por quê ? porque numa terra onde se faz concursos até para papel higiênico, duas concorrências, no mínimo, diga-se de passagem, banheiro feminino e banheiro masculino, para cada andar, a cada mês, se houver mais banheiros, mais concursos, os depoimentos de sócios e presidentes sob sigilo(sic) na edição de 25 de abril do M&M(meio&mensagem)devem soar ainda mais enxovalhadores do que para nós que não chegamos a tal paroxísmo. apesar dos números sombrios de crescimento das concorrências puxa-puxa que vão arrombar de vez com a camada de ozônio das dita cujas agências.
" Em metade das concorrências em que participei, tive a impressão posterior de que só estava alí para corroborar a escolha de uma agências que já tinha sido feita desde o início "
" Depois que as apresentações já foram feitas, e é hora de negociar a remuneração, muitos anunciantes dizem: "vamos esquecer o cenp, né ". " - cenp pá, é mais uma sigla pseudo reguladora da ética nos negócios.
" Noutro dia uma executiva de marketing bateu aqui dizendo que nós havíamos sido pré-selecionados, ao lado de mais duas agências,para uma concorrência. Detalhe: a verba era de R$100 mil".
" Muitos executivos, quando assumem a diretoria de marketing, tomam como providência a troca da agência, pois acham que essa é a melhor forma de marcar a sua gestão. Aí abrem uma concorrência para justificar a mudança e forçam a redução dos preços para agradar a presidência "
" Muitas vezes o mais irritante é que o prospect oferece um prazo absurdamente pequeno para a apresentação e depois enrola meses para dar uma resposta,isso quando não ficamos sabendo o resultado em uma nota da imprensa. "
" Quando um anunciante chama 10 ou 12 agências para uma concorrência, é sinal de que ele não tem a menor idéia do que realmente quer( eu discordo, ele $abe). Ao fim do processo, ele conseguiu dúzia de propostas de campanha de graça e entrega conta para a empresa que cobrou mais barato ".
agora, em homenagem aos 40 anos rede globo, o macaco quer saber: uai ? se é assim porque todo mundo participa pianinho,pianinho( com o rabiosque entre as pernas ) pelas mesmas razões dos depoimentos sigilosos(sic) ? ah! tá bom, o macaco tá certo. e, quanto a 100 mil de verba, tem muita agencia - e grande - que até renuncia a remuneração para ficar com a conta. deixem-se pois de merdas.
pelo menos em portugal vasco, algumas empresas intentaram o fee rejection nos fins dos anos 90. depois de muitas gritas via briefing e meios&publicidade. engraçado é que quando uma ou duas empresas fizeram isto, não conheço muito mais, não houve o alarde que esperava-se. há quem diga que os valores eram tão baixos, que nem dava para pagar o k-line. mas pá, se levarmos em consideraração que tanta gente até paga pra participar das concorrências, e não estou falando dos custos operacionais da corrência in-door, até era lucro. a grande verdade é que as agências não tem a força que julgam ter quando alardeiam suas conquistas. nosso negócio não passa de um tigre de papel. aliás, em matérial a ser publicado hoje, o decano eloy simões, expôe vísceras.
ResponderExcluir