sábado, abril 09, 2005

por onde andará andré calazans?

O André ainda não ganhou leões. Mas já matou milhares deles.Cannes é um dos grandes sonhos de qualquer criativo (o segundo é acompanhar uma sessão de fotografia com a DanielaCicarelli). Um leão no currículo talvez valha mais do que qualquer curso de propaganda. Até porque nenhuma universidade ensina mesmo como se tornar um grande criativo, muito menos como ganhar prêmios em festivais. Mas a verdade é que muitos bons profissionais de criação ainda não tiveram, ou nunca vão ter, a chance de fazer seu trabalho render um leão. Simplesmente porque Cannes, assim como os outros grandes prêmios, não é reservado para grandes idéias apenas, e sim para grandes idéias produzidas de forma impecável, e inscritas por agências com fogo na bala suficiente pra bancar as altas taxas de inscrição.O André é um desses profissionais, que apesar de ainda não ter um leão no currículo, já detonou muitos e muitos leões no trabalho. Na maioria das vezes quase desarmado: sem verba, sem dupla, sem fotógrafo e, é claro, sem prazo (condição primeira para o job se tornar uma fera). Como você está percebendo, o André é um diretor de arte que também escreve quando é preciso (não apenas por necessidade, mas por talento mesmo). O que já é de se esperar: ele vem do Nordeste, mais precisamente de João Pessoa, na Paraíba. Um mercado que você talvez nem saiba que exista. Lá é comum o criativo ter que se desdobrar em dois, três ou quatro. Tipo assim: tocar sanfona, pandeiro, chupar cana e assoviar ao mesmo tempo. Mas isso não é difícil. O difícil é, apesar de tudo, conseguir fazer propaganda de alto nível criativo. E isso o André conseguiu. Em 2001 ele fundou a Zag: uma agência que mudou os padrões de qualidade do seu mercado, provando que é possível fazer propaganda criativa em qualquer parte do mundo, inclusive na Paraíba.Dê uma olhada no portfolio desse Paraibano. Você não vai encontrar nenhum anúncio de grandes marcas, muito menos superproduções. Mas é exatamente aí que reside a força do André. Pense bem, se ele conseguiu fazer tanta coisa boa com clientes minúsculos, verbas ainda menores, num mercado como o de João Pessoa, imagine o que ele pode fazer na sua agência.Com certeza ele vai ajudar você a matar muitos leões, e a ganhar vários também. Até porque quem é acostumado a matar 4 leões por dia com unhas e dentes certamente fará melhor em uma grande agência, mesmo com apenas um canivete em mãos.Se você não estiver contratando no momento, tudo bem. Coloque o André em sua short list. Peça um portfolio impresso completo e guarde com você para quando precisar. Cedo ou tarde você vai querer um cara como o André na sua equipe. E caras como o André não costumam vir de Cannes, e sim daqueles lugares menos esperados: como João Pessoa, por exemplo. André Calazans

Nenhum comentário:

Postar um comentário