quinta-feira, abril 22, 2010

como meter um pinguim numa fria, ou numa gelada, o que dá no mesmo


As pessoas revelam-se impressionadas com seus números. Sua capacidade de preservar e consolidar sua liderança é reconhecida. As conquistas de suas lideranças são decantadas em prosa e verso. Os autores da proeza são referenciados e reverenciados nos principais cursos de administração do país: em quase todos, não em todos. Muitos jovens executivos em início de carreira sonham em serem descobertos pela empresa; a grande maioria dos outros executivos não quer nem ouvir mencionar seu nome. E agora, divulga os dados referentes a 2009. Um porre de sucesso.


Um lucro líquido de R$ 6 bilhões – 16,9% em relação a 2008 -, um ebtida de R$ 10,5 bilhões – 15,8% sobre 2008 -, receita líquida de R$ 23,2 bilhões – 12,0% a mais que 2008 – volume de vendas 15,5 bilhões de litros – 5,1% sobre 2008 – e por aí vai. 70% de participação no mercado de cervejas, investimentos previstos para 2010 da ordem de R$ 2,0 bilhões, 15% de aumento em sua capacidade de produção, e 44 mil novos empregos diretos e indiretos. Seus números brilham, sua saúde econômica é exuberante, e poderia continuar descrevendo toda a sua magnitude e esplendor e ainda seria pouco.

Não obstante tudo isso, é vista com respeito, mas não admiração. Chama a atenção por suas conquistas, mas não emociona. Ao se movimentar tromba, machuca, derruba – os de fora e muitos dos de dentro – gera pânico. Não distingue pessoas de números. Não desperta simpatia, não provoca inveja, não constrói relacionamentos verdadeiros, é incapaz de amar, desconhece o que é paixão, não tem admiradores, seguidores, evangelizadores, apóstolos.

No território do BRANDING conseguiu uma proeza única e, provavelmente insuperável. CONSRUIU UMA MARCA GELADA.

Assina AMBEV.

(francisco madia, especial no madiamundomaketing)

5 comentários:

  1. Não entendi absolutamente nada do que foi escrito. As únicas letras que eu entendi foram as que eu tive que escrever na Verificação de Palavras para você achar que eu não sou uma máquina de SPAM.
    Eucrésio

    ResponderExcluir
  2. Oh pá, é muito numero. Os únicos números que me importam como portugu~es são os resultados do futebol que leio no jornal A Bola! Sim, assumi que sou um portugues burro. Bom seria se todos aqui em Portugal assumissem isso de vez, pois...é mais divertido e não é necessário pensar tanto, ler tantos números... António Sequeira

    ResponderExcluir
  3. Celso, ainda vivo?!!!!!! 22 de Abril de 2010, então, tais vivo.

    Tais fazendo oquê, cacildes????

    Morre logo, visse?!

    ResponderExcluir
  4. Celso, você tem Twitter?

    ResponderExcluir
  5. Celso, precisamos da sua ajuda. Clique aqui e comente: www.noarchivethanks.blogspot.com
    Sei que vc apoia este tipo de opinião.

    ResponderExcluir