o blog que dá crise renal em quem não tem crise de consciência. comunicação, marketing, publicidade, jornalismo, política. crítica de cultura e idéias. assuntos quentes tratados sem assopro. bem vindo, mas cuidado para não se queimar. em último caso, bom humor é sempre melhor do que pomada de cacau.
quinta-feira, outubro 31, 2013
domingo, outubro 13, 2013
o que você vai ser quando crescer?
"Aprendi mais sobre os pais do que sobre as crianças.
Elas são basicamente iguais. Só querem brincar."
(Gabriele Galimberti)
Elas são basicamente iguais. Só querem brincar."
(Gabriele Galimberti)
Gabriele Galimberti é um fotógrafo italiano que no decorrer de 18 meses percorreu 58 países visitando crianças com idade média de seis anos para registrar a forma como interagem com seus brinquedos e constroem seu próprio universo lúdico.
Seu projeto demonstra que o ato de brincar reflete o ambiente em que a criança vive, sendo possível encontrar similaridades independentemente de cenário político e cultural ou condição socioeconômica. Assim, a pequena Chiwa, do Malawi (país na África Oriental) e o garoto Orly, do Texas, adoram dinossauros pela proteção que lhes oferecem. Para a menina, contra animais perigosos; para o garoto, contra fantasmas e o povo mexicano que pode sequestrá-lo. Detalhe: sua mãe é mexicana e o país está a apenas três quilômetros de sua casa.
A influência familiar é uma constante. A italiana Alessia ajuda seu avô na fazenda e gosta de brincar com os animais. Assim, seus brinquedos prediletos são ferramentas como pás e enxadas. Já o garoto Enea, que vive no Colorado, gosta de imitar o tio músico. Por isso, seu divertimento são os pequenos instrumentos musicais com os quais tenta tocar as músicas-tema de “Batman” e “Homem-Aranha”.
Como não poderia deixar de ser, brinquedos também espelham sonhos e a visão de futuro de muitos jovens. Noel, do Texas, está convicto de que será um piloto. Tem aviões de todos os tamanhos e joga em simuladores de voos. O ucraniano Pavel quer ser policial e vive cercado por armas de brinquedo. E Naya, da Nicarágua (foto ao lado), reúne seus singelos utensílios de cozinha para, com lama e grama do jardim, criar bolos para sua irmã mais velha. Ela diz que gerenciará um restaurante no futuro com a certeza de que os turistas irão adorar!
Outro aspecto interessante observado por Gabriele, que procurava sempre interagir brincando com as crianças e seus brinquedos antes de retratá-las, é que os jovens com melhores condições financeiras eram, em sua maioria, mais possessivos do que os mais pobres, que dispunham de apenas um ou dois brinquedos e, mesmo assim, sentiam-se confortáveis em compartilhar.
Uma das conclusões mais marcantes do estudo é de que os brinquedos revelam as expectativas, anseios e ambições dos pais, como se pudessem projetar em seus filhos suas carências pessoais.
Os tempos atuais são fortemente caracterizados pela presença da televisão e dos equipamentos eletrônicos. Desde a mais tenra idade, as crianças são impactadas por desenhos e agora, cada vez mais precocemente, por tablets e games.
É verdade que os desenhos estão mais educativos. Dia destes pude rever um episódio emblemático do marinheiro Popeye. Nele, Olívia Palito é diretora de uma empresa e decide demitir sumariamente o próprio Popeye por não atender a uma meta por ela estabelecida, fazendo-o de forma tão humilhante que hoje seria fatalmente definida como assédio moral. Pior, ela decide contratar Brutus, que instantes depois, simplesmente a está agredindo fisicamente!
O problema não são os desenhos, mas sim os intervalos comerciais. As campanhas de marketing, em especial nos canais ou horários com programação infantil, são impressionantes, gerando um desejo de consumo desenfreado.
Cabe aos pais, dentro deste contexto, auxiliar seus filhos na escolha de seus brinquedos, de modo a lhes proporcionar desenvolvimento pessoal, cognitivo, motor e social. E, acima de tudo, a grande alegria de brincar.
PS1: Veja abaixo as fotos das crianças mencionadas neste texto.
PS2: Toda minha gratidão ao amigo Eduardo Luiz Lopes Veras, que me apresentou o projeto Toy Stories, de Gabriele Galimberti. Acesse todas as fotos do ensaio em:
http://www.gabrielegalimberti.com/projects/toys-2/.
( as crianças e seus brinquedos do tom coelho(www.tomcoelho.com.br)
Orly-Texas |
Alessia-Toscana |
Enea-Colorado |
Noel-Texas |
Pavel-Kiev |
Naya-Nicarágua |
segunda-feira, outubro 07, 2013
para quem está com falta de insights para os jobs do dia das crianças
"Não quero fiscalizar trabalho infantil (em matadouros)
porque não aguento”.
F |
Nós estamos trabalhando com o promotor do município de João Câmara, o procurador do trabalho, o juiz da Comarca, a prefeitura e a Funai, já que descobrimos que os trabalhadores são descendentes de índios Potiguar, os quais acreditávamos que estivessem dizimados. Estamos verificando quais programas do Ministério do Trabalho e dos governos federal e estadual podem ajudar essas famílias a mudarem de situação. A única diversão desse povo é juntar um dinheiro para ir à Romaria, em Juazeiro do Norte, ver o padre Cícero.
IHU On-Line - Quem são esses atravessadores que entregam as castanhas às famílias?
Marinalva Cardoso Dantas – Os atravessadores são pessoas que vendem as castanhas para algumas empresas do ramo turístico da região. Em todas as bancas de artesanato se vendem as castanhas de João Câmara, ou em qualquer estado do Nordeste.
IHU On-Line - Quais são as propriedades do óleo líquido da castanha de caju - LCC, que faz com que as digitais das crianças desapareçam?
Marinalva Cardoso Dantas – O LCC é um combustível muito procurado em alguns países da África. Ele é tão forte, que é utilizado para assar a castanha de caju. Na indústria se utiliza a casca da castanha como combustível para incinerar a castanha.
IHU On-Line - Como tem ocorrido a fiscalização desse trabalho ao longo dessa década? O Ministério do Trabalho conseguiu alterar a situação de trabalho infantil?
Marinalva Cardoso Dantas – Nossa principal interferência foi ter conseguido inserir as crianças em escolas, porque muitas não estudavam. De modo geral, as famílias acham que elas não aprenderão nada e é melhor trabalhar do que estudar. Nem sempre essas famílias conseguem obter uma renda de um salário mínimo e muitas vezes elas ficam devendo dinheiro aos atravessadores, quando encontram castanhas ruins, porque os atravessadores só compram as castanhas boas.
Realizamos um trabalho de conscientização dos pais, no sentido de mostrar que é importante as crianças frequentarem a escola. Apesar disso, ficamos tristes, porque as crianças estão indo à escola, mas não estão aprendendo. Na fiscalização que realizamos no mês passado, encontramos adolescentes de 13 a 15 anos que desistiram da escola sem ter aprendido a ler. Eles também desistem porque as escolas que existem na comunidade só oferecem ensino até a quinta série, de modo que, para continuarem estudando, precisam ir para a cidade, e a família resiste ao fato de eles terem de sair da comunidade para estudar. Como se trata de uma interferência familiar, e a família tem o poder familiar, o Ministério do Trabalho não pode intervir. Temos dificuldade de entregar para os pais um termo de afastamento do trabalho, porque as crianças trabalham no local onde moram. Se os pais dizem que elas podem trabalhar, quem vai dizer o contrário? Estamos preparando um termo de afastamento de todas as crianças que trabalham, o qual será entregue ao promotor público, que decidirá como afastar essas crianças dessa situação.
IHU On-Line - Em que consiste seu relatório acerca do trabalho infantil entregue ao Conselho Tutelar da cidade?
Marinalva Cardoso Dantas – Aponto a resistência das famílias em aceitar que as crianças saiam de casa para estudar, porque elas precisam de mão de obra para garantir o sustento da família. Inclusive, uma criança é destinada a ser babá dos menores, ou seja, tem a questão do trabalho doméstico inserido nessa atividade. Se a criança estivesse dando um auxílio aos pais para cuidar dos irmãos, seria uma coisa, mas ela deixa de ir à escola para cozinhar, cuidar da casa e dos irmãos mais novos. Então, elas fazem tudo o que uma doméstica faz, mas para as famílias.
IHU On-Line - Que outras atividades envolvem o trabalho infantil no Rio Grande do Norte?
Marinalva Cardoso Dantas – As atividades em matadouros são uma das coisas mais terríveis da região, porque as crianças ficam extremamente doentes por conta da atividade.
IHU On-Line - Que outras atividades envolvem trabalho infantil no Rio Grande do Norte?
Marinalva Cardoso Dantas – As atividades em matadouros são uma das coisas mais terríveis da região, porque as crianças ficam extremamente doentes por conta dessa atividade. De acordo com o relatório do Conselho Tutelar, quando o boi se solta, ou quando dá “coices”, atinge as crianças. Já foram registrados muitos casos de crianças que ficaram desacordadas depois de serem atingidas pelo animal, casos de crianças que assistiram mortes, pessoas matando outras dentro do matadouro. Esse é um ambiente tão violento, que poucas pessoas conseguem chegar perto. Alguns colegas meus dizem: “Não quero fiscalizar matadouros porque não aguento”. Da mesma forma, a polícia e os jornalistas não gostam de ver esses casos. Trata-se de um ambiente muito violento, com cheiro de fezes, de sangue. Não é um lugar fácil de esquecer, ainda mais quando você vê que crianças tão pequenininhas estão lá, com os pés enfiados em fezes, em sangue. É horrível, o pior cenário que eu já vi relacionado ao trabalho infantil.
IHU On-Line - Como solucionar essa situação de trabalho infantil no país, seja na plantação de cana-de-açúcar, quebra de castanha de caju, trabalho doméstico, etc?
Marinalva Cardoso Dantas – Hoje é difícil encontrar crianças e adolescentes trabalhando em lavouras de cana-de-açúcar, porque quando o Brasil resolveu combater o trabalho infantil, em 1992, essa foi uma das primeiras atividades a serem combatidas. Em uma fazenda, encontrávamos 20, 30 crianças cortando cana, cheias de fuligem da cabeça aos pés. São crianças que gastaram a saúde ajudando os pais para ganhar um salário mínimo.
Conforme o Estado foi combatendo o trabalho infantil nas lavouras de cana-de-açúcar, começou a haver uma espécie de incentivo dos canavieiros para manter as crianças no trabalho. Houve casos em que fizeram sorteios de motos para aquele que fosse o melhor cortador de cana. Então, o que aconteceu? Quando esses meninos cresceram, foram para o corte como adultos, mas já com a saúde muito abalada, e muitos começaram a morrer de exaustão, porque não aguentavam o trabalho.
Outra atividade recorrente no Rio Grande do Norte era a pesca da lagosta. Muitos meninos morriam mergulhando com uma mangueira e compressor para respirar apenas pela boca, tentando pegar lagostas. Eles mergulhavam 30, 40 metros de profundidade. Muitos ficaram paraplégicos. Também há crianças trabalhando na Feira Livre do Nordeste, que é associada ao matadouro. Crianças que trabalham no matadouro, no dia seguinte estão na Feira Livre, local para onde vai a carne que elas ajudaram a tratar. Nesta feira, elas trabalham como “carretos”, carregando carrinho de mão, vendendo ou cortando a carne.
IHU On-Line - O Brasil se comprometeu a erradicar as piores formas de trabalho infantil até 2015. Como vê a postura do Estado brasileiro nesse sentido?
Marinalva Cardoso Dantas – Já faz 20 anos que nós estamos combatendo o trabalho infantil, daqui a um ano e meio não será possível cumprir essa meta de erradicar o trabalho infantil no Brasil, porque se em 20 anos ainda não conseguimos, como em um ano e meio vamos conseguir? Em 1992, existiam aproximadamente nove milhões de crianças trabalhando e, em pouquíssimo tempo, esse número foi reduzido pela metade, ou seja, retiramos cinco milhões de crianças do trabalho. Depois dessa conquista, a situação foi ficando mais difícil e o número de crianças envolvidas com o trabalho infantil foi sendo reduzido cada vez mais lentamente.
O combate à pobreza não está se mostrando eficiente no sentido de combater o trabalho infantil, porque não há uma punição para os pais que, apesar de ganharem uma ajuda do governo para não colocarem seus filhos no trabalho, continuam permitindo que as crianças trabalhem, e nada acontece. Como eles vão deixar de explorar seus filhos se continuam recebendo bolsas, incentivos financeiros?
IHU On-Line - Essa estagnação que você aponta é muito por conta das situações das famílias?
Marinalva Cardoso Dantas – As famílias continuam colocando seus filhos para trabalhar, apesar de já ter sido demonstrado que apenas um terço das famílias pobres coloca seus filhos para trabalhar. Então, a pobreza não é um fator determinante, porque se dois terços deixaram de explorar seus filhos, então a pobreza por si só não é motivo suficiente para as crianças trabalharem. As pessoas dizem que se trata de uma questão cultural, como se estivessem dizendo: “deixa pra lá que não tem jeito”. Mas a OIT é clara nesse sentido ao dizer que nenhum país pode alegar questão cultural, religiosa, situação econômica ou política para continuar explorando o trabalho infantil.
(trechos da entrevista - fotos da macaibaindependente.com.br - com Marinalva Cardoso Dantas, graduada em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Atualmente é auditora fiscal do trabalho e coordenadora do Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho da Criança e de Proteção ao Adolescente Trabalhador).
quinta-feira, outubro 03, 2013
quem não desenha, desdenha
não acredito em diretores de arte que não saibam desenhar(até hoje não contrato). e quando digo desenhar não necessariamente tem de ser obras primas, como eram, por exemplo, os "story " de kurosawa. sempre disse isso. num tempo de manipulação -e não só de imagens - isso pode soar ultrapassado. como ultrapassado é manipular imagens. mas o ultra-passado, ainda que em garatujos como estes, está ai mesmo: eternizado. quem o fará manipulando?