Há mais de 40 anos tenho julgado meu próprio trabalho e o trabalho dos outros como diretor de criação, redator, mentor, consultor, cliente ou jurado de prêmios de propaganda. Não é fácil. Muitas vezes a gente desconhece as circunstâncias que conduziram ou até pressionaram a uma idéia ou solução e acabam ocorrendo avaliações equivocadas e injustiças. De qualquer modo acho importante ter critérios para não cair na tentação de analisar somente com base na “experiência” e no gosto pessoal. Eventualmente posso até me orientar por um ou outro fator pontual, mas o fundamental está contido nesses 15. Eles estão listados aleatoriamente, não por ordem de importância. Se você tiver outros, por favor, me envie.
1. Relevância:
- é relevante para o consumidor?
2. Pertinência:
- tem a ver com o produto/serviço, o uso/consumo e o público a que se destina?
3. Ambientação
- está adequado ao momento, clima, tendências, costumes, cultura?
4. Originalidade:
- trata-se de algo novo e original?
- rompe com a norma e a mesmice?
5. Adequação:
- ajusta-se ao meio no qual será veiculado?
6. Beleza:
- é bonito?
- o design é inovador?
7. Emoção:
- provoca a emoção pretendida?
8. Claridade:
- capta-se imediatamente a idéia?
- entende-se facilmente o conteúdo?
9. Convencimento:
- reproduz de forma crível os argumentos a favor do produto/serviço?
10. Realização:
- convence do ponto de vista de realização?
- os componentes formam um todo homogêneo?
11. Alegria:
- é divertido ver, assistir, escutar ou tocar?
12. Desejabilidade;
- dá vontade de ver/assistir/escutar/tocar outras vezes?
13. Indução
- induz à ação objetivada?
14. Verdade
- diz/mostra a verdade?
15. Respeito
- respeita a inteligência do consumidor?
(meus quinze critérios para julgar propaganda, do emílio cerri)
Nenhum comentário:
Postar um comentário