quarta-feira, junho 28, 2006

vendidas pelo menor preço ?

as instituições de ensino falam muito em ética.
eu mesmo ouvi este discurso ao apresentar uma campanha que colocava o dedo na ferida sobre o ensino fast-food, como princípio mór para chumbá-la. um tal senhor decano, destes de leiaute tido como respeitável, colocou que a campanha ignorava o primado das relações institucionais e empresariais entre as faculdades(ou seja todos comiam no mesmo prato e não se ia lá soprar a farofa de ninguém.
a educação brasileira, não só pelo processo orquestrado de desestruturação iniciado pelo governo militar, bem como pelo modelo mercantil adotado, é um lodaçal de interesses tal que fazem a máfia dos sangue-sugas parecerem santinhos de catecismo.
tanta louvor a ética e todos os comerciais vendem preço. é o preço da ética ?
houvesse ética, do ministério da educação, as instituições, as agências que atendem a conta, e nenhum comercial utilizaria preço como moeda da educação oferecida. ainda mais pelo fato de que por menos que se pague, paga-se o preço caríssimo do afundamento da capacidade intelectual de alunos cada vez mais acéfalos, sem a menor capacidade crítica ante o processo de esgarçamento desta mesma capacidade.
ética? apenas uma palavra muito utilizada por quem não a tem para justificar o cala-bôca geral.
aliás, haja ética no mercado publicitário, não é mesmo ?

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