terça-feira, novembro 08, 2005

perguntar não ofende

ABAP x T-CU

rispostando divulgaçao dos resultados da auditoria do TCU e CPI dos Correios nos contratos publicitários de estatais, Abap publicou semana passada no estadão, valor e gazeta anúncio:

'Transparência na Publicidade'.

"A Abap - Associaçao Brasileira de Agências de Publicidade, entidade que há 56 anos representa as principais agências do Brasil, tendo em vista as recentes notícias originárias na CPI dos Correios questionando procedimentos do mercado publicitário, esclarece.

(1) As verbas da publicidade cuja arrecadaçao no Brasil é pulverizada por uma rede de mais de 4,000 agências, garantem aos meios de comunicaçao a solidez financeira que permite a independência editorial;

(2) Os recursos da publicidade garantem a sociedade o direito a informaçao, posto que sem publicidade, nao existiriam nem TVs e Rádios, assim como os preços das revistas e jornais seriam proibitivos para grande parte dos leitores atuais;

(3) O formato de remuneraçao das agências de publicidade no Brasil está definido por leis, decretos e normas disponíveis, conhecidas e aprovadas por veículos, agências, fornecedores e anunciantes;

(4) A receita das agências é instituída por lei e, principalmente, concedida pelos veículos que, assim, as remuneram a título de intermediaçao e serviços prestados;

(5) A bonificaçao de volume (BV), que os meios de comunicaçao usam para incentivar a qualidade da publicidade e o aumento de venda de espaço publicitário, faz parte das normas que regem a atividade publicitária, gerando para as agências receitas legítimas, faturadas, contabilizadas, sobre as quais se recolhem impostos e que nao podem ser transferidas a terceiros ou a anunciantes;

(6) As relaçoes das agências associadas a Abap com seus clientes e veículos devem observar as leis e as normas que regulamentam a atividade publicitária no Brasil.
Desde o início da crise que vem abalando o país, as agências, através da Abap, sempre se manifestaram publicamente a favor das investigaçoes que tragam a verdade, levando a puniçao exemplar dos culpados e evitando generalizaçoes.

Para o sucesso das investigaçoes, a Abap ofereceu ajuda ao TCU e coloca as CPIs a sua irrestrita colaboraçao para quaisquer esclarecimentos que permitam a total transparência dos negócios da publicidade".

pergunta-se então: o bv deste comunicado, vai pra quem ?
e, se transparência na publicidade existe ? porque tanto fumês nas fachadas das agências ?

Um comentário:

  1. Trabalhar em agência de publicidade é interessante. Se vc é da criação, volta e meia é obrigado a pensar em um título criativo e inteligente para um email justificando um emprensado, um cartaz pedindo para não deixar a água do bebedouro da copa, transbordar.
    agência deve mesmo ser criativa. mas sempre me perguntei porque a parte financeira das agências, porque a remuneração do trabalho de uma agência é tão, por assim dizer, óbvia, ou confusa.
    taxa de Criação, bonificação sbr volume, fee, comissão sbre produção, comissão spbre veiculação, comissao sb fotografo, sobre tradutor, sobre ilustrador...
    Dinheiro não é o meu forte, talvez por isso tenha ido parar lá na criação , bolando frases de efeito, efeito nas imagens...
    Mas que é estranho...toda vez q se fala de agências e modelo de remuneração...sempre há um comunicado falando em "agências garantem independência editorial", agências garantem qualidade da informação...pq sem agencia nao tem tv, nem jornal. Assim como o ovo ou a galinha.
    Meu Deus quanta falta de criatividade. Desse jeito realmente é bom começar a repensar como se deve pagar agências.
    E ainda reclamam do Millôr?

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