sábado, julho 02, 2005

as coisas como elas são ou assim é se lhe parece

você diz que sua empresa não é agência.
que o seu foco é marketing.
que o que você vende, é planejamento.
e que, por isso mesmo, nenhuma agência faz o que você faz.

mas você faz tudo o que as outras agências fazem. mas faz pior. e só.
é o que sobra e não se sustenta como diferencial de venda. mesmo os mais incautos descobrem que você não é do ramo. só não sabem qual. qual?

seu trade, é departamento de pessoa só. ou pessoa e meia, já que você faz parte da conta, dividindo-a e não multiplicando com um estagiário, que não sabe o que é marketing, comunicação, e até mesmo trade – tem camelô que entende disto muito mais . e o que é pior: não entende bulhufas de propaganda.

mas é ele que aprova e conduz projetos de propaganda, de forma tão frágil quanto o vidro que tem nas mãos. e esta é a sua embalagem de trade mais vistosa.

diz você que tem infomarketing, planejamento e idéia. mas não se vê onde. onde ? nem no site, site?

seu planejamento não planeja. incapaz de diferir ou assuntar o que seja uma variável direta ou indireta. a vergonha de ter atendimento tão ruim – não há loura gostosa nem feiosa inteligente – leva a uma vergonha ainda maior: planejadores fake. indigentes que usurpam a terminologia de planejamento para mimetizar sua condição de assistentes mancas.

mas são eles que conduzem, sabe-se lá com que parâmetros, os projetos de criação. de sites, por exemplo. sem dominar sequer o bê-a-bá do básico. contudo, temos de reconhecer: como conseguem dizer tanta besteira onde não cabe mais nenhuma.


e fazer então? o que fazer ? seguem exemplo tôsco do líder: não tem história nem a construirão. apenas ponto decimais, virgulas ou números, sacados na base do gosto ou não gosto e acho e não acho e nunca a grande idéia ou construção factível. alias, idéia pra que não? idéia não gera cash flow. tá explicado porque não consegue ser agência nem de uma coisa nem de outra. aliás, nada que pressuponha idéias de criação ou criação de idéias.

mas diz você que tem idéia, como? se você não tem a menor idéia, prática ou teórica, do que seja uma agência de comunicação de marketing de marcas ou no popular, uma agência de propaganda. e não só porque nunca trabalhou numa.

sua idéia de eficiência vive na solitária das planículas de excel, que nem isto domina com a excelência que julga-se onipresente, onipotente mas que não passa de eunuco.

clama pelo fluxo de caixa que é cada vez menor justamente porque não preza pela qualidade das idéias. apenas pela precisão enganosa de números. a matemática financeira dos que fazem sucesso é também criativa e nunca conspirativa ou intrujona.

seu sotaque é boring, dizem seus clientes. deles não tem o respeito, nem bobo da corte é. e subserviente tem o troco do desprezo e piada , inclusive dos seus funcionários para além da desconfiança dos fornecedores que lhe vêem com olheiras de soslaio.

mas quer-se líder. como líderar se os liderandos não lhe levam a sério, mr. powerpoint ?

mas como todo incompetente faz quando a mando, movimenta-se pelas costas. é sorrateiro e melífluo. repete-se a cada semestre e já faz tempo que não consegue mais nem sombra ser do que pretendeu mandatar-se ser.

este é o seu concept. “ a sua piscina está cheia de ratos. as suas idéias não correspondem aos fatos. e qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência num mercado de infelizes coincidências por toda parte.

e a saga continua. tal e qual guerra nas estrêlas. também tamos começando pelo fim. deles.

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