sexta-feira, dezembro 29, 2006

da série, direções de arte pra lá de vendedoras (dose dupla, V & VI)


Na campanha em prol das vítimas das últimas chuvas, o Brasil mostrou sua enorme capacidade de mobilização.
Em poucos dias, brasileiros de todas as partes, pessoas físicas e jurídicas, arrecadaram milhões de cruzados e toneladas de mantimentos, agasalhos e remédios.
É para esse mesmo Brasil que o Pelourinho pede ajuda agora. Mas como não temos nenhuma morte, nenhuma criança soterrada é mais difícil sensibilizar a população.
É como se nosso país não soubesse prevenir: só remediar. Pois é preciso que a opinião pública fique sabendo que além de um Patrimônio da Humanidade, reconhecido e tombado pela UNESCO, em grande parte do seu território, o Pelourinho é também uma favela, onde milhares de pessoas moram nas condições mais precárias, em casas centenárias e inseguras, muitas das quais na beira de encostas e morros.
A Prefeitura de Salvador tem feito o que pode com seus próprios recursos. Desde o desenvolvimento de uma tecnologia própria para evitar novos desabamentos de sobrados, até o escoramento de 187 imóveis em todo o Parque Histórico.
Infelizmente, Salvador não tem condições de arcar sozinha com a recuperação de uma área como essa, com 31 hectares de extensão, em que falta quase tudo.
Partimos, então, para realizar uma campanha nacional a fim de arrecadar doações e incentivar investimentos no Pelourinho.
E esperamos que ela seja recebida com a generosidade e solidariedade que precisamos nos últimos dias.
É lógico que sabemos guardar as devidas proporções das coisas. Ninguém está querendo, por exemplo, que o Bradesco dê um cheque de 100 milhões; mas ele pode perfeitamente dar uma ajuda para salvar o maior conjunto arquitetônico barroco contínuo da América do Sul.
Está certo também que as rádios e televisões não podem passar o dia inteiro falando do Pelourinho, mas elas podem ajudar muito falando de vez em quando. Ou, pelo menos, falando alguma vez. É natural e justo que as chuvas com milhares de vítimas despertem na população uma comoção maior, do tamanho da própria tragédia.
Mas se os morros do Rio, por exemplo, tivessem merecido a atenção da comunidade antes dos trágicos acidentes, tanta morte e destruição poderia ser evitada.
E é isto que precisamos fazer no Pelourinho: evitar.
Ou o Brasil vai ajudar o Pelourinho pela força do argumento, ou vai ajudar pelo argumento da força. Da força do vento, do tempo e a chuva.

PELOURINHO. PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE TODO MUNDO TEM QUE PRESERVAR.


No mundo inteiro a Coca e a Pepsi investem milhões de dólares para promoverem seus produtos. Patrocinam shows, esportes, disputando com inteligência e criatividade a preferência do público.
Por isso, é mais do que natural que os organizadores da campanha de preservação do Pelourinho procurem esses já tradicionais patrocinadores em busca de ajuda.
Com a colaboração da Coca, a gente pode evitar que o Pelourinho se transforme em pau, em pedra e no fim do caminho.
Com o apoio da Pepsi, a gente pode preservar este lugar para as novas gerações.
Este ano, além de uma campanha nacional para arrecadar doações e um programa de captação de investimentos na área do Parque Histórico, estamos elaborando também um calendário de promoções para arrecadar fundos para as obras.
Se a Coca quiser fazer uma doação ou reconstruir um de nossos sobrados será muito bem-vinda. Se a Pepsi quiser fazer uma doação ainda maior que a Coca ou recuperar um quarteirão inteiro, melhor ainda.
Mas o que este anúncio pretende é conseguir que vocês patrocinem nosso calendário de promoções.
Neste primeiro semestre, por exemplo, estamos pretendendo realizar um grande show em Salvador que será transmitido para todo o Brasil.
Muitos artistas já se oferecem para participar dele gratuitamente, mas, ainda assim, há uma série de despesas como som, iluminação, palco que precisam ser cobertas por um patrocinador.
Um patrocínio que não custa nenhuma fortuna e que é nada se comparado com as megapromoções que vocês fazem.
Além disso, se essa promoção não tem grande custo, ela certamente vai trazer um grande benefício.
Comprando um ingresso para esse show, milhares de pessoas vão estar fazendo uma doação individual ao Pelourinho.
Realizando concertos musicais, eventos esportivos e culturais na área do Parque Histórico, estaremos devolvendo a ele a vida e o respeito que ele tanto precisa e merece.
Enfim, com essas promoções, além de arrecadarmos fundos para as nossas obras, estaremos fazendo com que o Pelourinho, assim como a Coca e a Pepsi estejam na boca de todo mundo.
Esperamos que vocês recebam este anúncio com o mesmo bom-humor com que ele foi feito. E que, como de costume, sejam generosos.
O show é apenas um dos eventos que serão realizados para arrecadar fundos para o Centro Histórico. E temos certeza que vocês poderão contribuir com muitas outras idéias.
É importante ressaltar que, embora este anúncio seja dirigido à Coca e à Pepsi, o convite não se destina exclusivamente a elas. Mas a todos os grandes anunciantes e patrocinadores deste país.
O Pelourinho, com suas centenas de sobrados e igrejas, com suas ruas e ladeiras, aguarda ansiosamente sua ajuda e seu telefonema.

PELOURINHO. PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE TODO MUNDO TEM QUE PRESERVAR.


Um comentário:

  1. olá bom dia!
    me chamo Mônica de j. silva,sou formada em turismo pela faculdade de turismo da bahia,a factur.
    gostaria de dizer se todos os empresarios do pelourinho ajudasse nessa divulgação,iria ser legal pra todos,realmente o pelô está morrendo e precisa de ajuda de todos os lados,se precisarem de voluntaria,estou a disposição,amo o pelô.meus contatos,5571/91241942,ou e-mail,monnyk24@yahoo.com.br.

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