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sexta-feira, março 24, 2006
coraçao beta x mentes beta
....No coração da nova campanha da Microsoft reside uma batalha pelos corações e mentes do mercado. Não se trata apenas de mostrar um produto tecnicamente melhor. Os concorrentes, afinal, também são bons. Trata-se de mexer com as emoções dos clientes, alistá-los, envolvê-los e incorporá-los, de corpo e alma, à Família Microsoft. Trata-se de investir pesado e de forma inteligente em publicidade. Ballmer aproveitou o encontro com os chefões de Nova York para lançar uma campanha publicitária também impressionante: US$ 500 milhões para veiculá-la em todo mundo. Algo que a Microsoft jamais havia feito. Batizada de People-Ready Business, a campanha tem uma linguagem completamente emocional. Em vez de vender produtos, busca criar identificação com o consumidor. Mostra pessoas preparando-se para trabalhar pela manhã, como se fossem guerreiros aprontando-se para uma batalha. “No final do dia, os verdadeiros responsáveis pelo sucesso do negócio são as pessoas”, afirmou Ballmer, afinado com a mensagem dos filmes publicitários. “A Microsoft dá poder às pessoas para que possam tomar as melhores decisões e fazer a diferença”, completou. Novamente, arrancou aplausos da platéia. Pouco depois, durante uma conversa com os jornalistas, o ataque foi mais pesado. “Contratar um serviço da IBM significa levar junto um bando de consultores, softwares e equipamentos estranhos à sua empresa para dentro dela”, disse Ballmer. “Isso é o oposto a dar poder e capacidade de decisão a seus próprios funcionários”. E aproveitou para repetir a cantilena, há muito entoada pela Microsoft: “Software livre está longe de ser de graça”. A estratégia de comunicação pareceu interessante para especialistas. “A briga da Microsoft não é técnica mas sim ideológica, já que muitos rejeitam a situação monopolista da empresa”, afirma Marcos Cortez Campomar, professor de Marketing da Faculdade de Economia e Administração da USP. “Ao criar um vínculo emocional com os consumidores, ela entra num nível de comunicação que a torna mais atraente”....
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