependendo da fase) + Vale alimentação + Auxílio transporte
Carga Horária: 20:00h semanais
Período: a negociar
Trocando em miúdos: a empresa queria um Relações Públicas para estagiar em marketing que esteja estudando jornalismo a partir da segunda fase.
Confusão total!
3. Confusão, aliás é o que não falta no nosso terreno. Que, aliás, começa na área das agências, passa por outras empresas do setor e chega lá na ponta, onde os mais ou menos leigos não conseguem divisar quem é quem. Quem faz o que.
“E agora, pra onde vamos¿”, é o que mais se ouve.
Outro dia, o Rodrigo, dono de uma agência de Tubarão, deu uma luz:
“As agências estão seguindo o mesmo caminho dos médicos. Deixarão de ser generalistas para serem especialistas.”
Ele lembrou:
“Antigamente, era comum o médico da família, que atendia a todos sobre tudo. Raramente mandava consultar um especialista. Hoje a conversa é outra.”
4. Especialistas ou não, está na hora de as agências e os profissionais discutirem seriamente o seu futuro. Ao invés de “descobrirem” que o dono tem de ser um gestor – como aconteceu no evento do Rio de Janeiro realizado pela ABAP – encararem o futuro de frente. Corajosamente. E anteciparem-se a ele.
Já não dá mais para repetir que a publicidade é importante porque ajuda as empresas e o país a crescer. Isso já virou carne de vaca. Caiu no ridículo. Cansou.
5. O momento, nós sabemos, é atordoante. E para quem, como os profissionais e as agências, está no olho do furacão, é complicado ter uma visão total do processo. Mas tem muita gente que pode ajudar.
Agora, mais do que nunca, é preciso as agências enfiarem a mão no bolso. Contratarem uma consultoria. Ou uma Universidade. Eles têm condições de equacionar e propor solução para o setor.
Da mesma forma, é o momento de os profissionais deixarem de brincar com coisa séria. De se reunirem. De fortalecerem suas entidades para que elas tenham força de liderar esse processo de transformação.
Caso contrário, profissionais e agências vão ficar que nem a jovem da história. Trabalhando 24 horas por dia, mas completamente envelhecidos muito antes da hora.
(antes que seja tarde demais, do eloy simões, para o acontecendo aqui, ali e em todo lugar)
p.s. ou faça, como dizia aquele antigo cartaz da almap em obras: arranje um trabalho que você gosta e você nunca estará trabalhando. agora contratar universidade, não tenho dó, nem paciência.)
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